Descubra como ampliar as suas vendas por indicação

Descubra como ampliar as suas vendas por indicação

As vendas por indicação sempre funcionaram muito bem no mercado. Hoje em dia, com a crescente participação dos usuários nas redes sociais, sobretudo, não há timidez por parte das pessoas em contar suas experiências com as empresas em geral.

É natural que os clientes satisfeitos com seus produtos e/ou serviços e que trazem uma boa experiência de consumo recomendem a sua empresa para os conhecidos e familiares. Trata-se de uma estratégia bem econômica para seu negócio e que pode impulsionar muito as suas vendas.

Como aproveitar, então, esse método? O que você pode fazer para ampliar suas vendas por indicação? Fique por aqui e veja nossas 3 dicas a seguir!

O que são vendas por indicação?

É simples: o método consiste em aproveitar seus clientes atuais para obter recomendações para novos clientes em potencial. Ou seja, é quando alguém em sua rede de contatos sugere ou apresenta sua empresa a um parente ou amigo, abrindo o caminho para uma nova venda para a pessoa que vai conhecer seu produto ou serviço.

Isso pode acontecer espontaneamente durante uma conversa orgânica ou como resultado de esforços conscientes de marketing de indicação.

Como e por que esse método funciona?

As vendas por indicação dão muito certo, em geral, porque ajudam a preencher a lacuna de confiança entre sua empresa e o prospect indicado. Sem a indicação, seu negócio será um provável desconhecido no mercado para aquele comprador em potencial.

O benefício de uma indicação é que ela alavanca a boa vontade entre o cliente que foi aconselhado a conhecer seu negócio e a pessoa que o indicou. Um prospect indicado já tem mais confiança em você, sua empresa ou seu produto. Assim, ele vai chegar até seu negócio sem que você tenha que gastar com a aquisição daquele cliente; e vai passar pelo processo de compra provavelmente a uma velocidade mais rápida do que as oportunidades frias.

Como aprimorar as vendas por indicação na ótica?

Se você está tentando aumentar as vendas e melhorar seus resultados, apostar nas referências e indicações por parte de sua carteira de clientes atual será uma excelente proposta. O sucesso dessa estratégia depende, é claro, das ações que vai adotar. Veja 3 ideias que serão ótimas para receber mais indicações quentes!

Estruture um programa de vendas com regras claras

Se você consegue sustentar um ritmo de vendas positivo, significa que tem um bom produto, com alto potencial de indicação. Mas ter mercadorias de qualidade não garante a adesão de novos clientes.

Por isso, vale a pena elaborar um bom programa de vendas, com regras transparentes e descomplicadas. Você terá uma experiência ainda melhor se investir em um sistema de gestão exclusivo para a ótica, tendo acesso a relatórios em tempo real e melhoria contínua de seus processos e controles.

Trabalhe com esquema de recompensas

Se você quer mais visibilidade para sua empresa a partir da recomendação de seus clientes, pode ser muito interessante oferecer algo em troca. Nesse cenário, que tal montar um sistema de recompensas?

Podem ser: cupons de desconto, pontos em um programa de troca de produtos e upgrade em outros planos. Como ponto de atenção, é bom tomar cuidado com a escolha de itens muito caros na ótica. Isso pode mudar o perfil de seus clientes e, dessa forma, também a ideia central do programa. Com uma boa preparação, você consegue elaborar algo atrativo, mas que caiba no orçamento da empresa e que vai evitar desgastes financeiros desnecessários.

Invista em marketing digital e parcerias com influenciadores

Aproveitar o potencial de exposição nas redes sociais e na mídia on-line é um caminho incrível para estar na “boca do povo”. Organize parcerias entre sua marca e influenciadores confiáveis, a fim de levar mais longe seus produtos e promoções.

É importante escolher canais digitais que tenham o perfil do seu negócio. Os consumidores que chegam através desses meios on-line tendem a indicar clientes com perfis semelhantes.

Vale lembrar da necessidade de desenvolver conteúdo ajustado para o formato mobile, já que é crescente o número de usuários que usam dispositivos móveis. Associe a marca de sua ótica ao que você espera para a sua base de clientes potenciais.

Agora você já sabe como e por que as vendas por indicação funcionam. Quanto mais pessoas você alcançar com a adoção de nossas dicas, mais indicações você potencialmente vai receber. Poderá ampliar seus resultados, a partir de um investimento muito baixo, atribuindo mais competitividade à sua ótica.

E então, gostou do texto? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a espalhar ainda mais essas ideias!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 36