Quantas vendas você já perdeu essa semana?
Você já mediu quantas vendas você não fechou essa semana? Quantas pessoas entraram em sua ótica para fazer um orçamento e não fecharam negócio com você? Conseguir entender e analisar quantas vendas você conquistou e deixou de conquistar, é muito importante para poder medir a eficiência e o sucesso de suas negociações.
Fique atento nesse assunto, pois iremos ajudá-lo a entender melhor como medir e converter o jogo em suas negociações, para maximizar o desempenho e sucesso de sua ótica!
Como no enunciado, estudar compreender e analisar quantas vendas você conquistou e deixou de conquistar, é muito importante para poder medir a eficiência e sucesso de suas negociações. Se você não consegue medir e analisar esses dois fatores, você pode estar deixando de se atentar a pontos que podem estar colocando em risco o sucesso e eficiência de sua ótica, e que poderiam ser melhorados ou eliminados em seu atendimento para aumentar a sua lucratividade.
Para conseguir medir quantas vendas você conquistou, é simples, basta ter o seu relatório de venda. Nele você tem a quantidade de vendas efetuadas e os valores, porém, você não consegue verificar como por exemplo, quantas pessoas estavam juntas na hora de uma de suas vendas. Imagine, por exemplo, que você esteja com 4 pessoas (pai, mãe, filho e filha) em sua loja e apenas uma está efetuando a compra, isso significa que somente 25% do esforço de seus vendedores está sendo convertido em vendas.
Agora imagine que essas outras três pessoas que estavam em sua loja, até precisariam de algum serviço ou produto que você oferece, mas acabaram não se interessando. Você saberia contabilizar e analisar os motivos de não ter efetuado essas vendas?
Essas informações darão a você uma visão mais clara de quanto realmente você está deixando de ganhar e o porquê.
Contudo, atente-se a sua conversão de vendas e na quantidade de pessoas que estão entrando em sua ótica, se estão comprando, se estão apenas olhando ou fazendo um orçamento, e se possível busque saber até o porquê da não compra, pode ser que seu público alvo definido não esteja batendo com as pessoas que mais entram em sua loja, pode ser o atendimento oferecido, pode ser os valores de seus produtos, entre tantos outros fatores que podem estar causando esses resultados.