Como um sistema para ótica pode fidelizar seus clientes
Estamos nós mais uma vez falando em fidelização de clientes. Nesse ponto você já deve ter entendido a importância de um cliente fiel para o sucesso financeiro da sua ótica. Agora, você deve estar avaliando as melhores ferramentas e o custo de cada uma para que o trabalho comece a ser feito de forma efetiva.
No software de gestão oferecido pela Optidados (e vem novidades por ai), é possível fazer o cadastro do cliente, coletando as informações básicas – como nome, sobrenome, sexo, endereço, idade e telefone – para que você tenha a possibilidade de contato mínimo com o cliente numa próxima oportunidade e também coletar as informações mais particulares, para o caso de se querer fazer um pós venda e marketing direcionado eficientes.
Nesse caso é possível inserir informações como e-mail e celular, que são as chaves para entrar em contato com o cliente através de correio eletrônico e mensagens nos celulares, assim como problema visual, profissão, como conheceu a ótica, hobby, situação no SPC, limite de crédito, de qual grupo de mala direta o cliente participará, programa de pontos (cartão fidelidade), dados profissionais (como a empresa onde trabalha, desde quando, salário atual, etc), se houver titular, os dados do titular (com a mesma qualidade de cadastro do comprador) e também pessoas conhecidas.
Ainda é possível lançar dados das prescrições sempre mantendo o histórico, justamente para se manter um histórico da saúde visual do cliente, lançar o médico de cada prescrição, data da prescrição, vencimento da receita, DNP, entre outros. Pode armazenar fotos das receitas, fotos das armações que vão para manutenção, as vendas de lente de contato, a durabilidade delas e no último bloco de informações, ele ainda guarda e filtra os produtos comprados, valores de vendas individuais e ticket médio das vendas e as formas de pagamento, número da ordem de serviço e se está associada a uma ordem de serviço de talão (manual) além da data da compra, claro.
Se a preocupação for a agilidade na hora da venda, não se preocupe, pois existe a possibilidade do preenchimento das informações serem obrigatórios ou não. Na verdade, você preenche o que for interessante para você.
A partir das informações escolhidas preenchidas, você tem a possibilidade de filtrar o que quer ver por relatórios ou então usar a ferramenta de disparo de malas diretas personalizadas ou ainda fazer o filtro das informações necessárias e exportar os números de celular e e-mails para criar listas de transmissão ou mesmo pegar os endereços de e-mails para enviar as malas diretas pelo provedor.
A manutenção do contato com o cliente por diversos motivos, seja por avisar o vencimento da receita, vencimento das lentes de contato, lançamento de novas coleções, promoções, felicitando o aniversário, enviando felicitações de dia das mães, pais, natal, ano novo, por exemplo, além do tradicional “oferecer produtos” significa muito para o cliente, porque demonstra cuidado e as devidas valorização e importância que ele tem para a sua ótica.
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