Tudo que sua ótica precisa saber sobre a Nf-e 4.0

Tudo que sua ótica precisa saber sobre a Nf-e 4.0

À partir do dia 02/08/2018 a tão utilizada Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) sofrerá algumas mudanças e entrará em vigor com sua versão 4.0. Se você quer entender melhor sobre essa nova versão e qual o impacto dela dentro da sua ótica ou de seu sistema de gestão, esse conteúdo irá te ajudar.

A nova versão traz alterações para documentar todos os bens e mercadorias no Brasil. A maioria dessas mudanças são técnicas e feitas automaticamente por quem utiliza um sistema de gestão e emissor atualizado e confiável.

Se sua ótica não estiver atualizada para emissão da NF-e 4.0 não poderá emitir os documentos fiscais, e com isso, não será possível que a Receita Federal e a Secretária da Fazenda ou prefeitura validem seus dados. Isso pode significar que você está omitindo ganhos, o que é considerado uma grave infração e pode ocasionar multas.

Quais mudanças vão ocorrer na Nota Fiscal Eletrônica?

Dentre as principais mudanças, está a adoção do protocolo de criptografia TLS 1.2 ou superior. Com a mudança, o protocolo SSL não será mais o padrão na comunicação, o que representa maior segurança para as empresas. Essas alterações de protocolo também vão alterar a comunicação entre os servidores, tanto do sistema emissor da nota quanto das Secretarias da Fazenda.

Há também mudanças no layout, com a inserção de campos que identificam o valor relativo ao percentual de vários impostos e também do FCP “Fundo de Combate à Pobreza”, que possibilita o recebimento de recursos provenientes da circulação de mercadorias e serviços.

Outras importantes mudanças são as de, com a versão 4.0, ser obrigatório informar corretamente qual a forma de pagamento (boleto, cheque ou cartão de crédito/débito, sendo que antes bastava informar se era à vista ou à prazo.

Qual o impacto disso?

De acordo com a Serasa Experian, as alterações com a NF-e 4.0 terão impacto para os profissionais de contabilidade, sobretudo no que se refere à validação de atendimento, informações sobre transporte e frete e formas de pagamento.

Há também o Indicador de Escala Relevante, outra novidade, mostrando quais bens e mercadorias não podem se submeter ao Regime de Substituição Tributária.

Todas essas alterações vigoram desde o ano passado, mas ainda não eram obrigatórias.

Como implantar a NF-e versão 4.0 em minha ótica para não ter problemas fiscais?

Como já citado, é imprescindível que sua ótica possua um sistema que se mantenha sempre atualizado com a novas obrigações fiscais e que seja totalmente confiável.

O Optisoul é o sistema de gestão específico para gestão e crescimento em sua ótica, além de estar homologado em todos os estados no Brasil, já está atualizado para emissão da NF-e versão 4.0.

Se quiser conhecer melhor nossa solução CLIQUE AQUI ou se preferir entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para que possamos lhe ajudar da melhor maneira possível.

Fonte do conteúdo sobre a NF-e 4.0: FENACON

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

Postagens: 17