Esse conteúdo é específico para todas as óticas que buscam aperfeiçoar a comunicação realizada com seus clientes. Se você busca estar um passo à frente de seus concorrentes, recomendo que leia esse material até o fim.

Por que melhorar a comunicação da sua ótica?

Atualmente, no Brasil, possuímos cerca de 23 mil óticas. Esse número representa um grande mercado atuando no dia-a-dia para conquistar os mesmos clientes que você.

Com isso, se você acredita que somente por estar ali, presente, com sua ótica aberta, vai conseguir ótimos resultados em vendas e fidelização de clientes, está grandemente enganado.

A todo momento somos “bombardeados” de informações, notícias e anúncios em todo local que estamos e por muitos meios (televisão, rádio, carro de som, flyers e principalmente pela internet).

Sabendo disso, é preciso que sua ótica busque estar presente dentro da mente do consumidor, para que não acabe esquecida ou sendo trocada por um concorrente que invista na comunicação e consiga de alguma forma ser influente no momento de decisão de compra do cliente.

Eu sei que você deve estar pensando “Ok Leonardo, mas como eu posso melhorar a comunicação para conseguir ser presente e sempre lembrado pelo meu cliente?”. Bom, vou citar para você 3 dicas (de muitas que existem) que melhorarão a comunicação da sua loja. Vamos lá!

Definição do seu público-alvo

Não existe uma fórmula para o sucesso. Mas há uma forma infalível para o fracasso: tentar agradar a todos.” – Herbert Bayard Swope

Como citado na frase acima, em hipótese alguma você pode traçar objetivos de comunicação buscando agradar todo mundo.

Dentro de seu planejamento estratégico, o primeiro passo a ser definido é:

  • Qual é o meu público-alvo? Quem é ou será o meu “cliente ideal”?

É a partir disso que você irá ter um norte para realizar toda a comunicação da sua loja, começando pelo nome, layout, vitrines, marcas, modelos de produtos comercializados. Passando também por quais canais trabalhar a divulgação e por fim como será a abordagem de sua equipe de vendas.

Se essa etapa é pulada, sua ótica corre grandes riscos de não possuir uma identidade própria e com isso não ser atrativa para nenhum público.

Para te ajudar a iniciar essa análise de público do seu negócio, separei alguns questionamentos que deve responder para traçar melhor qual o alvo da sua ótica:

  • Idade
  • Sexo
  • Classe social (A, B, C)
  • Localização (em que bairro/cidade/estado vive)
  • Frequência com que trocam de óculos

Esse levantamento dever ser feito com pelo menos metade da sua lista de clientes. Se você ainda está planejando a abertura de sua loja, pode ser feito de acordo com os seus interesses.

Esse embasamento leva em consideração informações demográficas e socioeconômicas.

Um planejamento ainda mais profundo que o do público-alvo e que pode ser feito posteriormente é a definição de persona da ótica.

Se tiver interesse em saber um pouco mais sobre o que é persona e por que ela é importante para seu negócio, temos um conteúdo focado nesse tema. Para acessar é só CLICAR AQUI.

Estabelecer quais canais serão utilizados

“Quem não é visto, não é lembrado!”

Aqui vai novamente uma regra básica a ser seguida: escolha com muita atenção quais canais utilizar para alcançar com precisão seus clientes. Você não precisa estar presente em todo lugar, em todos os meios, mas tem que estar presente aonde seu consumidor estiver.

Após definir seu público-alvo, é o momento de escolher por quais canais você pretende atingi-lo a fim de ser visto e atraí-lo para sua ótica.

Não existe uma receita de sucesso a ser seguida nesse ponto, o ideal é você conhecer bem seus clientes ou potenciais clientes a ponto de saber qual o principal canal que consomem informações.

Você pode anunciar através de carros de som, criar flyers, divulgar pela rádio ou televisão, criar uma página da sua ótica no Facebook ou Instagram ou até mesmo desenvolver um site da sua loja.

O importante é que você consiga engajar, atrair e influenciar seus clientes a escolherem sua ótica como a ideal para suas compras.

A comunicação interna também é muito importante

É imprescindível que o time da sua ótica esteja totalmente engajado com o propósito da sua empresa e que eles conheçam e pratiquem sua missão, visão e valores.

Á partir do momento que um cliente entra na sua loja, será sua equipe de vendas que representará a cultura organizacional da sua ótica. Se sua equipe for qualificada as chances de fidelizar os clientes e fechar as vendas serão muito maiores.

Alguns requisitos básicos que um time de atendimento e vendas (direto ao consumidor) precisa possuir, são:

  • Estar uniformizado;
  • Possuir uma boa postura;
  • Ser atencioso com os clientes e pró-ativo nos processos de atendimento;
  • Conhecer os produtos e as necessidades do segmento ótico (saber ler uma prescrição, ajustar um óculos, entender qual lente é a melhor para determinado cliente levando em conta as necessidades e a rotina do mesmo);
  • Estar qualificado para proporcionar um atendimento personalizado ao cliente.

Por isso é muito importante (muito mesmo) que você gestor ou dono da ótica dê grande atenção e saiba como engajar seus colaboradores a “viverem” no dia-a-dia os objetivos da ótica, e que a troca de feedback entre todos seja constante.

Conclusão

Podemos concluir então que a comunicação da sua ótica precisa ser muito bem trabalhada e executada diariamente.

Este é um trabalho recorrente, que deve sempre ser acompanhado de perto para possíveis correções de percurso. O sucesso da sua loja depende de você e de todos seus colaboradores.

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Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

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