4 Dicas para melhorar a gestão de sua ótica
Independente do tamanho de sua ótica, vivemos diariamente em constante evolução e a administração de empresas faz parte dela!
Assim como o mundo está mudando, as maneiras de gerir um negócio também estão passando por importantes transformações. Nesse cenário, já é possível apontar algumas tendências, como, sem dúvida, a tecnologia e seus desdobramentos, seja para automatizar processos e melhorar a produtividade ou seja para integrar sistemas entre si e facilitar a vida do gestor.
O varejo e o comércio passam por irreversíveis mudanças comportamentais e essa situação irá proporcionar uma grande diferença competitiva entre os varejistas que usam de práticas, técnicas e ferramentas de gestão para aqueles que não utilizam nada.
Se você quer entender essas mudanças, precisa acompanhar as tendências que abordaremos a seguir para que revolucione a gestão da sua ótica e para acompanhar as mudanças de comportamento de seu cliente.
Processos da Gestão de sua ótica
Não existe nada que não possa ser melhorado e aperfeiçoado!
Os processos de uma empresa precisam ser periodicamente analisados, visando os resultados e impactos gerados.
Assim como toda empresa, sua ótica possui vários processos a serem trabalhados. Um exemplo simples é o processo de venda, que normalmente consiste em:
– Abordagem inicial do Vendedor ao atender o seu cliente;
– Compreensão da necessidade do cliente através da análise da receita oftálmica e uma anamnese;
– Demonstração dos produtos;
– Negociação de valores e formas de pagamentos, mediante as técnicas de venda;
– Conclusão da venda, pegando as informações do cliente e efetuando seu cadastro (…)
E por ai vai, tirando medidas, passando datas de entrega, até iniciar o outro processo que é o pedido da lente ao laboratório. Dentro de cada movimento dos processos existem abordagens, técnicas e outras definições que precisam sempre ser analisadas, como disse anteriormente.
Automatizar a gestão é uma maneira de otimizar os procedimentos necessários para o bom funcionamento de uma empresa. Ao tornar certos processos contínuos e automáticos com um software especifico para ótica, como o Optisoul por exemplo, o gestor e os vendedores conseguem economizar tempo e recursos da empresa, gerando mais autonomia para focar em ações mais importantes.
Então você gestor ou vendedor, se atente aos processos de sua ótica, faça um mapeamento, modelando, melhorando, implantando e monitorando as ações e resultados.
Tecnologias e Inovações do Segmento
A tecnologia atual permite a personalização em um nível nunca visto antes. Você e sua ótica precisam estar atentos ao que os fornecedores ou empresas especialistas do segmento óptico estão desenvolvendo, sejam armações, lentes, acessórios, equipamentos ou outros produtos que você possa adquirir para se destacar dos concorrentes, proporcionar uma experiência incrível ao seu consumidor e obter as informações de sua ótica.
Vimos na Expoabióptica, no Fórum Regional de Varejo e em outros eventos importantes sobre a introdução da inteligência artificial no varejo a fim de proporcionar um novo nível de personalização para a experiência do consumidor.
Óculos de realidade virtual – para demonstrar a qualidade e diferenças entre tratamentos, espessuras e tipos de lentes oftálmicas – provador virtual de armações e o pupilômetro digital estiveram presentes em peso nesse ano. Todas essas ferramentas auxiliam principalmente no processo e experiência da venda de sua ótica, demonstrando profissionalismo, cuidado com os clientes e inovação, sem contar que agrega valor aos seus produtos e serviços.
Vale lembrar que essas ferramentas não são ameaças, mas sim ferramentas para impulsionar o desempenho do seu trabalho. Um gestor que quer acompanhar de perto as mudanças do mercado precisa estar atento a todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia dentro do contexto da sua ótica.
Nuvem e mobilidade
Antigamente o desktop reinava na gestão, hoje o mobile já dominou esse cenário. As pesquisas no Google feitas por dispositivos móveis já ultrapassaram as feitas no desktop há algum tempo, assim como vem acontecendo com o comércio eletrônico. Com a gestão empresarial, não seria diferente, para garantir uma gestão dinâmica, prática e sem burocracias, é fundamental que os softwares e ferramentas de gestão de sua ótica permitam o acesso via celular, notebook ou tablet.
Valorização e Capacitação da Equipe
Uma das tendências mais relevantes da atualidade é o aumento da participação da geração Z (também chamada de millennial) no mercado de trabalho. A partir de agora, o volume de jovens nascidos em meados da década de 1990 tendem a ser cada vez maior nas empresas. Com isso é importante que seu negócio tenha uma cultura organizacional definida e clara para que os jovens se adaptem ao ambiente corporativo e para que estejam preparados para atuar de forma alinhada a sua Missão, Visão e Valores.
É importante também, ter em mente que essa geração já nasceu em um mundo conectado e justamente por isso preza pela velocidade nos processos, pelo alto consumo de informação e pela facilidade de aprendizado. É claro que tudo isso não só pode como deve ser usado em prol do crescimento da empresa.
Esses foram apenas 4 tópicos de tendências que você precisa urgentemente acompanhar para garantir o sucesso para seu negócio. Lembre-se que o sucesso da sua ótica depende dos níveis de qualidade que você procura estabelecer para aperfeiçoar e inovar seu negócio, serviços e produtos.
A qualidade é um item muito importante para o seu cliente, não adianta fazer algo que tenha custos menores se a mesmo não possui qualidade significativa para atender as suas expectativas. Estruturar seus processos de forma estratégica, utilizar a tecnologia de forma que ajude a empresa a manter seus níveis de qualidade superior e capacitar seus profissionais, eleva credibilidade e valorização nos seus serviços e produtos oferecidos.
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