Saiba a importância de ter um treinamento qualificado

Saiba a importância de ter um treinamento qualificado

Nem sempre ter o melhor sistema para ótica é o suficiente, ter profissionais bem preparados também é importante, é sinal de produtividade e sucesso para seu negócio. Neste artigo vamos mostrar porque ele é essencial e deve ser adotado por todo tipo de empresa.

Não é incomum encontrarmos dentro de algumas óticas uma administração antiga, com funcionários sem preparo para operar um equipamento ou seguir um processo, isso acontece pois pensam de maneira um pouco “equivocada”, acreditando que perderão eles para o mercado de trabalho ao treiná-los de forma adequada. E por que descrevemos essa maneira de pensar como EQUIVOCADA? Pois geralmente, quem pensa assim sempre terá funcionários com baixo nível de qualidade. É isso que buscamos para nosso negócio?

O que precisamos lembrar, é que sempre treinamos a equipe, ainda que sem metodologias e processos definidos, sempre ensinamos nossos colaboradores a fim de que eles possam executar as atividades. E é ai que está um dos erros, continuar pensando em fornecer treinamentos apenas com objetivo de execução de tarefas!

Em uma ótica o processo seria: “Ler a receita, passar valores das possíveis lentes, mostrar óculos e efetuar a venda”. É isso que buscamos? Apenas esse processo vem trazendo resultados? Apenas esse processo está diferenciando minha ótica dos meus concorrentes?

E se buscarmos mais qualidade e mais atenção ao passar os ensinamentos e treinamentos?  Como por exemplo:
Ao invés de passarmos “Você terá que executar essas tarefas”, começar a passar “Temos esse objetivo com o cliente”.

ABORDAGEM

A abordagem sobre o objetivo e missão que você transmite ao seu colaborador é outra. Além de engajar ele com a missão da empresa, você se aproxima ainda mais de sua equipe. E para o funcionamento da ótica, poderíamos usar a seguinte abordagem:

1 – Temos o objetivo “x” com o cliente, primeiro vamos entender qual é.
Qual é o objetivo que uma ótica tem com seu cliente?  Oferecer o melhor conforto de visão aos clientes com os seus produtos;

2 – Vamos entender o que vendemos, como por exemplo sobre o que é a receita, para assim oferecer e explicar da melhor forma possível para o cliente, qual é o seu grau e qual é melhor lente para o seu olho;

3 – Disponibilize materiais e solicite aos seus colaboradores que estudem sobre o segmento, como por exemplo: novidades de armações e modelos para cada formato de rosto, com objetivo de demonstrar aos clientes qual óculos lhe encaixa melhor.

Dessa forma, além de melhorarmos o nível de qualidade dos serviços entregue ao cliente, melhoramos também a satisfação, a convivência e a confiança com sua equipe, aumentando o interesse de seu colaborador. Contudo, temos sempre que querer as melhores pessoas em nossa equipe, mas para tal, é necessário que haja o envolvimento e engajamento dos gestores desde os processos de contratação, treinamento, até o acompanhamento continuo do desempenho de cada um.

Treinamento é o ato de educar, ensinar, oferecer e fornecer novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Em outras palavras, treinar é ensinar a pensar e aprender a aprender. E ser qualificado é qualidade do ato praticado, em outras palavras, é a Excelência da pratica. Lembre-se, ter uma equipe com treinamento qualificado pode ser o seu diferencial, destacando-se dos concorrentes!

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens: 49