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5 estratégias de marketing para óticas! Coloque em prática hoje mesmo!

20 de julho de 2020 | 10:53h

5 estratégias de marketing para óticas! Coloque em prática hoje mesmo!

Para conseguir destacar a sua ótica, é essencial investir em assertivas estratégias de marketing. Nesse sentido, é fundamental usar a internet para conquistar novos clientes e fortalecer a imagem da sua marca.

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet. Esse dado mostra como é importante para o seu negócio apostar no marketing, principalmente no ambiente digital.

A seguir confira 5 dicas infalíveis de estratégias de marketing para óticas. Vamos lá?

1. Marcar presença nas redes sociais

Com tantos consumidores usando a internet, é natural que eles também estejam presentes nas redes sociais. Ter presença nessas mídias é primordial para conseguir posicionar a sua marca, bem como atrair e reter novos clientes. Para que saiba, hoje, no Brasil, as redes sociais mais utilizadas são:

  1. YouTube;
  2. Facebook;
  3. WhatsApp;
  4. Instagram;
  5. Messenger;
  6. Twitter;
  7. LinkedIn;
  8. Pinterest;
  9. Skype;
  10. Snapchat.

Uma dica interessante é recorrer ao atendimento omnichannel para integrar os seus canais. Mais do que ter presença digital e estar nas principais redes sociais, é essencial que a experiência do cliente ao usar esses pontos de contato não seja marcada por erros como a ausência de centralização da comunicação.

Baixe gratuitamente o infográfico

2. Fazer anúncios no Google Ads

Google Ads é uma aplicação para fazer publicidade on-line, na qual os anúncios ficam disponíveis em formato de link pago. Você já deve ter se deparado com esse tipo de marketing. Um exemplo prático é quando se digita uma palavra-chave no buscador do Google e as primeiras posições que aparecem na primeira página são anúncios pagos.

3. Investir em ações com os clientes

O seu negócio busca encantar e surpreender o cliente? Essas são estratégias de fidelização e marketing. Quando campanhas são feitas fortalecendo esses pilares, a tendência é que o consumidor valorize a experiência e se torne um agente promotor da sua marca. Isso é extremamente positivo para o negócio, porque gera um marketing orgânico e, o que é melhor, em formato de testemunho.

Ainda pensando em ações de encantamento, é importante consolidar um processo de pós-venda. O cuidado com o cliente após a conversão é fundamental para reduzir o churn rate (taxa de rotatividade) e aumentar o lifetime value (valor do cliente no tempo). Por isso, invista também em programas de fidelização.

4. Produzir conteúdo relevante

Uma forma inteligente de manter o seu negócio em destaque é investir no marketing de conteúdo. Produzir conteúdo relevante é uma maneira de mostrar aos potenciais clientes/leads, que a sua marca tem expertise na solução oferecida, ou seja, é referência no que faz, entrega valor e possui diferenciais. Essa é uma das estratégias de marketing para óticas, que podem ajudar a fortalecer a sua marca.

5. Apostar no atendimento personalizado

As empresas que sabem conciliar a transformação digital com a humanização do atendimento se destacam da concorrência. Um bom exemplo, fora do segmento ótico, é a Nubank, que é referência em atendimento personalizado e experiência do cliente. Em vez de os agentes de atendimento usarem um pitch mecanizado, eles têm um modelo que dá mais liberdade para interagir, o que torna a interface mais humanizada.

Trazendo essa realidade para o segmento ótico, citamos algumas soluções que estão se destacando. Nelas, existem jornadas de atendimento onde a tecnologia permite ao consumidor, ter participação ativa na decisão de suas escolhas e finalização da compra.

Coloque em prática essas estratégias de marketing para óticas e, com certeza, você vai ver o seu negócio conquistar novos clientes e crescer. Em um cenário de crise econômica, marcar presença digital se tornou uma prática ainda mais importante para manter a sua ótica relevante no mercado.

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Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

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3 Comentários

  1. Ronaldo Oliveira da Silva disse:
    03/09/2020 às 10:06

    Se possível for prefiro pelo face

    Responder
  2. Fernanda Moreira disse:
    31/07/2020 às 17:59

    Muito interesse parabéns.

    Responder
    • Leonardo Vieira disse:
      03/08/2020 às 16:22

      Oii Fernanda, ficamos muito felizes com seu feedback!

      Se tiver algum outro assunto sobre ótica que você queira saber mais, nos conte para que possamos conhecer, criar e entregar aqui no nosso blog. 🙂

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