A concorrência é cada vez maior e, para complicar ainda mais o cenário, os clientes exigem mais e mais das óticas com as quais se relacionam. Portanto, é essencial realizar um trabalho eficaz de gestão do seu negócio. Dentro desse desafio, porém, é preciso entender os aspectos do seu segmento de atuação para saber como administrar uma ótica de sucesso.

Afinal, o mercado óptico tem as suas particularidades e é necessário adaptar algumas práticas para ter sucesso à frente do seu negócio. Desde a promoção da marca e de seus produtos até o uso da tecnologia como aliada para otimizar processos e controles internos, algumas estratégias são essenciais para que a ótica consiga gerar os resultados esperados, não somente no curto prazo.

Mas você sabe quais são essas estratégias? Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e descobrir como administrar uma ótica de sucesso? Para não deixar você sozinho nesse desafio, preparamos um artigo completo com os fatores que não podem faltar no seu planejamento estratégico. Por isso, continue a leitura deste conteúdo para saber o que precisa ser feito!

Qual é a importância de uma gestão específica para o segmento?

De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o mercado óptico no Brasil cresceu 3,7% logo no primeiro trimestre de 2019. Mas isso sozinho não garante que o dono de ótica tenha sucesso dentro do segmento. É fundamental executar um trabalho de gestão voltado para as particularidades do varejo ótico.

Uma delas é a relação entre a necessidade de vender e a saúde do consumidor. Ou seja, além de se preocupar em fazer mais vendas, é fundamental ter os efetivos cuidados necessários para a prevenção da saúde visual, qualidade de vida e o bem-estar de quem busca um ótimo atendimento sejam efetivamente entregues. Por isso, algumas práticas gerenciais precisam ser adaptadas, especialmente em relação à qualidade e a experiência de quem de fato conhece o segmento.

A medição equivocada de uma DNP (distância naso-pupilar), por exemplo, implica incomparavelmente mais complicações do que uma peça de roupa vendida em um tamanho inadequado. Portanto, para que você se concentre nessas ações estratégicas, é fundamental otimizar o seu trabalho de gestão com algumas práticas. Com uma administração eficiente, os resultados certamente vão aparecer.

Como administrar uma ótica de sucesso?

Para ajudar você nessa nobre tarefa, separamos algumas dicas que são essenciais para um negócio de sucesso. Confira!

Conheça o seu consumidor

O primeiro passo para se ter sucesso em um mercado tão competitivo é conhecer a fundo o consumidor, como por exemplo:

  • Quais são as suas principais necessidades?
  • Qual é o seu comportamento dentro da jornada de compra?

Essas informações são valiosas para direcionar melhor os investimentos, focando estratégias que realmente impactem o seu público-alvo.

Seja oferecendo um ótimo atendimento, produtos mais adequados ou definindo as melhores formas de pagamento, todos os detalhes fazem uma enorme diferença para compreender se o consumidor em potencial se interessará pelos produtos e serviços que a sua ótica tem a oferecer. A partir dessa compreensão, todas as suas estratégias podem e devem ser direcionadas.

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Promova o seu negócio

Após entender mais sobre o comportamento do seu público-alvo, é hora de investir em maneiras de atraí-lo. Ou seja, é preciso realizar ações de comunicação e marketing que cativem a atenção de quem você quer converter em cliente. Com o perfil bem definido, é possível direcionar recursos para os canais mais adequados a fim de criar um diálogo com esses consumidores.

As redes sociais são cada vez mais importantes para vender mais, mas será que são os únicos canais a serem usados para alcançar o público? Anúncios em mídias físicas, por exemplo, ainda têm bastante relevância, mas em certos segmentos. Após definir as plataformas e os canais, é hora de pensar na mensagem que você deseja transmitir, sempre considerando o comportamento da audiência.

Adequar a organização da sua vitrine, por exemplo, é outro fator que contribui para a promoção do seu negócio. Cada detalhe dos pontos de comunicação com o potencial cliente são essenciais, aumentando as chances de conseguir atrair cada vez mais clientes e alcançando a tão relevante fidelização.

Ofereça um atendimento eficiente e eficaz

Não adianta atrair inúmeros consumidores para a sua ótica se, na prática, o atendimento não for o mais adequado, considerando o seu público-alvo. Por isso, todos os detalhes da sua loja devem ser estudados e executados para criar espaço propício para que o consumidor se sinta confortável. O ambiente, por exemplo, tem um peso importante na tomada de decisão, e um detalhe pode ser o suficiente para perder uma venda.

Trabalhe com produtos de qualidade

Todo empreendedor deve buscar meios de reduzir custos e desperdícios. Mas um erro ao administrar uma ótica é querer economizar com produtos de qualidade inferior. Afinal, mais do que vender, é preciso antes garantir a saúde visual de cada cliente. E isso passa diretamente pela qualidade dos produtos que você oferece.

Sendo assim, procure fornecedores com preços mais em conta, faça um controle rígido e inteligente do estoque. Existem diversas maneiras de reduzir o custo de aquisição de produtos, use-a todas. Portanto, deve ser evitada a priorização do lucro, no lugar da saúde e bem-estar dos clientes.

Conte com um sistema de gestão completo

A tecnologia está cada vez mais simples de ser acessada. Então por que não usá-la para otimizar o desempenho do seu negócio? Imagine se, além de todos os fatores que mencionamos, você ainda precisasse, por exemplo, compilar manualmente todos as informações relevantes da sua loja, tais como: documentos fiscais, cadastro de clientes, pós-vendas, ticket médio, entre outros . Tudo isso deve ser resolvido com um sistema de gestão.

O mercado oferece diferentes soluções para o mesmo propósito, permitindo que você escolha uma ferramenta adequada para os seus objetivos de negócio. As soluções mais completas, com usabilidade e mobilidade oferecem a liberdade do gestor, como por exemplo, permitindo que ele possa realizar vendas pelo celular onde e quando quiser, além de controlar todas as receitas oftálmicas da sua loja em um só lugar. Assim, é possível otimizar os processos internos sem perder tempo com tarefas burocráticas.

Saber como administrar uma ótica exige planejamento e análise. Apenas assim é possível oferecer produtos e serviços de qualidade, competitivamente. Compreendendo as particularidades do segmento e colocando as ações acima em prática, a tendência é que o seu negócio consiga ter diferenciais dentro de um mercado cada vez mais concorrido.

Agora que você descobriu como melhor administrar uma ótica, que tal continuar melhorando o seu trabalho? Afinal, é preciso aprimorar as suas estratégias para obter a atenção de novos consumidores. Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este para ficar ainda mais bem informado!

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Gosto de uma boa cerveja nos finais de semana, reunir os amigos em uma roda de conversa e sou apaixonado por futebol. Estou no "mundo óptico" há mais de 3 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe.

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