8 dicas para promoções para óticas em 2023

8 dicas para promoções para óticas em 2023

Com a proximidade do ano novo, está mais do que na hora de programar as ações de vendas que serão praticadas para aumentar o lucro do seu negócio! Por isso, separamos para você 8 dicas de promoções para óticas em 2023.

Elas permitem a você aumentar suas vendas, assim como despachar produtos que já estão ocupando espaço no seu estoque há algum tempo. Ainda, são importantes para manter os clientes já fidelizados e para conquistar novos clientes!

Portanto, não perca a oportunidade. Continue lendo e veja dicas de como criar promoções no próximo ano de modo a aumentar suas vendas e a garantir o sucesso do seu negócio!

Confira 8 dicas de promoções para óticas em 2023 e aumente suas vendas!

Garanta um 2023 incrível e cheio de vendas para a sua ótica! Para isso, confira algumas ideias de ações promocionais para atrair novos clientes, bem como fidelizar a clientela já existente. Desse modo, aumente suas chances de lucro e sucesso!

Dê descontos em produtos com menor giro

A nossa primeira dica de promoções para óticas em 2023 é dar descontos em produtos que têm menor giro. Isto é, para aqueles que se encontram parados no seu estoque ou que apresentam baixa demanda.

Afinal, de nada adiantará segurá-los. Portanto, criar situações em que eles se tornem mais atrativos pode ser uma ótima ideia. Para isso, promova descontos que podem ou não ser progressivos (maiores conforme a quantidade de itens adquiridos).

Brindes promocionais

Para atrair clientes, que tal apostar em brindes promocionais? Isso pode ocorrer de várias formas, pois são vários os objetos que podem ser utilizados neste intuito. Por exemplo, itens da própria loja ou, então, personalizados.

Na lista de itens da própria loja, considere que é possível determinar épocas de “Leve 1, Pague 2”, com produtos selecionados. Para isso, você pode escolher produtos com menor giro, sobre os quais falamos no item anterior, como brindes.

Ou, então, pode usar itens menores, mas que podem ser igualmente atrativos. Por exemplo, acessórios para óculos, como correntinhas, produtos para limpá-los ou caixinhas diferenciadas.

Nos itens personalizados, você pode apostar em presentes que levem a logo da ótica. Por exemplo, ecobags, canecas e copos, necessaires, etc. Pense no seu público e quais são os itens que podem agradá-los de acordo com suas demandas.

Aniversário do cliente

Os aniversários dos clientes também são oportunidades de promover promoções para óticas em 2023 e trazer clientes para comprar novamente. Por exemplo, você pode determinar que durante o mês do aniversário, na semana ou no dia, ele possui condições especiais de pagamento.

Dentro desta hipótese, pode oferecer descontos. Ou, então, maior número de parcelas para quitação dos itens adquiridos. Ainda, pode oferecer presentes complementares, como acessórios para óculos.

Aniversário da ótica

As óticas também podem se valer da estratégia de comemoração do aniversário do empreendimento com o oferecimento de vantagens à clientela. É o famoso “o aniversário é nosso, mas quem ganha é você”.

Novamente, as opções aqui são inúmeras e vão desde o oferecimento de descontos até de produtos adicionais, na condição de presente. Ou, então, melhores opções de parcelamento, etc.

Descontos no segundo item

Uma estratégia bastante comum que pode ser interessante para as promoções para óticas em 2023 se refere aos descontos na aquisição de um segundo item. 

Neste caso, você promove a venda de dois produtos de uma só vez. O cliente, então, aproveita-se da possibilidade de pagar um preço menor no segundo. O desconto, por sua vez, não afeta a margem de lucro, o que pode ser um ótimo negócio para as lojas!

Promoções personalizadas de acordo com datas comemorativas

Outras oportunidades bastante interessantes para as promoções para óticas em 2023 se referem aquelas que têm relação com datas comemorativas. E são várias delas durante o ano, de modo que é possível organizar o calendário de ações desde já!

Dentre as datas comemorativas estão: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, etc. Também, aproveite-se de datas relacionadas ao nicho de atuação. Por exemplo, existe o Dia Mundial da Visão, que foi criado pela Agency of the Prevention os Blindness (IAPB, Agência de prevenção contra a cegueira).

Portanto, mais uma vez existem várias oportunidades promocionais! No Dia das Crianças (12 de outubro), por exemplo, é possível montar uma vitrine dedicada às crianças, com itens infantis e que chamem a atenção.

Igualmente, criar promoções sobre produtos de natureza infantil, como óculos de sol ou de grau para os pequenos. Descontos e presentes são mais do que bem-vindos. Basta você analisar o que cabe de melhor forma na sua ótica.

Por outro lado, em datas tais como Dia das Mães e Dia dos Pais (segundo domingo do mês de maio e de agosto, respectivamente) é possível apostar em promoções que envolvam pai/mãe e filhos.

Uma boa hipótese, aqui, é o oferecimento de vantagens para quem comprar um item para si mesmo e outro para a mãe (ou pai). Desse modo, aumentam as chances de vendas da ótica, que vê seu lucro aumentar.

Descontos para pagamentos à vida

Os descontos para pagamentos à vista são bem comuns em comércios de naturezas diversas. Com as óticas não seria diferente, de modo que estão dentre as opções de promoções para óticas em 2023.

Neste caso, você pode determinar um desconto, como de 10%, para pagamentos em uma parcela, à vista. 

Sorteios e outras campanhas

Ainda, uma ótima ideia para promoções para óticas para 2023 inclui os sorteios. Neste caso, você utiliza os clientes da marca como agentes de divulgação. Em troca, oferece a possibilidade de participação em um sorteio. Por exemplo, para ganho de produtos.

Um bom lugar para essa estratégia é dentro das redes sociais. É o famoso sorteio em que cabe ao cliente curtir a foto, compartilhar a publicação, etc. 

Ainda, é possível apostar em estratégias em que os clientes posam para fotos usando produtos que já adquiriram da marca. Com essa campanha, eles também auxiliam na divulgação dela. Novamente, utiliza-se o sorteio ou, então, de uma votação popular.

Lucas Ferreira

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