Como avaliar um bom sistema de gestão para ótica
Para avaliar se um sistema de gestão é compatível com o seu nível de administração e se o valor dele cabe no seu bolso, é importante que você tenha clareza sobre a sua necessidade.
Pontos como: o que você quer analisar, o que importa para sua ótica e o que o sistema oferece, são fundamentais no momento da pesquisa e decisão de qual a solução ideal para a sua loja.
O principal é que antes de você iniciar sua pesquisa por um sistema, você tenha definido quais são os problemas que o programa precisa solucionar:
- Sua ótica precisa guardar as informações dos clientes, produtos e financeiro de forma segura? Então um sistema online com armazenamento em nuvem é a melhor opção.
- É importante para você, que o sistema funcione em outros dispositivos além do computador (como tablets e celulares)? Você precisa buscar por um sistema que seja mobile.
- Você quer ter uma plataforma que permite registrar receitas, cadastrar lentes oftálmicas com grade e realizar o gerenciamento dos pedidos ao laboratório? Com isso você precisa de um programa que seja específico para óticas.
- Sua ótica quer realizar todo o controle dos processos via sistema (vendas, estoque, financeiro, fiscal e administrativo)? Busque por sistemas que realmente sejam completos e focados em gestão.
- Para ajudar no dia a dia, é preciso contar com algum canal de fácil acesso que vá responder todas as dúvidas sobre o sistema? Nesse caso, você precisa escolher um parceiro que ofereça Suporte Técnico online.
Com essas perguntas iniciais respondidas, a sua tomada de decisão será muito mais fácil e objetiva.
As opções atuais do mercado
No mercado ótico brasileiro, já existem algumas empresas focadas em sistemas óticos. Se você quiser conhecer mais a fundo cada uma delas, pode utilizar o Google como canal. É só ir ate o buscador e pesquisar por “sistemas para ótica”.
As redes sociais também podem ser um ponto de partida, permitindo que você conheça mais sobre o programa e também sobre o que a empresa entrega como um todo para o segmento.
Uma marca focada em entregar soluções de ponta para as óticas
Nós da Optidados entregamos, há mais de 12 anos, as principais soluções em tecnologia para o varejo ótico e já estivemos dentro de mais de 1.000 óticas no decorrer dessa trajetória.
Para te ajudar na sua avaliação e escolha, vamos te apresentar mais sobre nossa principal solução: OptiSoul, o primeiro sistema de gestão para óticas via celular. Vamos lá!
Sistema mobile
- Primeiro sistema de gestão para óticas mobile, que permite inclusive realizar vendas completas pelo celular e tablet.
- Online e offline: se a internet da ótica cair, você ainda poderá realizar as principais ações dentro do sistema.
- Segurança das suas informações devido ao armazenamento em nuvem.
Finanças
- Configuração e controle de taxa de cartão de crédito.
- Conciliação Bancária.
- Antecipações de cartão (manual ou automática) e cheque (manual).
- Renegociações de dívidas.
- Crédito com fornecedores e clientes.
- Emissor de crediários – com baixa automática via código de barras.
- Emissão de notas promissórias e contrato de venda.
- Controle da tabela de preços permitindo acréscimos ou decréscimos de valor por tipo de produto, marca e fornecedor.
- Contas a pagar e receber.
Estoque de armações
- Importação do xml da NF-e.
- Campos específicos para o cadastro de armações.
Controle de lentes oftálmicas independente de ser com ou sem estoque
Com estoque:
- Controle de estoque mínimo e quantidade a ser comprado.
- Visualização da quantidade disponível na tela de venda.
Sem estoque:
- Controle dos romaneios dos laboratórios e acompanhamento dos status de cada pedido.
Cadastro de clientes
- Mailing, através de e-mail.
- Venda atrelada a outro titular (exemplo: menores de idade).
- Informações primordiais para pós-vendas (WhatsApp, e-mail, informações da compra, receita etc).
- CRM para registrar informações importantes levantadas durante o atendimento.
- Cadastro com foto diretamente pelo celular.
Históricos de informações
- Receitas.
- Envelopes.
- Compras.
- Formas de recebimento.
- Lentes de contato.
- Cadastro de oftalmologistas.
Ficando em dia com o fisco
- Emissor de NF-e (Notas fiscais eletrônicas de entrada e saída – modelo 55).
- Emissor de NFC-e (Nota fiscal ao consumidor eletrônica – modelo 65).
- SAT ( Sistema autenticador de cupom fiscal).
- Homologação PAF- ECF – em todos os estados.
- ECF ( emissor de cupom fiscal).
- Notas fiscais eletrônicas de serviço (Ginfes).
Vendas
- Atendimentos com vendas rápidas (exemplos: óculos solar, caixa de lentes de contato, etc).
- Vendas com Envelopes.
- Histórico de vendas.
- Devolução.
- Garantia.
- Controle de caixa – abertura e fechamento.
- Tesouraria – gestão do caixa.
Controle de acesso dos usuários
- Protegidos por senha e por nível de hierarquia no acesso ao sistema
Impressão de etiquetas de preço
- Zebra, Argox e Laser (formulário A4).
Relatórios
- Inventários de estoque – por fornecedor , marca, grife, com ou sem preço de compra e venda.
- Giro de estoque.
- Movimentações e fechamento de caixa.
- Filtro de vendas por valor e vendedor.
- Comissão personalizada.
- Vencimentos de fornecedores.
- Forma de pagamento.
- Fluxo de Caixa.
Suporte Técnico
- Setor de implantação remoto com acompanhamento pessoal.
- Suporte via chat online e WhatsApp ilimitado.
- Treinamento com hora marcada.
- Central de relacionamento com o cliente.
- Central de ajuda com apostilas e videoaulas.
Quer conhecer mais sobre o OptiSoul?
Se a sua ótica tem necessidade de controlar a maioria dos pontos citados acima, o OptiSoul é sem duvidas a melhor opção para você.
Se preferir, você pode solicitar uma apresentação completa do nosso sistema e de forma totalmente online. É só clicar aqui e preencher nosso formulário.
Agora, se ainda estiver com alguma dúvida sobre o OptiSoul ser a melhor opção para sua ótica, confira alguns dos depoimentos dos nossos clientes.
Ficou com alguma dúvida, conta pra gente nos comentários!