Como utilizar as informações do cliente da sua ótica

Como utilizar as informações do cliente da sua ótica

Você já possui um sistema de gestão?

Se a sua resposta for “não”, está na hora de informatizar a sua ótica. E se a sua resposta for “sim”, esperamos que você esteja usando um sistema específico para o mercado ótico e que tenha todo o suporte necessário para aproveitar da melhor maneira possível o que ele te oferece! No caso de você já possuir um sistema de gestão ou se está pensando em adquirir um, esse artigo tem a intenção de te convencer de que esse é um investimento necessário e que ele pode e deve te ajudar a vender mais. Basta que você consiga conhecer muito bem o seu cliente através das informações que ele te oferece.

A informatização da ótica é apenas a porta de entrada para a crescente profissionalização e capacitação dos profissionais no mercado ótico. Hoje em dia é preciso treinar e saber organizar a sua equipe de modo que possa extrair ao máximo o rendimento de cada um e que cada um possa fazer o que gosta, o que faz de melhor. É um trabalho contínuo e difícil, porém, é muito possível manter sua equipe motivada e feliz e a sua ótica faturando cada vez mais.

O mercado ótico está muito diferente, muito mais dinâmico e com isso está muito mais difícil vender hoje em dia do que era há alguns poucos anos atrás. Os clientes têm maior poder de decisão. Existem muitas ofertas, muitas óticas e acesso fácil à informação e conhecimento do que está sendo oferecido no mercado. E eles irão escolher as empresas que possuem os melhores diferenciais.

Se comunicando

Pensando dessa forma, temos que mudar nossa forma de vender. Não adianta continuar “empurrando” produtos e serviços para os clientes. A venda precisa seguir o tempo dele. Isso significa que os vendedores da sua ótica precisam encontrar o cliente no momento certo, abordá-lo na hora certa e oferecer o produto que mais se adapta à realidade e necessidade dele. Temos que nos adaptar à sua forma de comprar .

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Uma mudança simples, porém importantíssima, que pode ser feita em relação à esse tema é a personalização do atendimento ao cliente através da simples consulta ao histórico dele – saber o que o seu cliente já comprou, quantas receitas ele já trouxe até a sua ótica,  quanto ele costuma gastar a cada compra, se existe um padrão das marcas compradas, quais lentes ele gosta – uma ferramenta essencial para otimizar o processo de vendas, entender o processo de compra do cliente e aumentar sua eficiência. Com essas informações você passa confiança ao seu cliente, faz ele sentir que a sua ótica presta atenção nele e através dessa confiança estabelecida é mais fácil de oferecer mais serviços e a compra pode ser maior.

O costume, antigamente, era as óticas divulgarem seus produtos e serviços o máximo possível, no maior número de lugares, para atingir cada vez mais pessoas. Carros de som, outdoors, lista telefônica, cardápio de restaurante, panfleto na rua, faixa na porta da ótica, tudo é válido, se a sua ótica tem essa verba disponível para realizar o trabalho dessa forma, porém, como essa não é a realidade da grande maioria do mercado, é necessário direcionar bem os investimentos. O objetivo é atingir os clientes que estão realmente dispostos a comprar e trazê-los para dentro da sua ótica.

Quando você possui uma consultoria em marketing associada a um sistema que te possibilita qualificar o seu cliente além, obviamente, de capacitação profissional, o trabalho do vendedor é bastante facilitado. Com um software que gerencia e qualifica os clientes através das informações nele inseridas somado ao feeling do vendedor, é possível entender se um cliente quer, pode pagar, se ele precisa de um produto com uma característica específica e qual tipo de lente você pode vender para ele. O trabalho do vendedor se resume a fechar a venda. O cliente entrou na loja querendo um produto da sua ótica e, portanto, é necessário conseguir essa finalização.

Descontos

Na hora da choradeira por descontos, não entre em uma briga de preços. Confie no valor da sua marca, do seu trabalho, da sua equipe e não ceda às pressões por reduções de preços. O seu software deve estar configurado com um limite máximo de desconto para o seu cliente ver que o desconto não é dado pelo seu vendedor, porque o sistema não permite e não por que o vendedor não quer dar mais desconto.

O jogo de cintura dos vendedores nesse momento é essencial, mas se o seu sistema permite esse bloqueio, essa pode ser uma saída para o seu profissional não perder a venda. A venda toda foi planejada para aquele cliente, você conhece o histórico dele, sabe que ofereceu a melhor oferta do produto, passou essa confiança. O conhecimento dos diferenciais e das especificidades daquele produto para o seu cliente e o seu serviço garantirão o avanço para o fechamento da venda, sem prejudicar o relacionamento.

Com o tempo e a experiência é possível até listar as objeções mais frequentes que seus clientes poderão levantar e os esclarecimentos que o vendedor pode oferecer na hora.

No fechamento da venda, deixe claro as condições de pagamento e prazo para entrega e inclua essas informações no seu software para que qualquer outro profissional da ótica tenha acesso a informação, caso seja necessário. Trabalhe com um sistema que permita esse controle de agenda, prazo de entrega, assim como controle – recibo – do que já foi pago e o que falta pagar, para não gerar nenhuma situação desconfortável com o seu cliente.

O próximo passo é o pós-venda!

Hoje, mais do que nunca, tratar bem o seu cliente, mesmo fora da sua ótica é um cuidado essencial para garantir a satisfação e a indicação dele a outros clientes. Use o seu sistema para manter contato com o seu cliente. Escolha um software que envie e-mail ou sms ou que até possibilite listas de contato por telefone, como por exemplo, de aniversariantes do mês, parabenizar pela compra de um produto de uma marca mais nobre, lembrar que a receita está vencida ou até cumprimentar em datas festivas, como natal, dia das mães ou até oferecer promoções por esses meios de mala direta.

O ideal, o sonho de consumo do proprietário, administrador da ótica, não é ter que aprender tudo sobre o sistema que a ótica usa, ou então extrair dados manualmente para qualquer ação que deseja fazer – mesmo porque isso demanda muito tempo e organização – mas sim conseguir extrair com facilidade o que esse software tem a oferecer na sua máxima potencialidade e gerar mais vendas de óculos. O administrador tem que gastar o tempo com atividades mais importantes, estratégicas. Tem que ter ferramentas prontas que possibilitem a resposta imediata, aproveitando o trabalho que os outros profissionais já lançaram no sistema.

 É interessante também que o seu software de gestão e CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) consiga conversar com outros sistemas. Por exemplo, para reposição automática de armações, pedidos de lentes, extração de informações de gestão por softwares de B.I. (Business Inteligence, ou Inteligência de Negócios, em português), aplicativos de celular para controle de metas de vendas, tudo isso pra que o administrador possa realmente focar no que é interessante, prático, estratégico e não ficar perdendo tempo com os procedimentos mecânicos do dia a dia. Esses sistemas existem para controlar e padronizar cada informação do seu cliente para a sua ótica, para que a sua administração seja eficiente, dinâmica, moderna, fácil e rápida.

Conclusão

As perguntas que ficam sobre esse artigo são: Sua ótica está aproveitando todos os recursos do seu sistema? Todo o seu investimento em capacitação está trazendo resultado? Você sabe cobrar esse retorno? Sua equipe conhece todas as funcionalidades do software e estão aplicando o que é possível extrair dessas ferramentas? Vocês possuem treinamento ou consultoria adequada para atualização e capacitação do pessoal?

É necessário saber como explorar cotidianamente os recursos nos quais você já investiu. Vocês precisam saber como configurar, monitorar, fazer backup e manter atualizadas e seguras as informações sobre o seu bem mais precioso, o seu cliente.

É com a intenção de profissionalizar, facilitar e auxiliar no sucesso de cada cliente que a Optidados vem atuando especificamente no mercado ótico nos últimos anos.

Desenvolvemos a cada dia ferramentas mais fáceis de usar, procedimentos mais eficientes para agilizar e aprimorar as tarefas cotidianas da sua ótica, sempre visando o sucesso financeiro do nosso cliente. Através das consultorias, treinamentos e implantação de software de gestão, estamos sempre à disposição para oferecer soluções para os nossos clientes e amigos.

Queremos sempre auxiliar o administrador a extrair o melhor resultado possível de cada profissional e de cada oportunidade de venda. Para isso, o Optisoul permite que o administrador delegue as funções mais simples de serem executadas, para que ele possa dar mais atenção às tarefas mais complexas e sempre planejar o futuro e o presente da ótica.

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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