Definir o público-alvo da sua empresa deve ser parte do planejamento estratégico e do posicionamento da sua marca.

Quando você compra seu estoque, por exemplo, faz isso pensando em adquirir produtos que vão atrair um perfil específico de pessoas, um segmento da sociedade com características em comum, com quem você quer se comunicar e fazer negócios.

Se você já tiver isso definido antes de abrir a ótica, ótimo! Porém, sabemos bem que a grande maioria dos empresários do ramo ainda não tiveram a oportunidade de fazer todo esse estudo de mercado. Muito provavelmente, até o momento, tiveram que aprender com as experiências, usando o método de tentativas com erros e acertos.

Sua dificuldade então, passa a ser exatamente reunir essas características em comum e definir de uma vez por todas seu público, seus clientes ideais.

Para as óticas que ainda não possuem um público-alvo definido, ou até mesmo querem realizar um novo estudo para melhorar ainda mais o seu, um bom sistema de gestão pode ajudar a reunir essas informações de forma rápida e confiável, para que todo seu marketing seja direcionado nas pessoas que realmente se identificarão com a sua marca.

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Usando seu sistema para definir seu público-alvo

Como sempre comentamos aqui nos nossos artigos, é necessário conhecer muito bem seu cliente para conseguir melhorar as vendas da sua loja.

Isso traz economias nos investimentos em marketing, já que toda a propaganda é muito bem direcionada e o retorno, consequentemente, vale o investimento.

Um bom sistema de gestão, como o OptiSoul, por exemplo, permite reunir dados muito específicos dos seus clientes, como:

  • sexo;
  • faixa etária;
  • localização – qual cidade, bairro e estado;
  • problema visual;
  • profissão;
  • como conheceu a ótica;
  • hobby;
  • situação no SPC;
  • limite de crédito;
  • empresa onde trabalha, etc.
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Tudo isso para você poder conhecer melhor o seu consumidor e até mesmo realizar um pós-venda mais efetivo.

Portanto, essa ação de reunir os dados rapidamente e filtrar o que te interessa, também tem o objetivo de otimizar o seu tempo e poupar sua energia, para que ela seja gasta em tarefas mais difíceis e menos “mecânicas”.

Com esse banco de informações sobre sua clientela, depende somente de você criar estratégias e aproveitar esses dados em benefício do seu negócio. São dados básicos, mas fundamentais e obrigatórios em qualquer estratégia de marketing e vendas.

Se você quiser conhecer mais sobre o OptiSoul e agendar uma apresentação gratuita, preencha nosso formulário. Nossos consultores entrarão em contato o mais rápido possível. 🙂

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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