Óculos de sol com grau: por que vendê-los na sua ótica?

Óculos de sol com grau: por que vendê-los na sua ótica?

Os óculos de sol com grau são excelentes para quem tem distúrbios de visão. Afinal, com eles é possível garantir uma visão de qualidade sem expor os olhos aos perigos dos raios UV. Por isso, são itens que devem constar no catálogo de qualquer ótica.

Motivos para isso não faltam. Aliás, saiba que se a sua ótica ainda não trabalha com esse tipo de produto, ela está perdendo dinheiro e oportunidades de se estabelecer no mercado como referência na área óptica.

Para conhecer os benefícios deste tipo de produto, continue lendo. Assim, veja como a adição deles ao seu catálogo de vendas pode alavancá-las e auxiliar no sucesso do seu negócio.

Veja 5 motivos para apostar em óculos de sol com grau

Uma ótica deve ter uma boa variedade de produtos, e isso inclui os óculos de sol com grau de correção. Veja alguns dos motivos pelos quais incluí-los no seu negócio se mostra um ótimo investimento para o futuro dele.

Opção para pessoas que não se adaptam às lentes de contato

Primeiramente, os óculos de sol com grau são excelentes para pessoas que têm distúrbios na visão, mas que não se adaptam às lentes de contato. 

Eles, então, tornam-se uma opção para que seja possível manter a correção da visão sem abrir mão da proteção contra os raios UV.

Com isso, a sua ótica tem a chance de conquistar novos clientes que encontram, ali, uma alternativa para suas demandas.

Aumento da atenção com a saúde dos olhos 

Os óculos de sol são itens que ajudam na proteção constante dos olhos. Quando possuem grau corretivo, filtram raios UV ao mesmo tempo em que permitem a continuidade do tratamento óptico.

O aumento da atenção com a saúde dos olhos – e da pele, na medida em que as lentes que filtram os raios UV também protegem a pele ao redor dos olhos – faz com que os óculos de sol com grau se tornem itens mais buscados. Ou seja, há uma demanda crescente.

Item de moda

É importante que a sua ótica entenda que os óculos de sol são, além de um item de proteção dos olhos, objetos de moda. Não por acaso todos os anos surgem novas tendências de cores e modelos de lentes, assim como de armações.

Por isso, é uma maneira de explorar esse nicho. A moda cria novas necessidades e quem gosta de estar em dia com as tendências busca os itens que as representam.

Neste sentido, perceba que a venda de óculos de sol de grau, diferentemente do que geralmente ocorre com os óculos de correção com lentes transparentes, a sua ótica tem a chance de vender mais de um item para um só cliente.

Afinal, o cliente pode optar pela compra de mais de um modelo de óculos de sol que tenham lentes corretivas para abarcar mais de uma tendência da moda. Ao surgirem novas tendências, então, criam-se novas possibilidades de vendas.

Personalize produtos

Outro ponto importante dos óculos de sol com grau é que a sua ótica pode atuar em duas frentes diferentes. Primeiramente, na venda de óculos com a personalização das lentes, incluindo nelas o grau compensativo. Ou seja: duas vendas em uma.

Por outro lado, seu negócio também pode oferecer a colocação de grau em lentes de sol que o consumidor já possua. Assim, mesmo que não haja a venda do produto, em si, você vende um serviço e não deixa de ter a oportunidade de lucrar.

Aumente suas vendas

Em consequência de todos os motivos que listamos acima, torna-se óbvio que ao oferecer óculos de sol com grau em sua ótica você aumenta as possibilidades de vendas e, claro, de lucrar!

É muito importante que ao gerir seu negócio você tenha em mente todas as demandas que existem no mercado em relação ao nicho de atuação. Portanto, quem trabalha no ramo ótico precisa ficar de olho nas diferentes necessidades do público e produtos que podem saná-las.

Como vender óculos de sol com grau?

Por fim, listamos algumas dicas de como garantir as vendas dos produtos com proteção solar e com grau de correção de distúrbios visuais.

Treine sua equipe

Para começar, treine sua equipe de vendas para que ela se torne expert em óculos de sol com grau. É importante que os vendedores saibam listar a importância do uso de óculos de sol com lentes corretivas, dos benefícios que eles oferecem e detalhes específicos.

Por exemplo, ao oferecer diferentes produtos desta natureza os vendedores devem saber identificar a diferença entre eles, as proteções que cada um oferta e eventuais diferenciais que possam torná-los mais atrativos ao público.

Com isso, os vendedores passam mais confiança ao público, do mesmo modo que aumentam as chances de efetivarem as vendas.

Ofereça os óculos de sol com grau como itens complementares aos óculos de grau

Outro passo para promover a venda de óculos de sol com lentes corretivas é oferecê-los como itens complementares aos óculos de sol. Desse modo, seus vendedores oferecem diferentes itens que abarcam diversas demandas dos consumidores.

Faça campanhas sobre a importância da proteção UV para os olhos

Ainda, uma boa maneira de promover a venda dos óculos de sol com grau é por meio de campanhas que falem sobre a importância de usá-los. Neste sentido, ressalte como a proteção UV mantém a saúde e a integridade dos olhos.

Também, sobre a importância de manutenção do tratamento corretivo e faça eventos específicos para a venda dos itens para este fim. Desse modo, você aumenta suas chances de vendas e, claro, o seu lucro.

Tenha uma boa variedade de produtos

Por último, mas não menos importante, garanta uma boa variedade de produtos ao vender óculos de sol com grau. Com isso, você pode abarcar diferentes necessidades do seu público.

Lembre-se de ficar de olho nas tendências para ter, à disposição, produtos que as representem. Afinal, é natural que haja um aumento na procura destes itens e, para não ficar para trás, o seu estabelecimento deve tê-los.

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 36