Venda de óculos online: monte sua estratégia!
Você sabia que os óculos figuram entre os principais itens vendidos em um e-commerce? Isso porque, a venda de óculos online é muito prática para o cliente, que pode escolher o tipo e a cor da armação, seja ela de grau ou de sol. Essa característica aliada à ampliação do alcance da marca, fez da internet um excelente canal para vender óculos.
No entanto, é muito importante sair da zona de conforto que algumas óticas se encontram e apostar nas estratégias certas para garantir os melhores resultados, pois a concorrência é alta. Além disso, a falta de clareza nas informações ou de tecnologia para aferição das medidas que serão usadas na confecção dos óculos, pode fazer o consumidor abandonar o carrinho virtual, não efetuando a compra.
Com base nesses dados, preparamos um artigo com dicas importantes para você montar a sua estratégia e aumentar suas vendas de óculos online com a ajuda de um programa específico para óticas. Confira!
Torne a experiência do cliente diferenciada
Utilize recursos tecnológicos — como a prova virtual dos óculos — que eleva a experiência do cliente na compra de óculos online. Esse provador pode ser desenvolvido por meio de um sistema específico para isso. Na prática, a estratégia simula o tipo de rosto do cliente com as armações que ele desejar provar virtualmente. É possível, por exemplo, inserir uma foto e simular como os óculos ficarão no rosto.
Tenha uma vitrine online impecável
Da mesma forma que a loja física, a online precisa manter seus produtos com a melhor visibilidade possível, já que quanto mais próximo da realidade uma armação se apresentar, tanto melhor será a experiência do cliente. Dessa forma, é imprescindível pensar no design e nas cores do seu site, que será a vitrine da sua loja.
Além disso, as fotos devem ter boa qualidade e as descrições das armações devem ser fidedignas e completas. Sempre que possível, ofereça todas as medidas dos óculos, para que o cliente compare com possíveis modelos que tenha em casa (óculos atuais ou usados anteriormente). Essa é uma excelente maneira de eliminar a insegurança do potencial cliente durante uma venda de óculos online.
Aposte na diversificação de modelos
Os tipos de armações de óculos são muito diversificados. Além dos tradicionais aros redondos e retangulares (com suas infinitas variações: “gatinho”, arredondado na parte inferior, com área superior maior etc.), existem aqueles peculiares como os quadrados, ovais, aviador e octogonais.
Além disso, a variedade de tamanhos, materiais e cores também é expressiva. Há modelos de óculos pequenos, médios e grandes. O material dos óculos pode ser: metal, acetato, acrílico etc. Já as cores são infinitas, pois podem ser monocromáticas ou uma combinação de tons, além dos estampados (como o famoso óculos de tartaruga, por exemplo).
Finalmente, é importante que o dono da ótica entenda que cada cliente tem um gosto e uma necessidade e, assim, oferecer várias opções é fundamental na venda de óculos pela internet.
Para ajudar o proprietário de lojas de óculos, existe a Optidados, que oferece soluções para óticas visando a evolução da sua loja. Para as óticas virtuais, por exemplo, oferecemos o pupilômetro via foto — uma ferramenta que afere as medidas de DNP mesmo a distância, importando uma única foto enviada pelo cliente.
Além disso, vale lembrar que o nosso pupilômetro via foto faz parte do nosso sistema de gestão — que inclui os processos financeiros, administrativos e operacionais da sua loja —, aplicativo mobile, cadastro de clientes online e offline e muito mais. A tecnologia de ponta oferecida por nós para a venda de óculos online ou presencial é denominada OptiSoul.
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