Faça o organograma perfeito para sua ótica!
Definir quantas pessoas trabalharão na sua ótica é uma decisão pessoal, porém, você tem que pensar nos períodos de férias, ausência na ótica (horário de almoço, serviço de banco, algum imprevisto), no movimento e na demanda de vendas que sua ótica suporta.
Já tratamos em outros materiais, que colaboradores sobrecarregados não produzem de forma satisfatória, assim como a ociosidade desses geram custos operacionais que não trazem retorno.
Criação do organograma da ótica
Para facilitar na decisão de quantos funcionários são necessários para o bom andamento da rotina, montamos um modelo de organograma com as áreas básicas de uma ótica.
A intenção é que você defina quem será responsável por cada setor.
Porém, uma pessoa pode ser responsável por mais de um setor, assim como pode-se definir mais de uma pessoa para o mesmo.
O aumento da produtividade está totalmente ligado aos processos operacionais. Esses são as principais atividades do negócio, a rotina da loja.
É importante que você tenha por escrito e detalhada as atribuições de cada departamento ou atribuições de cada membro da equipe e como deverá ser feita cada atividade.
Para tal, recomendamos a elaboração de um fluxograma, para que todos entendam perfeitamente a razão de cada etapa ser feita de um modo específico, respeitando assim todos os processos e hierarquia.
Segue um modelo simplificado de um organograma. A partir dele é possível montar um fluxograma dos processos:
Vale ressaltar que esse é apenas um modelo básico e você pode usar desta estrutura ou adaptá-la para a realidade da sua empresa, adicionando, retirando, trocando ou unindo funções e cargos.
De qualquer forma, é muito importante que você faça e preencha seu organograma.
Ele é necessário para definir hierarquias e responsabilidades de cada funcionário, facilitando e tornando o trabalho mais eficiente.
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