Definir quantas pessoas trabalharão na sua ótica é uma decisão pessoal, porém, você tem que pensar nos períodos de férias, ausência na ótica (horário de almoço, serviço de banco, algum imprevisto), no movimento e na demanda de vendas que sua ótica suporta.

Já tratamos em outros materiais, que colaboradores sobrecarregados não produzem de forma satisfatória, assim como a ociosidade desses geram custos operacionais que não trazem retorno.

Criação do organograma da ótica

Para facilitar na decisão de quantos funcionários são necessários para o bom andamento da rotina, montamos um modelo de organograma com as áreas básicas de uma ótica.

A intenção é que você defina quem será responsável por cada setor.

Porém, uma pessoa pode ser responsável por mais de um setor, assim como pode-se definir mais de uma pessoa para o mesmo.

O aumento da produtividade está totalmente ligado aos processos operacionais. Esses são as principais atividades do negócio, a rotina da loja.

É importante que você tenha por escrito e detalhada as atribuições de cada departamento ou atribuições de cada membro da equipe e como deverá ser feita cada atividade.

Para tal, recomendamos a elaboração de um fluxograma, para que todos entendam perfeitamente a razão de cada etapa ser feita de um modo específico, respeitando assim todos os processos e hierarquia.

Segue um modelo simplificado de um organograma. A partir dele é possível montar um fluxograma dos processos:

organograma para óticas

Vale ressaltar que esse é apenas um modelo básico e você pode usar desta estrutura ou adaptá-la para a realidade da sua empresa, adicionando, retirando, trocando ou unindo funções e cargos.

De qualquer forma, é muito importante que você faça e preencha seu organograma.

Ele é necessário para definir hierarquias e responsabilidades de cada funcionário, facilitando e tornando o trabalho mais eficiente.

Se gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida é só deixar seu comentário abaixo para que possamos te ajudar! 😉

Veja também:

e-Book - Análise SWOT

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 51