Atualmente, com a facilidade de acesso às informações e a grande concorrência, seu cliente chega muito mais preparado à sua ótica.

Com isso, a venda tem se tornado mais complexa e você não pode perder essa oportunidade por não estar preparado para recebê-la.

O segredo para fazer uma boa venda é que “o vendedor não pareça somente um vendedor”.

Sei que agora você deve estar se perguntando: “Mas como assim?

Esse conceito é usado somente para vendedores que querem empurrar coisas das quais o consumidor normalmente não precisa.

O bom vendedor precisa mostrar ser uma pessoa realmente interessada em oferecer um bom produto que atenda uma real necessidade do cliente.

Ele precisa possuir técnicas de encantamento e de persuasão, ter conhecimento de vendas, de neurolinguística e claro, sobre os produtos que está oferecendo (e seus benefícios na vida do consumidor).

Já o cliente precisa considerar o atendimento como algo natural e não pode em hipótese nenhuma ter algum tipo de aborrecimento durante esse processo de compra.

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As principais técnicas para aumentar suas vendas:

  1. Entregue clareza sobre a qualidade do que seu cliente está comprando. Transmitir honestidade e confiança é o melhor vinculo possível a ser criado com o cliente.
  2. Primeiras impressões importam. Planeje sua apresentação para que a aproximação seja a melhor possível e se adapte de acordo com a leitura que você fizer da personalidade do cliente.
  3. Enfatize o que o cliente vai ganhar comprando com você, deixe claro as vantagens que ele terá.
  4. Mostre o que todo mundo usa e apresente quais são suas marcas mais conhecidas. Fale sobre as vantagens e benefícios de comprar na sua ótica e transmita como sua empresa é especial.
  5. Proporcione opções que sejam do gosto e do perfil do seu cliente, para facilitar a decisão da compra.
  6. Demonstre para seu cliente todo o conhecimento que você possui sobre as diferenças entre as lentes, tipos de armação etc. Faça do atendimento uma consultoria. Isso gera autoridade e pode se tornar um fator de decisão do cliente no momento da compra.
  7. Entregue sempre o que você promete (ou até mais, mas nunca menos).
  8. As vendas devem atingir um ponto alto de satisfação para o consumidor e continuar da mesma forma no pós-venda. Tanto a pré-venda, como o processo da venda e principalmente o acompanhamento inicial de uso do produto (pós-venda), são essenciais e farão a completa satisfação do seu cliente.
  9. Você deve criar um senso de urgência (mas sem forçar a barra), criando no cliente a necessidade de adquirir os produtos naquele mesmo momento.
  10. Preste atenção no comportamento do seu cliente. Grandes vendedores “leem” os comportamentos de seus clientes e fazem ajustes em suas técnicas de vendas, baseados nos tipos de personalidades.
  11. Sempre aprenda com seus erros e principalmente com seus acertos.
  12. Saiba ouvir. Sempre ouça e questione bastante o seu cliente para ter a certeza do que ele quer e do que ele pode pagar. Quando você faz perguntas, se mantém no domínio da venda.

Nunca desista do seu potencial cliente

E mesmo assim, se a venda não der certo naquele momento, não fique frustrado e não “feche uma janela”.

Talvez, numa próxima oportunidade, o cliente reconheça seu valor e volte para realizar uma compra.

Um bom vendedor é acima de tudo, uma pessoa que gosta de manter e cultivar bons relacionamentos.

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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