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Conheça a aplicação da prateleira infinita no mercado óptico

15 de dezembro de 2021 | 14:42h

Conheça a aplicação da prateleira infinita no mercado óptico

Você já imaginou poder integrar todos os itens à venda em sua ótica, facilitando o controle do estoque (físico e virtual) e garantindo que o cliente compre um item, mesmo estando esgotado na loja física? Isso é possível com a prateleira infinita, também denominada endless aisles, gôndola infinita, ou ainda prateleira digital.

Essa ferramenta com conceito omnichannel integra os estoques dos canais de venda (físicos e virtuais), resulta em diversos benefícios que otimizam a operação da sua ótica e, assim, oferece a melhor experiência de compra aos seus clientes.

Explicamos a importância da prateleira infinita com um estudo da Adyen, apontando que, em 2019, nove em cada dez brasileiros não adquiriram um produto pela falta de estoque e que o varejo mundial perde aproximadamente US$4,1 bilhões anualmente, pela interrupção da jornada de compra. Descubra como a prateleira digital funciona e suas vantagens!

Como a prateleira infinita funciona?

Imagine que um cliente gostou de uma armação, mas não encontrou a cor desejada na loja física. Nesse exemplo, o varejista perderia a venda. Entretanto, ao utilizar a prateleira infinita, seria possível consultar a disponibilidade da peça na loja virtual ou no estoque, concluindo a transação.

Na loja física, a gôndola infinita evita a necessidade de um grande estoque de armações. Assim, a maioria das opções ficaria na tela do computador para que os clientes escolham os modelos que melhor se adaptam ao seu formato de rosto. Já no e-commerce da ótica, o próprio cliente pode comprar e rastrear seu pedido.

Como aplicar a prateleira infinita na ótica?

Os meios digitais permitem a aplicação da prateleira digital em óticas. Para isso, basta utilizar uma prática ferramenta para óticas que:

  • integra o estoque total; 
  • possibilita inovação constante;
  • integra as lojas físicas às virtuais;
  • rastreia a entrega ao cliente em domicílio;
  • acompanha o envio dos óculos à loja física;
  • permite trabalhar com fornecedores distantes.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Maior variedade

O lojista apresenta maior variedade de itens, já que ofertará ao cliente produtos disponíveis tanto na loja física, quanto na loja virtual. No caso de grandes centros óticos, a oferta se amplia aos centros de distribuição, franqueadores e, inclusive, estoque de óticas parceiras.

Facilitar a logística

Quando um cliente escolhe uma armação que não está no espaço físico, o vendedor pode, a um clique, enviar a armação ao laboratório onde a lente será produzida. Com isso, o processo de logística é otimizado, diminuindo o prazo de entrega dos óculos ao cliente.

Unificar os estoques

Uma grande vantagem das prateleiras infinitas é poder contar não apenas com o estoque da própria loja, mas também de outras lojas físicas e da loja virtual. Dessa forma, é praticamente impossível perder vendas pela falta de um item.

Evitar frustrar clientes

A versatilidade da prateleira infinita traz empoderamento ao vendedor, por conseguir ofertar itens presentes na ótica, no estoque e no e-commerce. Com isso, fica muito mais fácil garantir a satisfação dos clientes.

Quais cuidados devem ser tomados?

Para que a prateleira infinita otimize suas vendas, é preciso aplicá-la corretamente. Os cuidados a serem tomados são:

-Gestão eficiente de fornecedores, do catálogo dos produtos e de todas as operações.

-Equipe de vendas atundo como consultores – que orientam o cliente na compra ideal.

-O omnichannel (omnicanal) deve integral todas as operações não apenas a de vendas.

-Plataforma interativa com estoque, registro de entrada e saída dos produtos.

-Garantia de que o estoque contenha o produto escolhido.

-Atente para a burocratização do método.

-Tenha fornecedores idôneos.

Como vimos, a prateleira infinita combate a falta de estoque, aumenta a variedade dos produtos, otimiza a logística, aumenta a satisfação do cliente — favorecendo a reputação da ótica —, e ainda potencializa o faturamento do seu negócio.

E então, gostou de aprender sobre a aplicação dessa prateleira eficiente? Então deixe um comentário abaixo!

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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