Você sabe qual é o valor do estoque da sua ótica? Talvez ainda não tenha notado ou não tenha dado a devida importância, mas o estoque da sua loja pode se tornar um grande vilão, caso não seja controlado de maneira correta.

Gerenciar o estoque é uma das tarefas mais importantes para que se tenha uma estratégia consistente de vendas e para que você não venha a ter prejuízos por produtos acumulados.

Porém, muitas óticas ainda deixam a desejar nesse ponto, não realizando o lançamento dos seus produtos em um sistema de gestão, sejam eles lançamentos de compra, saída por quebra, brinde, trocas ou devoluções e por fim, deixando de fazer a conferência de inventário.

Além de um bom sistema de gerenciamento, algumas outras recomendações devem ser avaliadas para que se tenha uma boa gestão de estoque.

Pensando no quanto isso pode impactar os resultados de sua ótica, criamos este artigo para proporcionar a você uma clara visão sobre a importância do controle de estoque, como organizá-lo e como aproveitá-lo para melhorar suas vendas. Fique conosco até o final!

Faça um inventário e o mantenha organizado

Antes de mais nada, você precisa começar organizando os seus produtos. É possível fazer isso de duas maneiras: manual ou com auxílio de um programa para óticas.

Inicialmente você pode organizá-lo em um lugar físico, efetuando uma contagem para saber exatamente o número de produtos que existem em sua loja.

Uma forma de facilitar essa contagem, é separar as peças por marcas.

Com o uso do sistema, você terá auxílio e automatização de todo esse processo, pois ele ajudará a organizar e encontrar as inconsistências nas movimentações ocorridas durante o período que foram imputadas informações nele.

É também importante, que você crie os processos de nutrição do programa. Realize as entradas de todas as peças, através de um cadastro completo do produto e registre todas as movimentações corretamente. Para isso, é importante definir uma periodicidade de conferência do estoque.

Essa nutrição permitirá que você possa comparar o que tem em sua loja física e o que tem lançado dentro do sistema.

Portanto, com esse processo de contagem e conferência, você terá noção exata de qual é o valor do estoque do seu negócio, conseguindo inclusive informações valiosas, como:

  • Produtos separados por fornecedor;
  • Produtos separados por marca;
  • Quanto tempo seu estoque está parado.

Entre outras informações essenciais.

Está organizado? Agora você precisa olhar para a sua estratégia

Antes de definir as métricas que você precisa ter para analisar o desempenho de suas vendas e produtos mensalmente, é necessário que reflita sobre os seguintes questionamentos:

  1. Há quanto tempo sua ótica tem produtos parados que não saem por nada?
  2. Quanto custa esse seu estoque parado?
  3. Como está o giro de estoque da sua ótica?
  4. Você está com as peças certas para vender ao seu público potencial?

Conhecendo melhor os seus produtos e os seus clientes, você precisa começar a revisar as estratégias de vendas da sua ótica, eliminando o estoque parado (que significa dinheiro parado) e consequentemente tendo melhores resultados.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Gerencie seu estoque

Para gerenciar o seu estoque e obter melhores resultados, não basta somente organizá-lo e criar estratégias de vendas.

É necessário também que você consiga obter o maior prazo de pagamento possível com seus fornecedores, receber o quanto antes do seu cliente e principalmente empregar o menor capital possível em estoque, com um bom nível de serviço prestado ao seu consumidor.

Com isso, você precisa se atentar aos prazos de pagamento com seus fornecedores e principalmente aos prazos e formas de pagamento que sua ótica oferece aos clientes.

Algumas ferramentas que pode te auxiliar nesse entendimento, são: a análise da Curva ABC e a Matriz BCG.

E claro, além dessas análises, você pode avaliar também, periodicamente, alguns relatórios que te auxiliarão na tomada de decisões e correções de percurso:

  • Análise detalhada dos produtos vendidos;
  • Estudo de público-alvo;
  • Análise da variação de custos do estoque;
  • Entre outras.

Por fim, vale lembrar que um bom gerenciamento é aquele onde toda equipe está atualizada. Portanto, passe a sua equipe as informações e feedbacks relevantes para que eles acompanhem em tempo real a realidade da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com toda a equipe da sua ótica e nos deixe um comentário abaixo! 🙂

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 44