Conheça a aplicação da prateleira infinita no mercado óptico

Conheça a aplicação da prateleira infinita no mercado óptico

Você já imaginou poder integrar todos os itens à venda em sua ótica, facilitando o controle do estoque (físico e virtual) e garantindo que o cliente compre um item, mesmo estando esgotado na loja física? Isso é possível com a prateleira infinita, também denominada endless aisles, gôndola infinita, ou ainda prateleira digital.

Essa ferramenta com conceito omnichannel integra os estoques dos canais de venda (físicos e virtuais), resulta em diversos benefícios que otimizam a operação da sua ótica e, assim, oferece a melhor experiência de compra aos seus clientes.

Explicamos a importância da prateleira infinita com um estudo da Adyen, apontando que, em 2019, nove em cada dez brasileiros não adquiriram um produto pela falta de estoque e que o varejo mundial perde aproximadamente US$4,1 bilhões anualmente, pela interrupção da jornada de compra. Descubra como a prateleira digital funciona e suas vantagens!

Como a prateleira infinita funciona?

Imagine que um cliente gostou de uma armação, mas não encontrou a cor desejada na loja física. Nesse exemplo, o varejista perderia a venda. Entretanto, ao utilizar a prateleira infinita, seria possível consultar a disponibilidade da peça na loja virtual ou no estoque, concluindo a transação.

Na loja física, a gôndola infinita evita a necessidade de um grande estoque de armações. Assim, a maioria das opções ficaria na tela do computador para que os clientes escolham os modelos que melhor se adaptam ao seu formato de rosto. Já no e-commerce da ótica, o próprio cliente pode comprar e rastrear seu pedido.

Como aplicar a prateleira infinita na ótica?

Os meios digitais permitem a aplicação da prateleira digital em óticas. Para isso, basta utilizar uma prática ferramenta para óticas que:

  • integra o estoque total; 
  • possibilita inovação constante;
  • integra as lojas físicas às virtuais;
  • rastreia a entrega ao cliente em domicílio;
  • acompanha o envio dos óculos à loja física;
  • permite trabalhar com fornecedores distantes.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Maior variedade

O lojista apresenta maior variedade de itens, já que ofertará ao cliente produtos disponíveis tanto na loja física, quanto na loja virtual. No caso de grandes centros óticos, a oferta se amplia aos centros de distribuição, franqueadores e, inclusive, estoque de óticas parceiras.

Facilitar a logística

Quando um cliente escolhe uma armação que não está no espaço físico, o vendedor pode, a um clique, enviar a armação ao laboratório onde a lente será produzida. Com isso, o processo de logística é otimizado, diminuindo o prazo de entrega dos óculos ao cliente.

Unificar os estoques

Uma grande vantagem das prateleiras infinitas é poder contar não apenas com o estoque da própria loja, mas também de outras lojas físicas e da loja virtual. Dessa forma, é praticamente impossível perder vendas pela falta de um item.

Evitar frustrar clientes

A versatilidade da prateleira infinita traz empoderamento ao vendedor, por conseguir ofertar itens presentes na ótica, no estoque e no e-commerce. Com isso, fica muito mais fácil garantir a satisfação dos clientes.

Quais cuidados devem ser tomados?

Para que a prateleira infinita otimize suas vendas, é preciso aplicá-la corretamente. Os cuidados a serem tomados são:

-Gestão eficiente de fornecedores, do catálogo dos produtos e de todas as operações.

-Equipe de vendas atundo como consultores – que orientam o cliente na compra ideal.

-O omnichannel (omnicanal) deve integral todas as operações não apenas a de vendas.

-Plataforma interativa com estoque, registro de entrada e saída dos produtos.

-Garantia de que o estoque contenha o produto escolhido.

-Atente para a burocratização do método.

-Tenha fornecedores idôneos.

Como vimos, a prateleira infinita combate a falta de estoque, aumenta a variedade dos produtos, otimiza a logística, aumenta a satisfação do cliente — favorecendo a reputação da ótica —, e ainda potencializa o faturamento do seu negócio.

E então, gostou de aprender sobre a aplicação dessa prateleira eficiente? Então deixe um comentário abaixo!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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