Esclareça as suas dúvidas sobre pagamentos digitais em uma ótica
A experiência do cliente se tornou um dos pontos focais em qualquer negócio. Por isso, é fundamental buscar aprimorá-la a partir de métodos modernos e avançados. Nesse sentido, os pagamentos digitais se destacam cada vez mais, devido à rápida popularização e alta praticidade.
Esse formato se espalhou com o avanço da tecnologia, que possibilitou inclusive o surgimento dos bancos digitais. As formas de enviar e receber dinheiro de forma online estão mais dinâmicas, vide o exemplo do PIX e dos cartões digitais.
Mas como a sua ótica pode se beneficiar desse cenário? Neste artigo, vamos esclarecer dúvidas importantes sobre os pagamentos digitais. Veja a seguir!
Quais são os principais meios de pagamentos digitais?
É importante diversificar as formas de realizar pagamentos digitais. Entre elas, as mais comuns são:
1. Cartão de crédito
O cartão de crédito é o principal método para pagar no universo online, devido à sua praticidade, além das facilidades para ter a posse de um cartão. São vários benefícios, como parcelamentos de compras e bônus, como pontos e milhas. Há várias bandeiras disponíveis e não é necessário ter conta no banco da operadora para solicitá-lo.
2. Débito automático
O débito automático é muito utilizado para quitar contas de consumo básico, como luz e telefone. A opção funciona para boletos recorrentes, permitindo programar uma data para o pagamento automático dos mesmos.
3. Boleto Bancário
O boleto é uma forma de pagamento que pode ser feita por qualquer pessoa, já que pode ser pago com dinheiro diretamente no caixa de bancos e lotéricas. Também é possível utilizar o código de barras para pagar online.
4. Carteira digital
A carteira digital é um serviço digital que armazena dados financeiros para realizar pagamentos. Pode ser utilizada tanto em lojas físicas como virtuais, utilizando dispositivos móveis.
5. Pix
O PIX é um método recente criado pelo Banco Central para realizar transações rápidas e instantâneas, utilizando chaves específicas nas transferências bancárias. É um método que tem facilitado muito os pagamentos no varejo, pois diminui os custos nas taxas cobradas
Como aderir e aplicar ao negócio
Para estabelecer pagamentos digitais no negócio, é preciso seguir alguns passos. Em primeiro lugar, você deve consultar as taxas cobradas em cada modalidade e verificar a viabilidade para seu negócio. No caso das óticas, cartões de crédito e débito são indispensáveis, mas opções como as carteiras digitais e o PIX têm transformado positivamente a experiência do cliente.
É altamente recomendável também ter um site com e-commerce, expandindo as opções de compra do consumidor. Nesse ambiente, os pagamentos digitais se tornam a base para as transações e deve haver uma boa usabilidade.
Por fim, as transações digitais precisam contar com uma solução especializada que permita o envio e recebimento do dinheiro. Essas plataformas podem ser administradas diretamente pelo seu negócio ou a partir da intermediação de terceiros — a segunda opção é mais comum, a partir da contratação de serviços de empresas especializadas em plataformas de pagamento.
O que considerar ao escolher a plataforma mais adequada
Ao analisar a melhor plataforma para a sua ótica, procure por parceiros que ofereçam qualidade nos serviços e no suporte. É importante que a plataforma esteja capacitada para atender sua demanda e tenha integração para os formatos de pagamentos digitais escolhidos.
Nesse sentido, você precisa entender quais são as bandeiras de cartão de crédito disponíveis, os bancos integrados e se é possível utilizar outras modalidades, como o PIX e as carteiras digitais. Quanto mais opções, melhor será para a experiência do seu cliente.
Outra atenção é para o checkout. É mais indicado que a finalização da compra possa ser feita dentro do seu próprio site, evitando o redirecionamento. Isso traz mais segurança e confiança para o cliente. Por fim, avalie as taxas cobradas para garantir que estão alinhadas com os seus interesses.
Os pagamentos digitais devem ser vistos como um benefício para a sua ótica. Independentemente dos formatos escolhidos, a ideia é levar mais agilidade, segurança e melhoria no acompanhamento das vendas, além de outras vantagens para o negócio e para o cliente.
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