A falta de uma gestão financeira eficaz, pode gerar sérios riscos na gestão de uma ótica, deixando o negócio muito vulnerável.

Por isso, mesmo que seja capaz de alcançar bons resultados com boas estratégias, é preciso entender que uma boa gestão financeira, com custos controlados, é o que trás sustentabilidade ao negócio.

Para desenvolver uma redução de custos eficiente, é preciso conhecer de gestão financeira. Assim, será possível nortear os esforços e planejar estratégias mais alinhadas aos objetivos da empresa.

Neste texto, explicaremos um pouco a importância da gestão financeira para sua ótica e como fazer a redução de custos com sucesso. Confira!

Entenda a importância da gestão financeira para sua ótica

A gestão financeira é um conjunto de ações fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, sendo responsável por assegurar a saúde financeira, evitando os impactos negativos.

Ela exige que os gestores empreguem foco às suas atividades, como meio de garantir a saúde financeira.

Dessa forma, será possível otimizar os resultados e assegurar recursos em caixa para expandir as operações da sua ótica, caso haja viabilidade econômica.

gestão financeira para óticas

Aprenda como fazer a redução de custos em sua ótica

Como mostramos, a gestão financeira é um processo fundamental para ampliar as visões estratégicas sobre a sua ótica e potencializar seus esforços. Confira 6 dicas rápidas sobre como realizar a redução de custos em seu negócio e maximizar seus rendimentos.

1. Identifique as despesas desnecessárias

Faça uma análise das despesas. Portanto, faça um levantamento geral sobre todas as suas contas — como aluguel, telefone, internet, energia, aluguel e tantas outras.

Esse levantamento facilita o processo de renegociação de serviços e fornecedores, favorecendo a qualidade do serviço em um valor mais atrativo.

Desse modo, você terá mais certeza do retorno dos seus investimentos e encontrará novos meios para otimizar a saúde financeira da sua ótica.

2. Observe o consumo de energia

É fundamental garantir que os equipamentos usados no seu dia a dia não consumam energia desnecessariamente, como durante a noite ou nos finais de semana.

Além disso, é preciso também verificar o consumo de energia desses aparelhos no modo stand by.

3. Faça uma boa gestão de estoque

O estoque desempenha um papel crucial para a sua ótica e, por isso, exige uma gestão eficaz.

Trabalhar com mercadorias é um processo delicado e necessita de bom planejamento para evitar problemas que comprometem as operações.

Um estoque cheio nem sempre é sinal de sucesso. Mercadorias paradas significam grandes prejuízos ao seu caixa. O contrário também é válido nessa situação. Se os seus clientes procuram por um produto inexistente em suas prateleiras, você perderá oportunidades de vender e lucrar.

A otimização da sua gestão de estoque é crucial para evitar falta de mercadorias e produtos parados.

Para evitar esse cenário, é preciso avaliar os itens que têm saída insuficiente e identificar aqueles que são mais requisitados pelos clientes.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

4. Foque o fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa é fundamental para qualquer tipo de empresa.

Ele é usado para registrar todas as entradas e saídas de recursos e serve para detectar o excesso ou falta de recursos financeiros, indispensável para se fazer gestão financeira.

Com um fluxo de caixa eficaz, é possível prever alguns cenários e traçar um plano eficiente para contornar as futuras adversidades financeiras ou sobras para poder investir na própria ótica.

Esse acompanhamento permite detalhar e mapear os períodos de dificuldade ou de sobras de caixa.

5. Saiba negociar

Todo cliente sonha com as melhores ofertas quando vão às compras. Por isso, como empreendedor, você também deve manter essa mentalidade ao procurar pelas melhores condições com seus fornecedores e parceiros. Saber negociar é fundamental para assegurar a qualidade e a eficiência de sua ótica sem comprometer o negócio financeiramente.

A negociação impacta diretamente os seus custos. Por isso, para realizar uma redução de custos eficiente, é preciso saber como conduzir esse processo e alcançar um resultado satisfatório para os seus objetivos. Além de procurar pelos melhores preços, você também deve avaliar as condições de pagamento a fim de evitar taxas e juros abusivos.

6. Tenha um sistema de gestão

Para alcançar o sucesso, é preciso planejar o futuro e encontrar soluções que alavanquem seus resultados. A tecnologia se tornou a maior aliada para muitos empreendimentos de destaque no mercado. Um sistema de gestão de ótica, por exemplo, é uma ferramenta fundamental para auxiliar o seu negócio na redução de custos e potencializar seus esforços.

Com um sistema de gestão, é possível fazer o lançamento de todas suas vendas e controlar as entradas e saídas de caixa.

Além de facilitar o cadastro de clientes, um bom sistema ótico disponibiliza um histórico de receitas oftálmicas, possibilitando identificar seus clientes com total praticidade e eficiência.

Pronto! Desejamos que estas pequenas dicas ajudem a sua ótica na redução de custos e maximizem os seus resultados.

Lembre-se de contar com um sistema de gestão de ótica para melhorar ainda mais os seus resultados!

Ficou interessado em como a tecnologia ajuda o seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores e conheça nossas soluções!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens publicadas: 19