Conheça o conceito de gamificação e saiba como aplicar na sua ótica

Conheça o conceito de gamificação e saiba como aplicar na sua ótica

A gamificação é um processo que aplica tecnologia e dinâmica de jogos em ambientes educacionais e corporativos. O objetivo principal é ampliar o engajamento de pessoas em determinada atividade e incentivar a resolução de problemas.

Essa técnica tem ganhado muito espaço nas empresas, com foco tanto na experiência dos clientes como no desempenho dos colaboradores. A partir do método de recompensas, é uma estratégia que motiva ações e comportamentos.

Neste artigo, vamos entender mais sobre o universo da gamificação e como ela funciona, passando também por seus benefícios, tipos de aplicação e como implementá-la de forma adequada nas óticas. Confira!

Como funciona a gamificação aplicada aos negócios

A dinâmica de jogos aplicada aos negócios costuma utilizar o sistema de pontuação e ranking. Para isso, são criados os objetivos de curto e longo prazo, separados por fases e missões. É a produtividade que se reverte em pontos, sendo uma forma de bonificar quem se destaca.

A premiação pode variar, sendo comum a presença de viagens e bônus em dinheiro. Assim, tanto a empresa quanto o colaborador é beneficiado. Enquanto o negócio se finda no crescimento pelo empenho das equipes, o funcionário recebe incentivos para fazer um bom trabalho e executar suas tarefas com excelência.

No caso da gamificação voltada para o cliente, é comum haver uma ligação direta com campanhas de marketing. Nas ações, o consumidor pode ganhar bônus, brindes e descontos ao executar determinadas ações, como participar do programa de indicações ou compartilhar sua experiência nas redes sociais. As atividades geralmente estão relacionadas aos produtos ou serviços da empresa, seja a partir da recomendação, divulgação ou avaliação dos mesmos.

como acelerar o crescimento da ótica?

Tipos de gamificação para o ambiente corporativo

A gamificação no ambiente corporativo pode ser interna ou externa. No primeiro caso, trata-se do processo aplicado aos colaboradores, com foco nos recursos humanos. Já a externa está relacionada aos clientes, na busca de atração e fidelização de consumidores.

Também pode ser dividida de acordo com a finalidade, já que pode ser introduzida em cenários distintos e para públicos variados.

Nesse caso, é importante compreender os comportamentos, necessidades e expectativas da aplicação. Alguns exemplos são:

  • Treinamentos: gamificação utilizada no onboarding de novos funcionários, apresentação de novos produtos/serviços, aprimoramento do conhecimento das políticas de empresa, desenvolvimento de equipe;
  • Integração de equipe: inclusão de novos colaboradores, reforço do trabalho em equipe, melhoria da comunicação entre o time, eliminação de problemas interpessoais;
  • Resultados: competição como forma de incentivar desempenho, melhoria no atendimento dos clientes, ajuste na comunicação da marca.

Como elaborar um projeto de gamificação em óticas

Assim como outros nichos, as óticas também podem participar da gamificação. O projeto pode ser entre as unidades franqueadas (se for o caso), entre os colaboradores ou entre os clientes.

A seguir, apresentamos algumas dicas para elaborar seu projeto, com foco no contexto de uma ótica específica e os colaboradores.

Entenda os problemas na ótica

O primeiro passo é entender o atual contexto da ótica, seja nos problemas enfrentados para gerar resultados, seja na execução de tarefas nos departamentos.

Deve-se definir os objetivos a serem alcançados — como aumentar as vendas de uma determinada marca de óculos ou melhorar o conhecimento dos funcionários sobre as necessidades dos clientes, bem como quem serão os participantes da estratégia.

Além disso, é importante estabelecer as relações entre os colaboradores para as atividades e entender como é a cultura organizacional. Para isso, conversar com todos ajuda muito.

Defina as diretrizes e a missão dos jogos

No game, é preciso ter regras e objetivos bem definidos. A partir da problemática, deve-se pontuar aonde chegar, bem como os caminhos a serem percorridos para tal. São pontos que devem ficar claros a todos os envolvidos.

Conheça os participantes

Quem serão os participantes do jogo? No nicho de óticas, há diferentes contextos: nas franquia, pode-se considerar uma competição entre as unidades, pensando em bonificação para os melhores resultados em vendas.

Já em uma loja específica, os jogadores podem ser os colaboradores, competindo pelo posto de melhor desempenho, ou mesmo os clientes, ajudando no processo de indicações.

Conforme a escolha, atente-se para o número de jogadores e converse com os envolvidos para conhecer as expectativas. A dica é criar uma persona, descrevendo necessidade, motivações e comportamentos. Isso ajuda a definir os perfis dos jogadores, que podem se dividir em:

  • Predador: competitivo e gosta de se manter na liderança;
  • Conquistador: tem foco na conquista dos objetivos;
  • Explorador: gosta de desbravar a jogabilidade e tem perfil curioso;
  • Socializador: gosta de socializar e se relacionar com os demais jogadores.

Determine as missões e a mecânica do jogo

Na hora de criar as missões, pense da forma mais específica possível. Lembre-se de fazer simulações e estimular a interação entre os participantes, focando na proatividade. Além disso, pense na história a ser contada, no tema e no formato do jogo, como a durabilidade total, finito ou fixo, e de cada etapa.

Um exemplo de missão entre colaboradores: em vez de pensar somente em aumentar as vendas, por exemplo, você pode direcionar a lógica para expandir o conhecimento sobre os tipos de lente de óculos ou criar objetivos coletivos para troca de informações entre os vendedores.

Teste a versão final

Selecione alguns jogadores para testar a técnica desenvolvida. Isso vai ajudar a entender se o projeto se sustenta e coletar feedbacks de melhoria.

A prototipação é importante para definir se haverá bom engajamento e se os recursos estão bem estruturados para garantir homogeneidade na obtenção dos pontos.

Como aplicar a estratégia na sua ótica

Para montar o projeto e garantir que a gamificação seja bem aplicada na sua ótica é importante entender que não se trata de uma forma de levar entretenimento à equipe, mas de uma ferramenta para resolver problemas.

Você deve garantir que a técnica seja de fato engajadora e utilizada de fato nas atividades, seja nas vendas, no marketing da loja ou na integração da equipe. Uma boa implementação pode ser feita com o apoio de organizações especializadas, que tenham boa experiência com a gamificação.

Além disso, busque sempre monitorar as etapas, tal como as atividades e o desempenho dos colaboradores. Acompanhar os resultados é uma forma de verificar se os objetivos realmente são alcançados.

Os benefícios da gamificação para a sua ótica são vários: bom engajamento dos colaboradores, desenvolvimento de novas habilidades, expansão de conhecimento sobre os produtos e as doenças oculares, incentivo da cooperação em equipe, aumento da produtividade, entre outros.

Aplique a gamificação na sua ótica e você vai ver os resultados crescerem no curto e longo prazo! Gostou deste conteúdo? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

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