5 dicas para controlar o estoque da sua ótica

5 dicas para controlar o estoque da sua ótica

Talvez você ainda não tenha notado ou não tenha dado a devida importância, mas o estoque da sua ótica pode ser um grande vilão se não for controlado de maneira correta. Seu estoque pode te dar muito prejuízo!

Nesse post, você vai encontrar dicas valiosas de como pode tornar seu controle eficiente e evitar desperdícios na sua loja. Vamos lá?

1. Se organize

O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é organizar todos os produtos da sua ótica em um lugar físico. Faça isso de um maneira lógica, possibilitando que qualquer um possa encontrar e retirar as peças de maneira rápida e fácil, sem precisar ficar “caçando” uma marca em uma montanha de produtos.

Fazendo isso, todo o fluxo de funcionamento de uma venda ou até mesmo de uma reposição será muito mais eficiente.

Dica: se você já souber quais marcas e modelos tem mais saída, organize seu estoque de maneira que essas sejam as peças mais fáceis de serem alcançadas.

2. Tenha controle

Uma vez que tenha seu estoque esteja organizado, o próximo passo é bem “lógico”. Você precisa ter controle de tudo o que acontece com ele.

Se um produto sai, precisar ter isso registrado, se um produto entra, também. Se você não tiver pelo menos as informações de entrada e saída, nunca vai conseguir controlar de maneira eficiente o que tem na sua ótica, correndo o risco de ficar com um estoque lotado ou quase inexistente, ambas as situações muito ruins.

3. Controle, mais controle

Implantou um sistema para controlar sua entrada e saída? Se sim, ótimo!

Mas não paramos por ai. É importante que você confira de tempos em tempos se esse seu sistema está funcionando, fazendo inventários e com isso verificar se os seus números estão batendo com a realidade.

Se não estiverem, você precisa entender o que está fazendo de errado e tomar as ações necessárias para corrigir o processo.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

4. Treine sua equipe

De nada adianta organizar o estoque da sua ótica, criar um sistema de controle e fazer inventários periódicos se todos não colaborarem.

Não importa quantos inventário você faça, se alguém sempre esquecer de dar saída ou entrada em um óculos, por exemplo.

Para que todo o processo seja eficiente, é necessário que haja a colaboração de toda a equipe, só assim será possível chegar a um resultado satisfatório.

5. Automatize e tenha mais informações

É claro que você pode criar um sistema manual para controlar tudo. Pode ser em um “livro de estoque” ou até mesmo em uma planilha no computador, no entanto, essas não devem ser medidas definitivas para tal tarefa.

O ideal é que você tenha um sistema de gestão específico para a sua ótica, dessa forma você irá automatizar todo o processo de entrada e saída de armações e outros produtos que você tem na sua loja.

Além disso, um sistema poderá oferecer relatórios e diversas outras informações de maneira MUITO mais rápida e precisa.

Serão necessários apenas alguns cliques para saber se alguma marca está com muita ou pouca saída, o que te possibilita tomar outras ações estratégias.

Seguindo essas 5 dicas, você provavelmente já terá um controle sobre seu estoque muito maior. Alguns processos podem lhe parecer bem óbvios, mas se não forem feitos da maneira correta, irão de trazer dor de cabeça.

Se você se interessou e quer entender ainda mais sobre o assunto, baixe nosso ebook sobre o tema e veja diversas outras informações que com certeza irão te ajudar 😉

eBook: Organizando o estoque da sua ótica. Baixe gratuitamente!

Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

Postagens: 9