Saiba como ter total controle do estoque da sua ótica através do Kardex
Para quem quer saber mais sobre Kardex, o que significa e qual a sua função, esse é o tema do artigo de hoje.
O que é Kardex?
Por definição, kardex, é um sistema, uma forma de organização de inventário, de estoque.
Esse controle serve para possibilitar o gerenciamento, o ciclo de vida do produto dentro da sua ótica.
Seu conceito é de se ter o histórico e o acompanhamento das movimentações da peça dentro da ótica, quando ela foi comprada pela primeira vez, quando foi vendida, quanto tempo ficou em estoque e com isso, saber o tempo de reposição da peça.
Isso é essencial para controlar o giro de estoque.
Como aplicar na sua Ótica?
Para que se tenha um kardex organizado é necessário, primeiramente, ter uma forma de reunir e filtrar essas informações.
Esse sistema pode ser um software de gestão – e como estamos falando do mercado ótico que tem muitas peculiaridades, o ideal é ter um sistema próprio para óticas – ou então, pode ser um controle em planilhas, sejam manuais ou de programas como o excel, por exemplo.
Mas cá entre nós, esse controle manual ou via planilhas dá muito mais trabalho, já que cada informação tem que ser toda digitada letra a letra, enquanto um sistema de gestão automatiza todo o processo, exclui o trabalho manual e te deixa livre para pensar em assuntos administrativos, financeiros e ter grandes ideias.
É necessário que dentro desse sistema, haja um espaço reservado para o cadastro adequado do item, com as informações uteis para uma identificação fácil, rápida e clara da peça.
O próximo passo é a alimentação das informações de compra do item (como número da nota, fornecedor, data da compra, preço de custo, quantidade de peças compradas, NCM e todas as tributações devidas) assim como as informações da venda (para quem vendeu, quando vendeu, quantas peças vendeu no total) ou saída estoque (por quebra, devolução para fornecedor, furto, roubo, deterioração, entre outros).
Analisar as informações do seu estoque
Com essas informações em dia, é totalmente possível fazer um monitoramento detalhado do estoque e evitar a falta de reposição de produtos importantes, confiar nas informações para tomada de decisões de compra, troca de marca, quantidade ideal de peças, comprar produtos que tragam lucro para a ótica e até estudar a possibilidade de trabalhar com estoque por encomenda, que é a venda garantida.
Com o monitoramento do estoque em dia através da utilização do kardex, é possível também trabalhar e se precaver quanto ao tempo de entrega do produto pelo fornecedor.
Nas óticas, que sabemos ser muito diferente dos outros mercados pelo fato de trabalharmos com a saúde visual das pessoas, é essencial controlarmos os pedidos ao fornecedor tanto de lentes como de armações, saber qual o status desses pedidos e principalmente o prazo de entrega.
Nós, da Optidados, temos um software de gestão chamado Optisoul, que pode te ajudar também no controle adequado do estoque da sua ótica. Entre em contato com um dos nossos consultores, solicitando uma apresentação de nossa solução!
Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e conta pra gente ai nos comentários! 🙂