4 dicas para preparar a sua ótica para o Dia das Mães

4 dicas para preparar a sua ótica para o Dia das Mães

Maio chegou, e com ele, mais uma data comemorativa muito importante, que estremece o coração dos consumidores: o Dia das Mães.

Neste artigo você encontrará algumas dicas para que consiga organizar e preparar a sua ótica para encantar seus clientes, gerar fidelização e consequentemente aumentar as vendas.

No segundo domingo do mês de Maio é comemorado o Dia das Mães. Mas o que esse dia representa para a população?

Na minha visão, representa a valorização da mulher, a valorização da mãe, que talvez não seja do mesmo sangue, mas é de coração ou da forma que cada um se sente confortável e seguro para denominar. É a valorização de quem educa, cuida e se preocupa.

Assim como a representação desse dia, sua ótica precisa ter o cuidado e se preocupar com as ações que fará para encantar suas clientes e fidelizá-las.

Com isso, vamos as dicas:

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Organize suas ideias e defina o orçamento para o Dia das Mães

A primeira coisa que precisa fazer é definir o que você deseja fazer e quanto vai investir nessa data.

Você pode conceder descontos, promoções, melhorar as condições de pagamento, oferecer brindes, ou até fazer um pequeno evento, como um café da manha ou da tarde em alguns dias, entre outras diversas ideias.

Com orçamento definido, você definirá quanto dará de desconto e em quais peças, quais brindes e qual será o tamanho do evento que vai promover na loja, por exemplo.

Comunique-se com os clientes e possíveis clientes

Como as pessoas saberão que você está fazendo algo especial se você não se comunicar com elas? Divulgue suas ações!

Essa divulgação pode ser feita através de uma mensagem enviada para uma lista de transmissão ou em grupos do WhatsApp.

Você também postar nas redes sociais que sua ótica utiliza, como Facebook, Instagram e Twitter.

Se em seu orçamento separou uma parte para a comunicação, pode até mesmo fazer anúncios pagos nas próprias redes sociais, rádios e/ou  carros de som.

DICA EXTRA: Uma mega sacada é criar uma rede de indicações, onde você escolhe alguns parceiros que indiquem a sua ótica e junto com essa indicação o cliente ganhe um desconto. Um exemplo simples é fechar parceria com uma Floricultura, onde você distribui uma certa quantidade de flyers ou cartões da sua ótica que deem algum desconto ou brinde para quem comprar na Floricultura e vice versa.

Prepare o visual da sua ótica

A montagem da vitrine e do interior de sua loja é essencial para a criação de uma experiência incrível do cliente.

Se você não sabe a importância de investir nesse ponto, te pergunto: Quantas vezes você caminhou pela rua ou no shopping e se apaixonou por uma vitrine?

É um fato comprovado de que os olhos compram primeiro, então você e sua equipe precisam se preocupar com o visual de sua ótica.

Monte uma vitrine atrativa, com cores que chamem atenção, e com os produtos mais atrativos para as mamães de plantão. O interior de sua loja também deve conter as mesmas cores da vitrine, com detalhes que os façam se sentir confortável e a vontade.

Materiais Optidados: e-Book Análise SWOT

Prepare a sua equipe para o Dia das Mães

É importante que sua equipe esteja totalmente preparada para atender todos os clientes com o cuidado e a eficiência necessários para proporcionar um atendimento diferenciado.

Forneça um treinamento ou faça uma reunião com sua equipe para enfatizar os pontos fortes de seus produtos, as abordagens estratégicas, argumentos e assuntos, para além de vender, interagir e agregar ao cliente com informações de seu interesse.

Saber as necessidades e expectativas de seus clientes, pode ser um fator que ajude a se prepararem para esse tópico.

Além de conhecimento sobre os produtos e argumentos, vale lembrar que o visual de sua equipe precisa estar harmonizado com o ambiente da loja.

Esta é apenas uma das datas comemorativas das quais você pode aproveitar para gerar mais vendas em sua ótica.

Outro ponto muito importante que irá te ajudar na fidelização desses clientes é o pós venda, aproveite o aumento de fluxo de pessoas e colete os dados de seus clientes para que você efetue os retornos e acompanhamento da utilização dos seus produtos. 

São dicas e ações simples, mas que fazem total diferença para o sucesso de sua ótica! Gostaria de pedir que nos conte como e qual foi a experiência que você proporcionou aos seus clientes em alguma data comemorativa. Deixe suas experiências, dúvidas e sugestões nos comentários.

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens: 49