ERP para óticas: como fazer uma melhor gestão do seu negócio

ERP para óticas: como fazer uma melhor gestão do seu negócio

Você sabe o que é um ERP? Já ouviu falar ou utiliza na gestão da sua ótica?

Vamos explicar neste texto o que é um ERP, como ele funciona, para que serve, e, quem sabe, te oferecer uma solução para contribuir no processo de gestão do seu negócio.

Vamos aos dados.

O que é um ERP?

O ERP – Enterprise resource planning – é um sistema de gestão que integra todos os setores do seu negócio. Ele foi desenvolvido para auxiliar gestores a reunir todas as informações de um empreendimento, sem correr o risco de perder ou duplicar dados.

O software funciona da seguinte forma: após a instalação, são lançados todos os dados de todos os setores. Existem módulos para vendas, administrativo, fiscal, financeiro, estoque, montagem e outros que podem ser criados se adequando às necessidades de acordo com cada tipo de negócio.

O sistema cria senhas individuais e cada um tem acesso a determinadas áreas. O acesso é controlado e ainda é possível criar diferentes níveis hierárquicos dentro do ERP. Ou seja, o gestor poderá acessar todas as áreas, mas o vendedor terá acesso apenas aos módulos de vendas e estoque. 

Por que é necessário ter um ERP numa óptica?

A gestão de um negócio é um trabalho que requer o máximo de atenção e informações possíveis. Um trabalho de equipe, e todos precisam executar com perfeição suas tarefas para juntos chegarem a uma meta estimada.

Cada colaborador da óptica terá sua fatia de contribuição para alimentar o software com os dados pertinentes a cada setor. 

Conseguir reunir tudo isso num único sistema vai ajudar os gestores a tomar decisões mais assertivas, já que com a compilação das informações será possível gerar relatórios precisos, e as chances de crescimento são maiores.

Principais vantagens de ter um ERP na sua ótica

O ERP – sistema de gestão integrada – foi desenvolvido para facilitar o trabalho de gestores e colaboradores, diminuir a margem de erros, e conseguir integrar todas as informações de uma empresa num único software. Isso se traduz em mais precisão e coerência nos relatórios que o sistema gera.

Automação de processos

Através da automação dos processos, a chance de perder, duplicar ou errar nas informações segue uma margem bem menor que nos processos manuais.

Informações na nuvem

Facilidade de acesso ao conteúdo registrado, já que as informações ficam todas armazenadas na nuvem, então o acesso pode ser feito através dos computadores, tablets ou celulares, sendo o último: tendência absoluta.

Balanço contábil rápido

Seu contador terá todos os dados compilados, tendo assim acesso a um balancete preciso e com muito mais dinamismo.

Quais áreas da ótica são beneficiadas com um ERP

Como o ERP é um sistema de gestão integrada, todos os setores da ótica terão seus processos inseridos no software. Cada área terá seu módulo, e o acesso a cada um deles é controlado, e pode ser posteriormente verificado pelos gestores. O sistema pode oferecer relatórios por cada área, e relatórios com a análise da junção de todos os dados lançados.

Vamos explicar como funcionará na prática para cada setor.

Vendas

Lançamento de cada item vendido, acompanhamento de vendas individuais, por quantidade de itens, por grupos, por produtos

Estoque

Funcionará integrado aos módulos compras e vendas, mantendo o inventário sempre atualizado, e, com a compilação dos dados é possível criar campanhas promocionais com os produtos de menor saída.

Produção

Com esse módulo as encomendas de lentes para óculos e lentes de contato terão um acompanhamento muito melhor, evitando que se percam dados, prazos e obtendo com facilidade informações sobre os laboratórios parceiros.

Compras

Esse é outro módulo que funcionará integrado aos de venda e estoque, evitando assim que um produto com boa saída falte em estoque e que se compre em quantidades maiores que as realmente necessárias.

Financeiro

A parte de recebíveis e contas a pagar ficarão integradas, e a cada lançamento do módulo venda a informação automaticamente alimentará as informações de caixa.

Fiscal

Emissão e recebimento de documentos com maior controle, guias de pagamentos de impostos, tributos e qualquer outra questão fiscal também fará parte desse módulo, que contará com alertas evitando a perda de prazos.

Gestão

O gestor pode ser o único a ter acesso irrestrito a todos os módulos e níveis de segurança do sistema. Contará com a elaboração de relatórios precisos através da compilação dos dados inseridos, e terá maior chances de verificar o que está ou não funcionando bem no seu negócio, podendo diminuir erros e corrigir o que se fizer necessário.

Conheça o melhor ERP para óticas

No caso dos donos de ópticas, existe a Optidados, um app de gestão integrada criado especialmente para a área. 

A Optidados é uma empresa que veio para facilitar bastante a vida dos empreendedores, pois sua tecnologia pode ser usada tanto no seu computador quanto no celular, mesmo que você esteja off-line. É possível acessar o sistema em tablets também.

A tecnologia é tanta, que você pode obter através de uma única foto a medida personalizadas para os óculos de cada cliente! O app consegue tomar as medidas de DNP e altura com uma imagem do rosto com a armação que será usada, tirada pelo vendedor ou enviada pelo próprio cliente! Os ERPs vieram mesmo para revolucionar as vendas de óculos, e para quem quer se manter em vantagem no mercado, ter uma ferramenta como essas é fundamental. Seus clientes ficarão encantados com a praticidade e a tecnologia de ponta oferecida pela sua ótica, e você terá chances exponenciais de sucesso e crescimento. 

Além do pupilômetro, também é possível lançar vendas, emitir documentos fiscais e acompanhar o caixa e estoque com muita facilidade.

Para quem pretende dar um salto para a tecnologia, e oferecer o que há de mais moderno e eficiente aos clientes, ter um sistema integrado como o app da Optidados, se faz urgente e necessário! 

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 43