Entenda os riscos de não ter um ERP para ópticas

Entenda os riscos de não ter um ERP para ópticas

Um sistema de ERP para ópticas revela-se uma ferramenta essencial para a gestão empresarial nesse ramo específico. Ao promover automação comercial, esse sistema concentra diversas informações da loja em um só lugar, abrangendo desde dados dos colaboradores e clientes até as movimentações financeiras e de estoque.

Trata-se de uma solução que proporciona um controle eficiente, ágil e seguro para o empresário. A partir do uso do ERP para ópticas, é possível gerar relatórios, monitorar o volume de estoque, estabelecer cronogramas de entregas e até mesmo analisar os produtos de maior e menor demanda.

Diante de uma ferramenta tão robusta, não poderia ser diferente: o empresário consegue reduzir os riscos inerentes ao negócio. Para que você compreenda a importância do ERP para ópticas, apresentamos a seguir quatro problemas que podem ser evitados com essa solução!

1. Perda de informações importantes

Os dados da sua óptica são essenciais para a manutenção do seu negócio. São as informações que orientam as estratégias e te levam a compreensão das necessidades reais da sua loja.

Sem um ERP para ópticas, muitos desses dados podem se perder na gestão, prejudicando as tomadas de decisão e até resultando problemas fiscais. Além de organizar os processos e armazenar todas as informações, essa ferramenta permite criar relatórios com insights úteis para embasar cada passo na gestão empresarial.

2. Tempo excessivo em atividades manuais

Os processos manuais consomem tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas. O uso de planilhas, por exemplo, torna as análises mais complexas e exigem mais esforço dos colaboradores.

Com um ERP para ópticas, atividades de gestão como o controle de estoque e contas a pagar se tornam mais práticas. É possível inovar inclusive com formas de pagamento digital, oferecendo mais praticidade ao cliente.

O tempo liberado pela automação pode ser melhor aproveitado para que a equipe atue nas estratégias de negócio. É possível, por exemplo, planejar ações de vendas e promoções para aumentar os resultados e atrair novos clientes. Dessa forma, o negócio ganha mais produtividade e assertividade.

3. Aumento de custos

Vamos falar sobre os custos do negócio! Será que os investimentos da loja estão surtindo efeito? Sem um sistema de gestão eficaz, a administração da óptica se torna mais restrita para identificar os resultados do negócio.

Uma gestão manual gera dificuldades para identificar quais são os produtos que mais vendem, o que precisa ser reposto no estoque e o que está em excesso. Com isso, o empresário perde visibilidade sobre onde aplicar os esforços de venda. Com investimentos menos lucrativos, a consequência é um aumento de custos desnecessários para a loja.

4. Mau atendimento ao cliente

Por fim, outro risco causado pela falta de um ERP para ópticas é a baixa qualidade no atendimento. A experiência do cliente deve ser uma das prioridades para gerar resultados, focando na fidelização.

Informações organizadas permitem promover um entendimento mais claro, atendendo as necessidades e os perfis de consumo de quem frequenta a loja. É uma forma de personalizar o atendimento a partir do histórico de cada cliente para oferecer produtos mais adequados.

O consumidor precisa de lentes com graus elevados? Prefere óculos de sol? Usa lentes de contato? Ao entender o que cada um compra, o vendedor pode oferecer produtos com mais assertividade de venda, melhorando os resultados. Além disso, os dados favorecem campanhas digitais, como disparo de ofertas e o relacionamento em datas especiais.

Um ERP para ópticas pode fazer muita diferença para o negócio. No entanto, é importante contar com um fornecedor de credibilidade, que ofereça uma plataforma segura e eficiente. Com mais de 15 anos no mercado, a B-15 Optidados visa levar inovação, qualidade e produtividade para a sua loja. Entre em contato e conheça nossa plataforma!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

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