Conheça os maiores erros na gestão de ótica e saiba como evitá-los

Conheça os maiores erros na gestão de ótica e saiba como evitá-los

Para realizar uma gestão eficiente da sua óptica, é necessário contar com um bom planejamento. Uma das melhores maneiras de alcançar isso, é identificar os maiores e mais comuns erros na gestão de óptica. Dessa forma, é possível compreender como eles podem ser evitados, a fim de não comprometer os resultados da empresa.

Você observará que a maioria dos erros está relacionada a “não realizar determinada tarefa”. Além disso, grande parte das soluções são simples, exigindo apenas boas práticas de gestão financeira! Continue lendo para conhecer os cinco maiores equívocos possíveis no gerenciamento de uma óptica e as melhores formas evitá-los. Boa leitura!

1. Não armazenar dados dos clientes

Estar mais próximo do seu cliente e zelar por ele estão entre os maiores segredos para vender mais. No entanto, não há como fazer isso se você não salvar seus dados, como a receita dos óculos, o nome completo do paciente, o endereço, o telefone e o e-mail para avisar quando os óculos que você vendeu ficarem prontos ou quando a receita dos óculos vencer.

2. Não fazer controle de estoque

Você sabe quais e quantos produtos você possui no estoque da sua óptica? Destes itens, quais vendem menos e quais vendem mais? Além disso, esses produtos estão etiquetados? Se você não tem respostas para essas perguntas, há um problema muito sério na gestão da sua loja.

A recomendação urgente é que você realize o inventário de todo o seu estoque, registre todas as informações em uma planilha eletrônica e etiquete cada item. Em seguida, comece a elaborar relatórios diários sobre o seu estoque.

3. Não cuidar da saúde financeira

Manter a boa saúde financeira de uma empresa é o pilar de qualquer empreendimento. Portanto, ao negligenciar o planejamento financeiro, você enfrentará grandes problemas, colocando a sobrevivência da sua empresa em risco.

A razão é simples: ao não saber quanto receberá ou pagará nos próximos meses, você não organiza a vida financeira da sua loja. Por isso, comece já a realizar um planejamento financeiro agora mesmo, caso contrário, você não terá conhecimento sobre quanto você poderá investir e quanto conseguirá lucrar.

4. Não definir estratégias lucrativas

Gerenciar uma empresa requer assertividade e máximo comprometimento. Ou seja, de nada adianta inaugurar sua óptica e já ir para o balcão. O ideal é conter ao máximo a ansiedade e analisar seu negócio e, definindo estratégias que visem o lucro.

Fazer isso sem controlar as vendas, torna o desafio ainda maior. Pois sem essa observação, não é possível identificar os erros e acertos para então definir as estratégias que levarão ao crescente faturamento e lucro.

5. Não ter um sistema de gestão específico para ópticas

Quando pensamos em ópticas, é crucial ponderar sobre o fator inovação. Esta é uma das formas de agregar valor ao serviço prestado na loja, seja por meio do atendimento personalizado, seja por meio de um programa de fidelização o cliente. Portanto, se o empresário não apostar num sistema exclusivo de gestão de ópticas, esses problemas e os mencionados anteriormente tornam-se mais difíceis de serem solucionados.

Um bom sistema de gestão contribui para a ampliação dos resultados, a prevenção de erros, além de evitar retrabalhos improdutivos. Para alcançar esses objetivos, conte com B-15 Optidados, a melhor solução em App para gestão que levará sua óptica atingir essas metas.

Neste artigo, você viu os maiores erros na gestão de ópticas que podem comprometer a saúde do seu negócio, mas também aprendeu como evitá-los. Nossa sugestão é colocar todas as dicas em prática agora mesmo!

E então, o artigo foi esclarecedor? Se você identificou alguns desses problemas entre em contato conosco, que nossa equipe especializada em processos para ópticas vai ajudar você!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 37