Gerenciamento de rede sociais para óticas: qual a importância?
As redes sociais são plataformas que conectam pessoas que compartilham informações nos âmbitos pessoal profissional e comercial. As mídias se apresentam na forma de sites e aplicativos, sendo as mais usadas o Instagram, o WhatsApp e o Facebook, sobretudo quando o objetivo é comprar ou vender produtos e serviços.
Se você é empresário, já deve estar usando ou já pensou em usar as redes sociais em negociações. Mas você sabe fazer isso de maneira correta? Sabe, por exemplo, a importância do gerenciamento de redes sociais? Continue lendo e veja que dominar este assunto vai alavancar as vendas da sua ótica!
Qual a importância das Redes Sociais para o e-commerce?
As redes sociais são poderosas ferramentas para o comércio eletrônico que cresce exponencialmente a cada ano. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as vendas no e-commerce pelas redes sociais saltaram de 22% para 34%. Um estudo feito pela NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, mostra os principais números e tendências em relação às vendas pelas mídias sociais. Confira!
Atendimento
Neste quesito atendimento, o Whatsapp está presente em 95% dos e-commerce, seguido pelo Instagram com presença de 83,5%, e-mail com 51% e Facebook com 49,5%.
Estratégia
Aqui, o Instagram dispara na frente, com 87% das vendas contra os 45% que utilizam o Facebook como principal canal. Juntos, estes dados fazem das redes sociais peças-chave para as lojas com presença física ou não.
Ou seja, todos querem (e precisam) estar totalmente virtualmente disponíveis, o que inclui:
- permitir que os clientes compartilhem produtos e compras recentes em apenas um clique;
- vendas diretas através das plataformas;
- direcionar compradores aos produtos;
- interagir com os clientes.
Divulgação da marca
Mais uma vez, o Instagram leva a melhor com 96% na divulgação das marcas, seguido de 80% no Facebook e 71% no WhatsApp, com 13 pontos percentuais a mais em relação a 2019.
Efeito Instagram
Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é uma das principais vitrines e canais de comunicação da atualidade. Por isso, se você vende algo, esteja no Instagram!
Como fazer o gerenciamento de redes sociais?
Para tudo isso funcionar, é fundamental saber gerenciar os canais eficientemente. Veja como!
Defina o tom de voz da sua marca
O tom de voz deve estar conectado tanto aos princípios quanto à personalidade da marca, além de ser autêntico — pois sua maneira de falar com o cliente determina como ele se relaciona e se identifica com a empresa. A voz da marca pode ser informativa, autoritária, divertida etc.
Use uma estratégia omnichannel
Voltada para o varejo, a estratégia omnichannel é baseada em usar, de maneira simultânea e interligada, vários canais de comunicação, visando estreitar as relações online e offline com os seus clientes.
Interaja com os usuários
Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, atualmente não se fala sobre clientes satisfeitos, mas “lovers” — ou seja, que realmente se apaixonam pela marca. Quanto mais estreita for a conexão com o seu público, mais ele divulgará sua marca.
Ofereça conteúdo de valor
Ao oferecer algo valioso aos seus seguidores, o gatilho mental da reciprocidade é ativado. Além disso, o cliente sempre buscará conteúdos que consigam satisfazer as suas necessidades. Lembre-se, informar nunca é demais quando o objetivo for a entrega de valor.
Conte histórias
Contar uma história da sua marca em vez de apenas apresentar seus produtos é fundamental. Conte como sua empresa chegou até aqui, qual sua motivação, seu propósito etc. Com isso, os clientes se identificam com a marca e constroem um relacionamento com ela.
Tenha foco
Em vez de criar perfis em várias redes sociais, concentre-se nas mais capazes de atingir seu público alvo. Vale lembrar que em quanto mais redes sociais você investir, mais difícil será dar a atenção necessária a elas.
Esperamos que este artigo sobre gerenciamento de redes sociais forneça o norte que faltava para firmar sua presença nas principais redes sociais. Aproveitamos para lembrar que o universo do marketing digital para óticas é gigante, então, é fundamental manter-se atualizado sobre o assunto.
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