Como escolher o melhor sistema de gestão para óticas?

Como escolher o melhor sistema de gestão para óticas?

No Brasil, atuar no varejo é sempre um grande desafio, tendo em vista que existem várias excelentes oportunidades no mercado, mas é preciso atuar com o máximo de precisão e competência para abraçá-las. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo mostrando como escolher o melhor sistema de gestão para óticas.

Ao utilizar uma solução do tipo, você consegue colocar a sua empresa em outro patamar de produtividade, experimentando benefícios incríveis, funcionalidades únicas e otimizando a maioria dos processos recorrentes no seu dia a dia. Quer ganhar estes diferenciais competitivos? Então, continue sua leitura!

Qual a importância de ter o melhor sistema de gestão?

Antes de abordamos como escolher um sistema de gestão para óticas, você precisa entender a importância de contar com um recurso do tipo na sua empresa. Além contar com uma série de funcionalidades, o sistema mudará a forma pela qual você e seus funcionários lidam com os desafios da rotina. Veja, a seguir, como.

Redução de custos operacionais

Uma das formas pelas quais um sistema de gestão para óticas promove melhorias na sua empresa é possibilitando uma significativa redução nos custos operacionais. Trata-se de uma vantagem muito comum para quem aposta na automação, pois reduz as chances de ocorrência de erros humanos, falhas desnecessárias e do retrabalho, por exemplo.

Com isso, os colaboradores não precisarão perder um tempo valioso na procura de informações ou tentando encaixar os processos, pois todos os dados estarão centralizados e com fácil acesso. Assim, fica muito mais fácil saber o que comprar, o que funciona e não funciona, realinhando estratégias e mudando hábitos que antes davam prejuízos.

Melhora da experiência do cliente

Em última instância, o objetivo de qualquer empresa de varejo consiste em agradar o cliente e fazer com que ele compre mais, não é verdade? Nesse sentido, mais uma vez, contar com um bom sistema de gestão para óticas pode ser bastante recomendável. O próprio fato de otimizar sua rotina, por exemplo, já permite direcionar mais atenção para seu público.

Como se isso não bastasse, você ganha a prerrogativa de manter um registro de informações dos consumidores, podendo utilizar tal ativo para enviar e-mails promocionais, mensagens de pós-venda ou até mesmo parabenizações em datas especiais, como Natal e Aniversário. Também é possível visualizar seu histórico de vendas e preferências, personalizando o atendimento.

Mais produtividade no dia a dia

Seria muito mais interessante para a gestão que, ao invés de ter que contratar mais pessoal ou encarar perder inerentes à operação diária, fosse viável encontrar soluções que pudessem trazer mais produtividade no dia a dia. Portanto, contar com um software de gestão para óticas pode ser extremamente útil nesse sentido.

No Brasil, administrar uma empresa requer muita dedicação e tempo, uma vez que existem variadas tarefas e desafios, que devem ser vencidos a todo o momento. Com um bom sistema, isso fica mais simples, pois é uma poderosa ferramenta que automatiza diversos trâmites, reduzindo a quantidade de atividades manuais, repetitivas e burocráticas.

O que considerar para ter o melhor sistema de gestão?

Pronto! Se você chegou até aqui, não tem jeito: é altamente provável que você já esteja considerando a adoção de um bom sistema de gestão para sua ótica, de forma que a empresa possa aproveitar resultados ainda melhores. No entanto, para isso, é imprescindível considerar alguns pontos na hora de escolher. Continue sua leitura e descubra quais são!

Sistema de gestão operacional completo

A primeira coisa que você deve considerar para ter o melhor sistema de gestão é se ele é completo. Ou seja, a ferramenta deve contemplar muitas áreas e segmentos de interesse, como o setor de vendas, administrativo e fiscal. Afinal, uma das perguntas que devem ser respondidas é como o sistema vai, efetivamente, ajudar a sua loja.

Não deixe de analisar a descrição das funcionalidades da plataforma, verificando os recursos e checando se eles se encaixam ou não no cotidiano do seu negócio. Entre as principais funções, podemos destacar o controle do histórico de clientes, a centralização de dados de receitas, a administração financeira, detalhamento de vendas, fluxo de caixa, DRE e assim por diante.

Presença de pupilômetro digital

Você sabia que um bom sistema de gestão para óticas pode contar com a presença de um pupilômetro digital? Para quem atua no segmento ótico, trata-se de um recurso bastante interessante, que promete oferecer um ótimo custo-benefício. Entre suas principais vantagens, está o fato de ser um recurso a mais para oferecer o melhor atendimento aos clientes.

Com ele, você terá muito mais precisão na avaliação e na adaptação, que poderia ser prejudicada com uma medição equivocada de tal equipamento, algo muito mais provável na sua versão convencional. Poucos milímetros mal mensurados já poderiam ter um impacto muito negativo, que se refletiria em insatisfação do consumidor e perda de credibilidade.

Boa reputação do fornecedor

Por fim, na hora de escolher um bom sistema de gestão para óticas, você não pode deixar de avaliar a boa reputação do fornecedor. Como é uma solução extremamente útil, existem muitas empresas entrando no mercado, mas isso não quer dizer que todas primem pela excelência e qualidade. Por isso, um pouco de paciência e contraste podem ser cruciais à sua decisão.

Você deve, por exemplo, checar a expertise e a presença no setor, com credibilidade e confiabilidade de parceiros e usuários. Para isso, você pode analisar o testemunho de clientes, eventuais reclamações não resolvidas pelo suporte e a presença de funcionalidades de ponta, como funcionamento off-line, migração de dados e assim por diante.

Como a Optidados pode ajudar?

A Optidados é uma empresa que possui ampla expertise no segmento, que pode oferecer o melhor sistema de gestão para óticas. Além de excelência no suporte, nossa solução conta com as principais funcionalidades para quem atua no setor, podendo fazer uma tremenda diferença na sua rotina e se traduzindo como um impressionante diferencial competitivo.

Gostou de aprender como escolher o melhor sistema de gestão para óticas? Quer contar com uma excelente ferramenta para a gestão da sua ótica? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 36