5 estratégias de marketing para óticas! Coloque em prática hoje mesmo!
Para conseguir destacar a sua ótica, é essencial investir em assertivas estratégias de marketing. Nesse sentido, é fundamental usar a internet para conquistar novos clientes e fortalecer a imagem da sua marca.
Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet. Esse dado mostra como é importante para o seu negócio apostar no marketing, principalmente no ambiente digital.
A seguir confira 5 dicas infalíveis de estratégias de marketing para óticas. Vamos lá?
1. Marcar presença nas redes sociais
Com tantos consumidores usando a internet, é natural que eles também estejam presentes nas redes sociais. Ter presença nessas mídias é primordial para conseguir posicionar a sua marca, bem como atrair e reter novos clientes. Para que saiba, hoje, no Brasil, as redes sociais mais utilizadas são:
- YouTube;
- Facebook;
- WhatsApp;
- Instagram;
- Messenger;
- Twitter;
- LinkedIn;
- Pinterest;
- Skype;
- Snapchat.
Uma dica interessante é recorrer ao atendimento omnichannel para integrar os seus canais. Mais do que ter presença digital e estar nas principais redes sociais, é essencial que a experiência do cliente ao usar esses pontos de contato não seja marcada por erros como a ausência de centralização da comunicação.
2. Fazer anúncios no Google Ads
Google Ads é uma aplicação para fazer publicidade on-line, na qual os anúncios ficam disponíveis em formato de link pago. Você já deve ter se deparado com esse tipo de marketing. Um exemplo prático é quando se digita uma palavra-chave no buscador do Google e as primeiras posições que aparecem na primeira página são anúncios pagos.
3. Investir em ações com os clientes
O seu negócio busca encantar e surpreender o cliente? Essas são estratégias de fidelização e marketing. Quando campanhas são feitas fortalecendo esses pilares, a tendência é que o consumidor valorize a experiência e se torne um agente promotor da sua marca. Isso é extremamente positivo para o negócio, porque gera um marketing orgânico e, o que é melhor, em formato de testemunho.
Ainda pensando em ações de encantamento, é importante consolidar um processo de pós-venda. O cuidado com o cliente após a conversão é fundamental para reduzir o churn rate (taxa de rotatividade) e aumentar o lifetime value (valor do cliente no tempo). Por isso, invista também em programas de fidelização.
4. Produzir conteúdo relevante
Uma forma inteligente de manter o seu negócio em destaque é investir no marketing de conteúdo. Produzir conteúdo relevante é uma maneira de mostrar aos potenciais clientes/leads, que a sua marca tem expertise na solução oferecida, ou seja, é referência no que faz, entrega valor e possui diferenciais. Essa é uma das estratégias de marketing para óticas, que podem ajudar a fortalecer a sua marca.
5. Apostar no atendimento personalizado
As empresas que sabem conciliar a transformação digital com a humanização do atendimento se destacam da concorrência. Um bom exemplo, fora do segmento ótico, é a Nubank, que é referência em atendimento personalizado e experiência do cliente. Em vez de os agentes de atendimento usarem um pitch mecanizado, eles têm um modelo que dá mais liberdade para interagir, o que torna a interface mais humanizada.
Trazendo essa realidade para o segmento ótico, citamos algumas soluções que estão se destacando. Nelas, existem jornadas de atendimento onde a tecnologia permite ao consumidor, ter participação ativa na decisão de suas escolhas e finalização da compra.
Coloque em prática essas estratégias de marketing para óticas e, com certeza, você vai ver o seu negócio conquistar novos clientes e crescer. Em um cenário de crise econômica, marcar presença digital se tornou uma prática ainda mais importante para manter a sua ótica relevante no mercado.
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