Em plena transformação digital de processos e de novos modelos de negócios, oriundos da E-Digital Brasileira – Decreto 9319/2018, a modernização pode ser determinante para bons e sustentáveis resultados. Para tanto, é indispensável que as óticas busquem soluções sistêmicas e tecnológicas de fácil usabilidade e ótima performance, para suportar uma gestão efetivamente de muita qualidade. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre o tema, explicando como escolher o melhor sistema para ótica.

O objetivo é esclarecer os principais aspetos do tema em pauta, destacando tanto a importância de contar com um software robusto quanto aos fatores necessários para a escolha da plataforma. Então, não perca mais tempo e entenda como é possível organizar e modernizar a gestão do seu negócio ótico!

A importância de um bom sistema para ótica

Organização, controle, transparência, previsibilidade e economia. Da forma como percebemos, esses são os principais benefícios conquistados por meio de uma boa plataforma para a sua ótica. Isso é possível porque o objetivo de um moderno e funcional sistema de gestão é minimizar os problemas operacionais do seu negócio e maximizar a sua contribuição, usando-o de forma completa.

Quando pensamos em óticas, os maiores desafios se concentram em alguns pontos, como a necessidade de conciliar velocidade e qualidade nos atendimentos, a importância de contar com um histórico detalhado dos clientes e, por fim, a boa integração entre a ótica e os laboratórios.

Com uma boa plataforma de gestão, você consegue administrar o acompanhamento de todas essas áreas, além de muitas outras funcionalidades que podem tornar a sua operação ainda mais eficaz e efetiva. Por último, mas não menos importante, devemos considerar o fator da competitividade de mercado.

Como introduzimos neste artigo, vivemos em uma era mergulhada na intensa transformação digital, em que as soluções tecnológicas existem para tornar o nosso cotidiano mais fácil, ágil e rentável. Nesse sentido, caso você não opte pela reinvenção do seu negócio e por criatividade, é provável que os seus concorrentes o façam.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Os principais fatores na escolha da plataforma

A esse ponto, pode ser que você se pergunte:

  • Como identificar um bom sistema para a minha ótica?

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Afinal, essa é uma dúvida comum para quem ainda não contratou uma boa plataforma. Por isso, listamos os dois principais fatores para colaborar na sua decisão. Veja!

Funcionalidades

As primeiras perguntas a serem respondidas são:

  • O que esse sistema oferece e como ele vai ajudar a minha loja?

Para isso, você analisa a carta de funcionalidades da plataforma, identificando como esses recursos se encaixam no cotidiano do seu negócio. Em nossa visão, um bom sistema deve incluir interfaces de:

  • controle do histórico dos consumidores, compilando receitas, dados e permitindo que você acompanhe a evolução dos clientes no presente e no futuro;
  • gestão financeira, oferecendo detalhamento de vendas, contas a pagar e a receber, emissão de boletos, controle bancário, fluxo de caixa, DRE, plano de contas, balancetes e outros relatórios;
  • cadastramento de clientes, controle de inadimplência, busca automática de endereços por CEP e outras soluções automatizadas para acelerar o trabalho do seu time de profissionais;
  • transição de controles mais simples, planilhas em Excel para o programa, evitando que você perca os dados anteriores à implementação da plataforma;
  • recursos de controle de estoque, fiscal, vendas, plataforma de acesso mobile e outras funcionalidades.

Credibilidade / Consistência / Uniformidade

Já aqui, é importante que você analise a reputação do seu provedor de solução de gestão, que deve ser voltado exclusivamente para o segmento ótico. Para isso, você pode observar o lado institucional, buscando saber quantas óticas atende, se atua nacionalmente, a qualidade de seu suporte, o depoimento de seus clientes, relacionamento com os principais players do mercado etc.

É nesse sentido que aproveitamos o momento, mais que oportuno, para apresentar a nossa solução para essa busca incessante do varejo ótico. Caso ainda não saiba, a Optidados é uma referência no segmento ótico, implementando solução com suporte voltado para as necessidades gerenciais em todo o país, atendendo a centenas de óticas, com tecnologia de vanguarda, excelência em suas funcionalidades e muita praticidade em sua usabilidade, afinal, é o único sistema que te permite realizar vendas via celular.

O nosso sistema, Optisoul, compila dezenas de recursos para assessorar e aprimorar a efetividade do seu time de profissionais, tornando os atendimentos mais rápidos, planejamentos mais previsíveis, estimativas financeiras e econômicas precisas e muito mais! Por isso, convidamos você a conhecer o OptiSoul, uma referência em sistema de gestão para óticas. Para conhecê-lo, acesse nossa página e peça uma apresentação completa e 100% gratuita!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta.

Postagens publicadas: 9