Gestão para PMEs: 6 dicas para gerir com sucesso

Gestão para PMEs: 6 dicas para gerir com sucesso

O mercado está cada vez mais concorrido e, por isso, é fundamental se organizar internamente para assegurar o melhor desempenho do seu negócio. Quando falamos em PMEs (pequenas e médias empresas), isso se torna ainda mais importante. Afinal, a margem para investimentos errados costuma ser menor, podendo causar prejuízos irreversíveis.

Dessa forma, é necessário entender quais são as melhores técnicas e táticas para garantir que o seu negócio seja gerenciado da maneira correta. Internamente, é preciso que todo o seu Time de profissionais tenha a estrutura necessária para oferecer uma experiência positiva aos clientes. Saber como bem administrar uma ótica, pode direcionar melhor os recursos e proporcionar melhor relação custo benefício ao capital investido.

Os desafios, porém, são diversos e é preciso ficar atento. Por isso, preparamos este artigo com 6 dicas fundamentais para a gestão de PMEs que passam pelo estudo em relação ao comportamento dos clientes, controle de estoque, contabilidade em dia e para uso gerencial etc. Tire suas principais dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e confira!

Qual é a importância de adotar uma gestão para PMEs?

Por melhor que seja o seu produto e/ou atendimento, nenhum resultado a longo prazo vai ser positivo sem planejamento. Afinal, o mercado está cada vez mais disputado e é preciso estar em constante aprendizado e desenvolvimento. Para isso funcionar, o trabalho começa muito antes. É a partir de uma gestão eficaz que os frutos aparecerão, para uma maior e melhor sustentabilidade.

Sem a organização interna, há desperdício de tempo e recursos, resultando em mais trabalho e menos produtividade, além do não atendimento da experiência do consumidor, o que pode ser fatal para o negócio.

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Quais são as 6 melhores práticas para uma gestão de sucesso?

O que você deve fazer para garantir uma gestão PME de sucesso? Listamos 6 dicas fundamentais para que se alcance esse objetivo a curto, médio e longo prazos. Confira!

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para uma gestão eficaz de PMEs é realizar um planejamento estratégico.

Defina qual é o propósito do seu negócio e as estratégias adotadas para alcançá-lo. A partir dessas escolhas, você deve posicionar a sua ótica, o que contribui para aumentar as chances de sucesso.

Defina também a estrutura do seu time de profissionais, as responsabilidades e funções de cada um, enfim, a organização interna. O seu negócio não pode começar sem isso, pois caso aconteça, muitas tarefas deixarão de ser executadas, alguns profissionais ficarão sobrecarregados e, como consequência, o desempenho será ruim.

2. Analise a concorrência

Após a definição da estrutura interna e de um planejamento a curto, médio e longo prazos, é preciso realizar uma análise da concorrência. Afinal, são essas empresas que disputarão com você a atenção e os recursos dos consumidores do varejo ótico. Portanto, é fundamental entender como elas trabalham. Quais são, por exemplo, os seus principais diferenciais para atrair mais clientes?

Também é importante focar as falhas da concorrência, o que permite a criação de oportunidades. Imagine que os preços do seu principal concorrente são mais baixos e, por isso, o fluxo de clientes é alto. Porém, muitos consumidores reclamam do atendimento e estão dispostos a trocar de ótica por um serviço melhor. O que fazer? Investir em um bom relacionamento com eles.

3. Estude o público-alvo

Ainda mais importante do que avaliar a concorrência é compreender o seu público-alvo. A partir de uma análise mais detalhada, uma dica relevante é a criação de uma persona, ou seja, um perfil semificcional que represente o cliente ideal da sua ótica. Com essa definição e um estudo aprofundado do comportamento e preferências do seu potencial cliente, é possível moldar o seu negócio.

Qual o tom de voz a ser utilizado para se aproximar do público? Quais são os canais de comunicação que devem receber um maior investimento para gerar impacto na audiência? Essas perguntas passam a ser respondidas com essa pesquisa. E o melhor: as suas estratégias se tornam mais efetivas, com maiores chances de gerar retornos positivos.

4. Desenvolva uma boa gestão financeira e fiscal

Em primeiro lugar, pode ser um grande diferencial contar com um sistema específico, voltado para o seu segmento. A gestão manual de tantas informações relevantes abre uma margem significativa para erros que prejudicam a sua loja. É necessário otimizar esse trabalho e assegurar que seja executado corretamente.

O ideal é contar com um profissional responsável apenas por essas tarefas. Afinal, as responsabilidades são grandes. A boa gestão fiscal e contábil, por exemplo, é o que garante se sua ótica, terá ou não sucesso.

5. Controle o estoque

controle do estoque também é fundamental para uma PME. A partir dele, você garante que nenhum produto faltará em sua loja ao mesmo tempo em que os recursos são investidos apenas naquilo que realmente gira, que vende. Sem isso, a falta de uma boa gestão de estoque gera muitos prejuízos, financeiros ou até de reputação.

6. Monitore e encontre melhorias

É vital buscar por melhorias constantes nos processos de gestão. Por isso, monitore de perto tudo o que é feito pelo seu time, estipule métricas e acompanhe o desempenho de todo o negócio para encontrar formas de otimizar o trabalho. É preciso aprender com os pontos negativos da sua operação e transformá-los em melhorias. Como diz o velho ditado: ‘Do limão, fazer uma limonada!’

A gestão para PMEs é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio, inclusive da sua ótica. A organização interna é que vai permitir a entrega de um produto e um serviço ainda melhor para o seu cliente. Com as práticas certas e consistentes, os resultados certamente aparecem.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância e as melhores práticas para uma gestão de PMEs, que tal continuar por dentro de assuntos relevantes para a sua ótica? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

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