Adquirir uma nova armação é uma tarefa que costuma causar dúvidas nos clientes. Entre tantos modelos, é comum que as pessoas não saibam como escolher óculos de grau ou o que considerar. Por isso, é importante saber como ajudá-los nessa etapa.

É fundamental que a decisão final harmonize com o rosto e com a personalidade do usuário. Assim, o atendimento ao cliente ficará mais caprichado e o nível de satisfação será maior

Para saber como auxiliar nessa tarefa, veja 5 dicas que são infalíveis na escolha de um óculos de grau.

1. Use o formato do rosto como base

Um passo inicial interessante consiste em considerar o formato do rosto do cliente. Um rosto quadrado, por exemplo, equilibra bem uma armação redonda ou com elementos sinuosos. De modo oposto, um rosto redondo funciona melhor com uma armação quadrada ou com linhas retas. Para o rosto triangular, as armações sem tanto volume equilibram as proporções.

Um rosto longo oval combina com todos os modelos, enquanto um rosto fino também pede uma peça mais delicada para não pesar o visual.

Com essas indicações, seu cliente poderá focar em estilos específicos para escolher da melhor maneira.

2. Aborde a colorimetria

A colorimetria prevê que cada um tem uma coloração pessoal. Dependendo do tom de pele, da cor dos cabelos, dos olhos e de outras características, certas cores funcionam adequadamente para certos indivíduos.

Usar esse conhecimento de apoio, portanto, ajuda o cliente a escolher a melhor armação. Vale saber com quais cores a pessoa se identifica mais e, até mesmo, ter algumas amostras com cores distintas.

Com base nisso, cada pessoa pode selecionar os tons que mais combinam e, assim, focar em armações desse tipo.

3. Disponibilize várias cores e as estampas

Por falar em cores, é interessante que você apresente várias alternativas nesse sentido para que o processo de como escolher óculos de grau seja mais simples. Portanto, esteja pronto para demonstrar as diversas opções das armações.

Às vezes, uma armação preta fica muito pesada no rosto de alguém, mas o modelo com estampa de tartaruga combina perfeitamente. O mesmo vale para várias cores e outras estampas.

Então, para aumentar as chances de vendas e melhorar a capacidade de escolha por parte do seu cliente, não deixe de demonstrar as possibilidades que estão disponíveis.

4. Considere o tipo de lente

Outro ponto essencial na escolha do óculos de grau é o tipo de lente. Quando se trata de uma prescrição comum, praticamente qualquer tipo de armação será funcional. Porém, tudo muda de acordo com as características desse elemento.

Se a lente tiver um grau muito elevado, por exemplo, pode acontecer de ela ser mais grossa. Isso exige uma armação com sustentação melhor, até mesmo para a proteção da lente. Do mesmo modo, lentes com propriedades especiais também podem exigir armações com mais segurança.

Não deixe de conferir a prescrição com informações do cliente para identificar quais modelos de óculos podem ser escolhidos.

5. Apresente a qualidade dos materiais

Além de tudo, é interessante focar na qualidade dos materiais para a construção do óculos de grau. Armações de acetato são populares e oferecem bom custo-benefício, então, vale pontuar isso ao apresentá-las.

Também vale a pena pensar em outros elementos, como alumínio e aço. Há, ainda, versões de madeira para quem busca algo diferenciado e sustentável.

É importante demonstrar quais são os tipos mais duráveis e indicados para cada estilo de vida, como a prática de esportes ou o uso constante, por exemplo. Assim, a tomada de decisão é informada.

O processo de como escolher óculos de grau ficará mais fácil se você orientar os seus clientes. Com isso, é possível aumentar a taxa de conclusão de vendas e, até mesmo, garantir a satisfação por parte dos clientes.

Aproveite o espaço dos comentários e conte quais são as outras dicas que você usa para ajudar os clientes da sua ótica!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 48