Uma das principais barreiras para um maior sucesso de um negócio é a ausência de integração entre setores na empresa.

Processos desenvolvidos com um olhar para a “microgestão”, como regra, geram impactos negativos para diversas frentes do negócio, como a gestão de custos e a qualidade da experiência do cliente.

A integração entre os setores, tendo como foco todas as etapas da atividade e o objetivo-fim do negócio, é o resultado de uma estratégia conhecida como S&OP (Sales and Operations, ou Vendas e Operações).

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Quais os impactos da falta de integração entre setores?

A ausência de integração entre setores é um problema relativamente comum em diversas estruturas organizacionais e atrapalha negativamente os resultados, entre eles o financeiro. Dentre os impactos mais perceptíveis, citamos:

  • burocratização de processos: pela ausência de alinhamento entre os processos, o que causa o retrabalho e demora na tratativa de problemas;
  • aumento de perdas no negócio: os problemas que geram a burocratização, também são os responsáveis pelo aumento de custos da operação e a perda de oportunidades de vendas;
  • experiência negativa do cliente: a burocratização impacta na qualidade de produtos e de serviços, construindo um cenário desfavorável para a experiência do consumidor.

Quais são as vantagens de realizar a integração entre setores?

Ao promover a integração entre setores da sua ótica, além de resolver os impactos negativos citados, é possível obter outras vantagens importantes para uma alta performance da empresa, como:

  • preparo para a escalabilidade: a integração permite mais organização aos processos, e isso favorece o crescimento do negócio fazendo com que os produtos e serviços mantenham a qualidade esperada;
  • melhora do clima organizacional: processos mais fluidos resultam em um ambiente de trabalho mais leve, o que favorece na qualidade do clima interno e reflete até na diminuição do turnover (rotatividade dos profissionais);
  • reputação positiva da marca: ao garantir clientes satisfeitos, resolvendo gaps operacionais, o seu negócio conquista promotores da marca que elevam a reputação dela no mercado.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Como colocar em prática a integração entre os departamentos?

Para qualquer negócio é importante desenvolver uma estratégia com foco na integração. Quando pensamos em pequenas e médias empresas, como óticas, isso é ainda mais importante. A seguir, saiba mais como implementar a integração de setores na empresa.

Estimule a colaboratividade

O estímulo à colaboratividade é uma dica importante para conseguir integrar os departamentos do seu negócio. Ele só é possível por meio de diversos esforços da sua ótica, tanto no ajuste da cultura organizacional como na capacitação contínua das lideranças para que sejam exemplos desse pilar.

Treine as equipes envolvidas

Os funcionários responsáveis por desempenhar os processos devem ter ciência de como funciona o negócio, da relação das atividades executadas por eles com outros setores e o seu respectivo impacto para o bom desempenho da empresa. É interessante ter um processo de onboarding consolidado e trilhas de desenvolvimento para cada escopo de cargo.

Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia e em uma cultura digital é mandatório para realizar a integração de setores. Ter um software especializado para óticas é essencial para conseguir que os setores operem com alta performance, considerando as particularidades naturais do varejo ótico.

Com um software de gestão para ótica é possível conciliar processos de atendimento, vendas, fiscal e suprimentos, por exemplo. Muitas vezes, esse investimento pode ser o “ingrediente secreto” que falta para a sua ótica obter melhores resultados. Lembre-se que você deve aliar isso a um mapeamento correto de processos e à escolha do fornecedor ideal para a sua loja.

É importante ter um mindset de crescimento com foco em inovação para manter a sua ótica sempre competitiva. Soluções mudam rapidamente, por isso, é essencial que você esteja por dentro das novidades em ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Somente assim é possível ter a integração de setores de sua ótica de forma contínua.

O que você achou deste post? Se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre o assunto, aproveite e confira o nosso artigo sobre software para óticas!

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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