• FUNCIONALIDADES
    • CADASTROS DE CLIENTES
    • VENDAS
    • GESTÃO
    • FISCAL
    • ESTOQUE
    • MOBILIDADE
    • ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
  • BLOG
  • E-BOOKS
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO
  • SOU CLIENTE
Blog / Dicas / Vendas e Relacionamento / Conheça as 4 principais etapas de uma negociação de vendas!

Conheça as 4 principais etapas de uma negociação de vendas!

15 de dezembro de 2020 | 10:32h

Conheça as 4 principais etapas de uma negociação de vendas!

Estratégias orientam uma conversa comercial desde o planejamento ao fechamento de um acordo. São elas que determinam se você terá ou não sucesso no final, e algumas etapas da negociação ajudam bastante nesse processo.

Você sabe quais são elas?

Negociar uma venda é essencial para fechar um bom negócio e para entregar valor ao cliente logo no início do contato. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as principais etapas a serem seguidas para uma negociação de vendas de sucesso. Acompanhe!

Quais são as características de uma negociação?

No dia a dia de uma ótica, situações em que é preciso negociar com o cliente sempre aparecem. Para vender algum produto e/ou serviço, é importante conduzir o processo de venda de forma que tanto a ótica quanto o cliente consigam um valor que seja bom para ambos.

Nem todo mundo tem a percepção que toda negociação envolve mais do que a troca e a comparação de propostas. Para ter sucesso com o cliente, tenha em mente que é preciso preparar o terreno e ter a percepção correta sobre até onde se deve ceder sem ir além do que é possível e desejável.

Quais são as etapas da negociação?

A seguir, entenda quais são as etapas da negociação e as peculiaridades de cada uma delas.

treinamento de vendas

1. Preparação

A preparação é uma etapa essencial para o sucesso de uma boa venda, pois um(a) vendedor(a) bem preparado(a) gera confiança nos clientes.

Procure entender quem está ali, compreender o que levou a pessoa a procurar a sua ótica, do que ela gosta, qual é seu estilo, entre outros pontos. Estabeleça um relacionamento efetivo, original.

2. Troca de informação

Extraia do cliente a principal “dor” que o levou até ali para que você possa oferecer as soluções ideais. Conhecendo a principal demanda do cliente, é possível mostrar o produto certo no momento ideal.

Essa troca de informações garante uma negociação boa para os dois lados, pois o cliente se sente acolhido e verá você como parceiro, não apenas como alguém que quer fechar uma venda a qualquer custo.

3. Proposta

Depois de saber o que o cliente busca, elabore uma estratégia para que ele entenda que você é capaz de resolver a sua “dor”. Não foque no preço do produto em si, mas no valor. Enfatize os benefícios de fechar o negócio. Mostre que o cliente não vai ter um gasto: mas que vai fazer um investimento em saúde e bem-estar.

4. Acordo

É a etapa final de uma negociação. Depois de usar todas as técnicas de venda e passar pelas etapas anteriores, o cliente fecha a compra do produto. Nesse momento, entra a busca por melhores preços, condições de pagamento e possíveis outras vantagens.

Essa venda vai gerar vendas futuras? Vale a pena diminuir, nesse momento, o lucro, pensando nas compras futuras e possíveis indicações desse cliente? É durante essa etapa o momento de fazer esses questionamentos. Por isso, procure conhecer bem quem está do outro lado, buscando efetiva solução para a sua demanda.

Qual é a importância de seguir essas etapas?

As etapas descritas ajudam a otimizar as estratégias, organizando-as de acordo com o momento da venda. Ao alinhar a técnica dos vendedores com as etapas, todo o processo se torna mais fluido e fácil em relação às expectativas do cliente, e isso é benéfico para os dois lados.

Não basta apenas seguir as etapas da negociação. É fundamental conhecer as necessidades, as dores e os objetivos dos clientes, para que todo o processo de venda seja profissional. Com o software de gestão OptiSoul, é possível gerir de forma inteligente e estratégica as informações dos clientes, além de automatizar rotinas importantes de gestão. E o melhor: tudo isso na palma da sua mão, através do seu celular.

Quer saber mais sobre o Optisoul e como a sua ótica pode melhorar os resultados? Entre em contato conosco e conheça o software da Optidados!

Compartilhar post do Blog B-15 Optidados Compartilhar post do Blog B-15 Optidados Partilhar publicação do Blog B-15 Optidados

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 68

Navegação de Post

Você também pode gostar destes conteúdos:

Capital de Giro NÃO é lucro. É o que impede sua óptica de parar

Capital de Giro NÃO é lucro. É o que impede sua óptica de parar

Dicas práticas para impulsionar os resultados da sua óptica 

Dicas práticas para impulsionar os resultados da sua óptica 

8 Comentários

  1. Graça Maia disse:
    01/07/2021 às 09:10

    Adoramos o conteúdo

    Responder
  2. Nielça Duarte disse:
    18/01/2021 às 21:24

    Gostei

    Responder
    • Vinicius Moraes disse:
      02/02/2021 às 13:02

      Muito Obrigado pelo feedback Nielça, ficamos muito felizes que você gostou!

Cancelar

Sua ótica no Instagram

Sua ótica no Instagram

Sua ótica está presente no Instagram mas não tem bons resultados? Descubra dicas valiosas para melhorar seu engajamento na rede!

Baixar Material

Categorias

  • CASOS DE SUCESSO
  • DICAS
  • ESTOQUE
  • FINANÇAS
  • FÍSCAL
  • GESTÃO E ESTRATÉGIA
  • MARKETING
  • MERCADO
  • VENDAS E RELACIONAMENTO

RECEBA OS MELHORES CONTEÚDOS PARA SE DESTACAR NO MERCADO ATUAL

Cadastre-se em nossa newsletter gratuita agora mesmo e receba conteúdos ricos e poderosos em primeira mão.

Av. Pres. Vargas, 2001,
Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - SP, 14020-525

(16) 9 9624-2517

comercial@optidados.com.br
  • Sistema para Ótica
  • Blog
  • E-books
  • Quem Somos
  • Contato
  • Sou Cliente
  •   Play Store
  •   App Store

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Não perca! Inscreva-se na nossa newsletter gratuita e desbloqueie conteúdos exclusivos e informações valiosas diretamente na sua caixa de entrada. Fique à frente e aproveite dicas e novidades que só quem está por dentro recebe!

B-15 Optidados © 2008-2025

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Em breve enviaremos novos conteúdos e noticias sobre o ramo Ótico diretamente para você.

O B-15 Optidados utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.