Os 5 principais cuidados ao realizar um atendimento ao cliente

Os 5 principais cuidados ao realizar um atendimento ao cliente

Atualmente, para se conquistar e fidelizar um cliente, não basta somente possuir bons produtos em sua ótica. É preciso também que ele tenha uma experiência positiva com o atendimento que recebeu, seja de você ou da sua equipe.

Sabendo disso, separamos neste conteúdo, os 5 principais cuidados que sua ótica precisa ter ao realizar os atendimentos. Fique conosco e confira!

1. Eficiência no atendimento

Como vendedor de ótica, seu trabalho é realizado de forma direta com o público todos os dias. Com isso, você sabe mais do que ninguém que não é exagero quando pregamos que cada cliente precisa sentir-se amparado e único.

Empatia, cordialidade, boa postura e de fato resolver as necessidades e problemas, é o que torna seu atendimento eficaz.

Nem todos os processos podem ser automatizados!

Por isso, as interações e a adaptação da linguagem de comunicação continuam sendo de extrema importância para fidelizar seu cliente.

Quanto mais você souber dos procedimentos da ótica, de maneira mais compreensível saberá explicar tudo que for relacionado a compra do consumidor.

Esses aspectos demonstram que você não quer apenas vender, mas sim oferecer a melhor solução.

Para facilitar isso, é preciso que toda a equipe busque estar qualificada e sempre atualizada com as tendências do segmento e as principais técnicas de vendas.

2. Histórico do cliente sempre a mão

Novamente ressaltamos a importância da adoção de um software, um programa, de preferência específico para óticas , para que dessa forma qualquer colaborador da ótica tenha acesso rápido às informações necessárias dos clientes e aos processos da empresa, reduzindo consideravelmente o tempo de atendimento.

Na hora da venda, o cadastro do cliente deve ser prático e é importante que ele receba uma previsão de quanto tempo irá demorar até receber seus óculos.

Essas ações transmitem organização, segurança e confiança para quem está recebendo o atendimento.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

3. Conhecimento sobre os produtos

Agregar conhecimento aos produtos atrai clientes!

Quanto mais o vendedor aprende, mais poderá ensinar.

Isso faz com que você deixe de ser somente um vendedor e se torne um consultor óptico (pois você ensina ao cliente o que ele estará consumindo e o ajuda na hora de tomar decisões).

Se você tem conhecimento sobre os produtos da ótica, consegue engajar, comparar e demonstrar para os clientes quais são os itens que melhor atenderão suas necessidades.

Exemplo: Se o vendedor conhece quais são as armações que combinam melhor com os tipos de formatos de rostos do consumidor, poderá auxiliá-lo na hora de sua compra.

Quanto mais você aprender com um cliente, maior será seu desenvolvimento e capacidade de reconhecer semelhanças.

4. Personalização do atendimento e na proposta dos produtos

A proposta de valor da ótica deve dizer de forma clara e imediata os benefícios que o cliente tem ao comprar na sua loja e pagar pelo seus produtos.

É necessário falar o “mesmo idioma” do seu cliente.

É preciso também que todos da sua equipe estejam abertos a receber feedbacks, mesmo que estes sejam em formato de críticas.

Se o seu cliente está te dando esse feedback é porque ele ainda se importa e quer voltar a comprar na sua ótica. Quando ele não se importar mais, simplesmente não voltará e ainda espalhará más avaliações por onde for.

Para ser mais assertivo nos atendimentos, é necessário que a ótica conheça quem é seu público-alvo e sua persona.

Isso vai moldar a linguagem que você utilizará na sua comunicação e ainda vai ajudá-lo a identificar melhorias (melhorias estas que podem ser: as marcas que vende, formas de pagamento que oferece, ambiente da loja etc).

Baixe gratuitamente o infográfico "Etapas de Compra"

5. Proporcionar a melhor experiência possível

Nos tempos atuais, muito se fala em experiência, relacionamento e fidelização. Isso tudo se resume em garantir a segurança e ganhar a confiança do cliente.

É preciso recepcioná-lo com um sorriso, tratá-lo com empatia e atendê-lo com comprometimento e determinação.

Por último e não menos importante, falemos sobre a valorização profissional de toda a equipe da ótica.

Não há como se pensar em melhorias no atendimento sem que exista o fator humano nesta atividade.

Um funcionário só trabalha motivado, em um ambiente em que lhe proporciona tal condição. Portanto, isso vai muito além de aumento de salários, prêmios e comissões por metas atingidas.

É fundamental elogiar o seu profissional, mostrar que ele está no caminho certo, ouvir suas sugestões e demonstrar reconhecimento sempre que possível.

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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