Entenda o que é Fulfillment e qual a sua aplicação

Entenda o que é Fulfillment e qual a sua aplicação

Nos dias de hoje, quem atua no varejo, especialmente com entregas via internet, precisa adotar todas as medidas possíveis para otimizar os trâmites, tendo em vista que os clientes andam cada vez mais exigentes e não aceitam perder tempo. Por isso, entender o que é fulfillment e qual a sua aplicação pode ser muito importante.

Não basta apenas ter uma boa gestão de logística e amplo domínio sobre os processos envolvidos no envio, mas é preciso adotar ações voltadas a aprimorar todas as etapas, como o armazenamento, embalo e distribuição dos produtos. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é fulfillment?

O termo fulfillment deriva da língua inglesa e pode ser traduzido como “cumprimento”. No entanto, no contexto do varejo, ele está relacionado com as diversas etapas que envolvem os processos de logística de uma empresa. Existem organizações especializadas em prestar este tipo de serviço, o que pode se tornar um belo diferencial competitivo para sua ótica.

Pense no seguinte exemplo: um usuário visitou o seu site e se interessou em adquirir um belo par de óculos, mas ele mora em uma distante cidade do nordeste e o frete tradicional sairia caríssimo. Ao contratar uma empresa especializada em fulfillment, ela pode se responsabilizar por parte da operação, permitindo que você atinja outras regiões com boa competitividade.

Além disso, o processo de fulfillment garante velocidade na entrega e assegura o sucesso até que o item chegue ao seu consumidor final, garantindo uma melhor experiência de compra e maiores níveis de satisfação. Em um momento no qual o mercado anda muito acirrado, uma ótica não pode abrir mão de um diferencial como esse.

Qual a importância do fulfillment para a logística?

Antes de mais nada, é relevante ressaltar que o comportamento do cliente de hoje já não é o mesmo de alguns anos. Os consumidores vêm se transformando assustadoramente, assim como a própria sociedade, principalmente no meio digital. Com isso, há muito mais exigência quanto à experiência de compra, sobretudo se ela for feita pela internet.

Isso faz com que um bom serviço de entrega seja fundamental para a fidelização, sendo um fator que pode fazer com que retorne para uma futura negociação ou migre para um concorrente. Sendo assim, os gestores e empreendedores inteligentes são aqueles que garantem que seus processos logísticos estejam rodando o mais precisamente possível.

Como o processo de fulfillment funciona na prática?

Na prática, podemos exemplificar facilmente o funcionamento do fulfillment. Quando um cliente finalizar uma compra no site da loja ou em um e-commerce, ele já preenche o endereço de entrega, que pode ser diretamente direcionado para um galpão da operadora logística responsável pelo serviço em sua região, se for o caso.

A empresa original continuará operacionalizando a transação, mas a diferença é que, depois disso, a parte de frete é direcionada para a comunicação do fulfillment. Ao receber tal sinalização, pode ser feito o envio direto para o comprador, com todas as tramitações necessárias, como manuseio, embalo, frete e assim por diante.

Quais são as etapas do fulfillment?

Como já introduzimos no tópico anterior, o sistema fulfillment engloba algumas etapas, que podem variar um pouco de acordo com o tipo de produto e o serviço prestado. Entretanto, existem alguns trâmites comuns na maioria das vezes, os de estoque, separação, embalagem, transporte e pós entrega. Acompanhe.

Estoque

Não dá para fazer o fulfillment sem estoque, não é mesmo? Por isso, a primeira etapa está relacionada com a estocagem, que pode ser feita em armazéns particulares ou espaços alugados. O fundamental é ter as mercadorias disponíveis e organizadas, facilitando a gestão de inventário e evitando problemas com os clientes.

Separação

Uma vez que existe um estoque no qual os produtos são armazenados, é natural supor que a etapa seguinte seja a de separação. Quando um pedido é efetivado pelo cliente e o pagamento é confirmado, a empresa de fulfillment precisa encontrar os itens solicitados. Por mais simples que isso pareça, existem dificuldades quando o volume de vendas é muito elevado.

Embalagem

A etapa seguinte do fulfillment é a de embalagem e ela também é muito importante. Afinal, quando um consumidor resolve comprar uma mercadoria, o mínimo que ele espera é que ela chegue no prazo e, logicamente, sem avarias. Cada tipo de produto demanda um cuidado específico, que ajuda a evitar danos durante o transporte.

Transporte

Depois de embalado o produto, chega a hora do transporte propriamente dito, que ocorre quando a mercadoria é enviada para o cliente que fez a aquisição. É um momento delicado, no qual não podem existir erros. Usualmente, um profissional responsável leva todas as embalagens que serão despachadas para a transportadora ou os correios.

Pós entrega

Se você achou que o serviço estava terminado no momento do envio, estava enganado. Para promover um melhor atendimento e maiores níveis de satisfação nos clientes, também há uma etapa de pós entrega. É aqui que são coletados os feedbacks a respeito da qualidade do serviço e eventuais solicitações de devolução ou troca.

Como otimizar o fulfillment na sua ótica?

Pronto! Agora você já sabe muito bem o que é fulfillment. Por isso, é bem provável que esteja querendo experimentar os benefícios que o serviço oferece na sua ótica. Uma das formas de fazer isso, obviamente, é terceirizando a mão de obra, especialmente quando o volume de vendas for maior, como ocorre em períodos sazonais como o Natal e a Black Friday.

Você também pode definir indicadores, que servirão para balizar a qualidade de sua logística. Um número elevado de pedidos devolvidos por insucesso na entrega, por exemplo, deve ligar o sinal de alerta. Por fim, não deixe de usar a tecnologia a seu favor: um bom sistema de gestão para sua ótica centraliza dados e minimiza consideravelmente as chances de erros!

Gostou de entender melhor o que é fulfillment e qual a sua aplicação? Quer contar com uma excelente ferramenta para a gestão da sua ótica? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

Postagens: 17