Descubra o que é o ticket médio e a importância para sua ótica

Descubra o que é o ticket médio e a importância para sua ótica

Ajustar os processos administrativos e otimizar as ações internas de vendas são atitudes muito relevantes nos dias de hoje, especialmente se considerarmos que vivemos em um mercado altamente competitivo e que não abre espaço para a desinformação. Por isso, você precisa descobrir o que é o ticket médio e a importância desse indicador para sua ótica.

A maneira pela qual seus clientes consomem e o quanto gastam em suas compras oferecem dados muito significativos, que podem influenciar nas suas estratégias de marketing, no manejo do seu estoque e, até mesmo, no atendimento. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a sua leitura!

O que é ticket médio?

De uma forma resumida, podemos definir o ticket médio como o valor médio gasto pelos seus clientes nos pedidos. É um indicador muito importante para o varejo, tendo em vista que permite compreender melhor o consumidor e analisar o desempenho do negócio, permitindo ajustes pontuais e a descoberta de determinadas tendências.

Basicamente, quanto maior for o ticket médio, mais estão gastando nas transações efetivadas, o que permite compreender que o seu público está satisfeito com os produtos, sua variedade e eventuais promoções. Por outro lado, se for muito baixo, você pode estar pecando em alguns desses aspectos, não sabendo despertar o interesse do comprador.

como acelerar o crescimento da ótica?

Qual a importância do ticket médio?

O ticket médio é considerado um dos indicadores mais importantes de uma empresa, sendo um demonstrativo interessante do comportamento do cliente. Ele ajuda a compreender o que pode ser melhorado e o que não precisa ser mudado. Porém, para isso, é preciso considerar o histórico da ótica, avaliando crescimentos ou reduções nas vendas.

Como calcular o ticket médio?

Existem diferentes formas de calcular o indicador, mas a mais utilizada é uma fórmula simples, uma vez que se trata de uma média de valor. Para isso, basta conhecer dois parâmetros e dividi-los. Eles são o montante total faturado e o número de pedidos. Com isso, você chega ao ticket médio, ou seja, quanto cada cliente gastou em cada compra.

Como aumentar o ticket médio?

Agora que você já sabe como calcular o ticket médio, deve estar se perguntando se existem maneiras de aumentá-lo. Logicamente, isso é perfeitamente possível, sobretudo se você adaptar algumas estratégias. Uma delas é atrair um público mais qualificado, direcionando seus esforços de marketing para consumidores que possam gastar mais. 

Outra tática de muito sucesso é oferecer combos de artigos complementares, criando promoções para itens que se completem, como óculos e produtos de limpeza de lentes, por exemplo. Você também pode disponibilizar frete grátis a partir de determinado valor, levando o cliente a gastar na adição de algo a mais, para economizar no transporte.

Como você pôde ver, o ticket médio é um indicador muito importante, que pode ajudar a identificar pontos de melhoria na sua ótica e ajuda a traçar estratégias mais acertadas para suas vendas!

Gostou de descobrir o que é o ticket médio e a importância desse indicador para sua ótica? Então, não deixe de fazer um comentário aqui no post!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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