A ordem de serviço para ótica não é apenas uma etapa do atendimento. Ela ajuda muito na gestão do negócio, facilitando o fluxo de trabalho e organizando o contato com o laboratório.

Se a sua loja ainda não adota o uso desse registro, vale a pena repensar alguns hábitos e promover mudanças.

Quer entender melhor como fazer a OS e todas as vantagens que ela traz? Leia o post completo!

Como a ordem de serviço ajuda no controle interno?

As ordens de serviço formalizam os pedidos feitos na ótica, como a produção de lentes para novos óculos e/ou em substituição a uma receita antiga. Esse documento é encaminhado ao laboratório com todas as referências necessárias para que o item seja montado.

Por meio da OS, os gestores também conseguem acompanhar o que já foi devolvido para ótica e notificar o cliente para que ele retire seus óculos.

A OS também trás outras informações importantes para que a prestação de serviço seja feita com controle e qualidade. Saiba mais!

Faça o download gratuito do eBook 'Como abrir e gerenciar uma ótica'

Como produzir uma OS?

Para fazer a ordem de serviço, é importante indicar os seguintes dados:

  • número da OS;
  • nome do funcionário responsável;
  • data de entrega;
  • serviços que serão prestados;
  • descrição dos produtos e valores;
  • receita das lentes;
  • forma de pagamento;
  • valor de entrada já pago (se houver).

Você pode contar com um modelo já pronto, produzir a sua OS conforme as necessidades da sua ótica ou emitir o documento digitalmente.

Quais são os benefícios da ordem de serviço para ótica?

Ao implementar a prática da OS como rotina, é possível alcançar diversas melhorias. Conheça as principais.

Detalhamento de informações

Com a OS todos os dados necessários para a produção dos óculos estão disponíveis. Isso ajuda o laboratório a trabalhar corretamente, evitando atrasos e garantindo que as lentes sejam feitas exatamente como o cliente precisa.

Cumprimento de prazos

A emissão da OS permite uma previsão de quando os óculos estarão prontos, ajudando no controle do prazo de entrega e possibilitando o acompanhamento das entregas do laboratório, evitando atrasos.

Previsibilidade de receita

Por meio do registro dos pedidos, é possível ter uma noção mais clara do quanto a ótica vai receber nos próximos dias. Isso gera uma melhor previsibilidade da receita, indispensável para uma boa gestão financeira.

Quais são as vantagens do uso de um software para a emissão de OS?

Com uma solução digital eficiente, a ordem de serviço é emitida de maneira prática, rápida e padronizada. Os dados podem ser organizados para que se tenha uma visão mais clara do faturamento, por meio de relatórios que permitam a compreensão do andamento do negócio.

Além disso, um bom software traz integração com outros aspectos importantes da administração, como estoque, financeiro, cadastro de clientes, entre outros.

Ficou claro como a ordem de serviço para ótica favorece a administração interna? Complementada com um atendimento de qualidade, é possível passar uma imagem professional ao cliente e melhorar o desempenho.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer receber mais informações como essas? Assine a nossa newsletter!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 51