Cadastro de clientes: qual é a importância e como deve ser feito?

Cadastro de clientes: qual é a importância e como deve ser feito?

Uma base com dados sólidos de clientes é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Para contar com uma carteira de consumidores assíduos, porém, é preciso ir além da prospecção, implementando um processo de cadastro de clientes preciso e eficaz.

O cadastro de clientes é componente e conteúdo estratégico indispensável para o desenvolvimento da inteligência do negócio. Por isso, é necessário ter um cuidado especial na forma como esse processo é desenvolvido e mantido.

Neste artigo, você vai descobrir por que é tão importante desenvolver o cadastro de clientes e como fazer isso na sua ótica. Aproveite a leitura!

Por que ter um bom cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é uma base de dados que deve conter informações essenciais para o desenvolvimento de ações operacionais, táticas e até estratégicas de um negócio, principalmente aquelas que dizem respeito ao marketing e às vendas.

É a partir dele que os analistas conseguem desenvolver estudos precisos sobre a empresa, identificando quem são suas personas e quais produtos elas estão propensas a consumir, seja pela DOR ou por GANHOS.

Entre as principais vantagens, destacamos:

Melhora no faturamento e receita

Se as suas ações decisórias são tomadas considerando dados, as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Afinal, as ações serão fundamentadas em dados estatísticos, correspondendo a expectativas e desejos reais dos clientes e, consequentemente, aumentando as vendas.

A análise de dados também permite desenvolver produtos segmentados e direcioná-los para o mailing da persona adequada, o que também aumenta consideravelmente as taxas de conversão do seu negócio.

Outro ponto que deve ser destacado é o pós-venda. O cadastro de clientes é essencial para garantir um pós-venda de qualidade e para fidelizar os seus clientes com ações de encantamento, estratégia fundamental para que eles continuem comprando com você.

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Otimização da experiência do cliente

Você sabia que os clientes estão dispostos a pagar por uma boa experiência de compra? Uma pesquisa apresentada pela PwC aponta que os consumidores pagariam até 23% a mais em um produto para serem bem atendidos. Nesse contexto, o cadastro de clientes faz toda a diferença.

Ao montar sua estratégia, tome cuidado para não tornar o processo de cadastro um detrator da empresa. Essa etapa deve ser rápida e prática para o cliente, ao mesmo tempo em que atende às necessidades de informações do seu negócio.

O uso de ferramentas tecnológicas, compatíveis com os diversos meios de comunicação existentes hoje, deve ser o mindset para desenvolver essa solução. Pense sempre na experiência do usuário para otimizar a do cliente.

Como deve ser feito o cadastro de clientes?

Embora não haja receita mágica para fazer um bom cadastro de clientes, já que as necessidades dos consumidores variam de acordo com o negócio, é possível listar uma série de ações fundamentais para um tratamento de sucesso.

O primeiro passo é fazer o mapeamento da jornada de compra, identificando os touchpoints (pontos de contato) e as necessidades das suas personas. Essas informações servirão como base na hora de desenvolver um plano de ação eficiente, que abarque as reais expectativas dos clientes e da empresa.

Veja a seguir o que não pode faltar no seu cadastro de clientes:

Solicite informações estratégicas

De nada adianta ter um cadastro de clientes que não gere informações relevantes para o seu negócio.

Como vimos, para que a estratégia seja útil, é preciso identificar as principais necessidades da sua empresa e mapear os processos.

Os dados coletados no cadastro de clientes serão usados em diversas rotinas operacionais do seu negócio, principalmente na fidelização, no marketing e nas vendas.

E-mail e redes sociais não devem faltar no seu formulário de cadastro de clientes. Aproveite também para fazer uma mini-pesquisa para ações futuras, perguntando, por exemplo, quais produtos o consumidor está mais propenso a comprar ou por quais meios ele se mantém informado.

Primeiro sistema mobile de gestão para óticas

Use um sistema de gerenciamento

Fazer o input dos dados, controlá-los e atualizá-los de forma manual é algo trabalhoso e sujeito a erros. As chances de falha humana e do processo não ser consolidado como uma rotina diária é enorme, principalmente se você é um pequeno ou médio empreendedor. Com um sistema de gerenciamento, é possível otimizar esse processo e automatizar alguns fluxos.

Essa ferramenta permite que o seu negócio reduza custos ao mesmo tempo em que potencializa as ações de relacionamento com o cliente. Isso porque um sistema de gerenciamento eficiente disponibiliza relatórios precisos sobre o seu negócio, agregando valor às suas tomadas de decisão. Por fim, você ainda pode disponibilizar o processo de cadastro de clientes on-line.

Se o seu negócio ainda não passou por uma transformação digital, o Sistema de Gestão Ótico, OptiSoul da Optidados, oferece diversas versões de solução desenvolvidas especialmente para a gestão de óticas. Dessa forma, você será capaz de reduzir custos, automatizar processos e otimizar suas rotinas diárias e gerenciais.

Entre em contato conosco e descubra como essa solução inovadora pode contribuir para o crescimento dos resultados da sua empresa!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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