O que é e quais as praticidades de utilizar o XML da Nf-e

O que é e quais as praticidades de utilizar o XML da Nf-e

O que é um XML da NF-e e quais as vantagens de importá-la no seu sistema de gestão?

Leia o conteúdo até o final e sane definitivamente essas dúvidas!

Vamos começar por “o que é um arquivo xml?”

XML é uma sigla, que traduzida significa Linguagem Extensível de Marcação Genérica.

Um arquivo XML é capaz de descrever diversos tipos de dados e tem como objetivo principal a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet.

Quando alguma empresa emite uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), essa tem formato XML.

Esse arquivo é enviado pelo sistema da ótica ou do fornecedor para a Sefaz (Secretaria da Fazenda) que por sua vez, armazena as informações fiscais daquela operação comercial, entre o emitente e o destinatário.

Agora, vamos à definição de DANFE

Uma DANFE – Doc. Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – nada mais é do que a transformação de uma NF-e em um arquivo PDF (que traduzido significa: Formato Portátil de Doc.), uma imagem, um arquivo de fácil leitura.

Já sabemos que uma NF-e é um arquivo de existência exclusivamente digital e por isso, quando é necessário realizar sua impressão, essa se torna de mais fácil leitura quando está em formato DANFE.

Chave de acesso

Tanto a DANFE quanto o XML, possuem a chave de acesso (o código de 44 dígitos) e esse número serve para fazermos as consultas necessárias através das páginas das Secretarias de Fazenda Estaduais ou da Receita Federal do Brasil ou até mesmo para referenciar a nota de compra de um produto numa outra nota de devolução, por exemplo.

Abaixo seguem dois links:

O primeiro serve para você poder transformar um XML em DANFE, através da importação do XML ou da digitação da chave de acesso da nota:

https://www.danfeonline.com.br/

Nesse outro link, através da digitação da chave de acesso da nota, você pode consulta-la de forma completa ou resumida e imprimi-la, se necessário:

https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

Organize o estoque da sua ótica baixando o ebook grátis

Importação do xml no sistema

Definidos esses conceitos, vamos a um dos principais motivos de você utilizar o XML das compras realizadas por sua ótica.

No que te ajuda importar o xml para o seu sistema de gestão?

No Optisoul, por exemplo, ao importar um XML, você tem automaticamente dentro do sistema o cadastro das peças que fazem parte dessa nota com os preços e tributações, ou seja, os dados que contém na nota sobre cada peça, sem que você precise digitar manualmente.

Com isso você ganha muito tempo e praticidade no cadastro das suas peças.

Outra vantagem é que ao finalizar a importação do XML, todos os produtos dessa nota são carregados em seu estoque, além de que você ainda pode lançar as datas para pagamento dessa nota, gerando também seu controle financeiro pelo programa, tudo de forma muito rápida e prática.

Gostou destas vantagens e quer ter essa facilidade na sua ótica também?

Entre em contato com o nosso setor comercial e agende uma apresentação do Optisoul! Ficaremos felizes em atendê-lo.

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens: 49