Saiba quais problemas fiscais podem comprometer a ótica

Saiba quais problemas fiscais podem comprometer a ótica

Nos dias de hoje, trabalhar com um fluxo de caixa ajustado é algo comum para a maioria das empresas, especialmente, aquelas que estão sediadas nos setores mais competitivos do mercado. Pensando nisso, resolvemos preparar um post mostrando quais problemas fiscais podem comprometer a ótica e como se prevenir.

Muitos gestores e empreendedores pecam desde o planejamento tributário, na maioria das vezes, por mera falta de conhecimento sobre o assunto. Entretanto, como o Fisco não tem nada a ver com isso, o resultado pode vir em forma de multas e penalidades. Continue sua leitura e veja como evitar que isso aconteça!

Enquadramento tributário incorreto

Não dá para ter um planejamento tributário adequado se o enquadramento estiver incorreto, não é mesmo? Por isso, você deve definir o regime de tributação da sua empresa com inteligência, na hora de abrir o CNPJ. Afinal, é ele que servirá como base para o cálculo dos impostos, bem como dos tributos que deverão ser recolhidos.

No Brasil, temos quatro opções:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional;
  • MEI.

Cada qual conta com suas próprias características, limites de receitas, funcionários e assim por diante, que devem ser avaliados minuciosamente antes de uma decisão. Caso você esteja em dúvida, não abra mão da ajuda especializada e consulte um contador.

Faça o download gratuito do eBook "Gestão financeira para óticas"

Inadimplência no pagamento de impostos 

Outro dos problemas fiscais que podem comprometer a ótica é a inadimplência no pagamento de impostos. Sabemos que empreender no Brasil é bastante desafiador, tendo em vista que contamos com uma das cargas tributarias mais complexas do mundo. No entanto, também temos excelentes oportunidades para quem for um pouco mais cuidadoso.

Para manter a regularidade, é crucial manter o pagamento de taxas e tributos em dia, de forma a evitar juros e multas. Fique atento às datas de vencimento e com o que é exigido de acordo com o regime tributário adotado por sua empresa. Muitas vezes, um bom sistema de gestão pode ser imprescindível para isso.

Erros na emissão de notas fiscais

Por fim, um problema muito comum que pode comprometer sua ótica são os erros na emissão de notas fiscais. Eventualmente, por falta de cuidado ou de conhecimento, os funcionários podem acabar preenchendo os dados equivocadamente, o que pode ser ainda mais sério se o problema estiver nos campos de tributos ou os valores estiverem incorretos. 

Em uma rotina atribulada e repleta de atividades, como ocorre no varejo, a organização das informações pode ser mesmo um desafio, dificultando que se encontrem arquivos, comprovantes de pagamento e muito mais. Com isso, mais uma vez, um bom sistema de gestão pode ser de grande valia, permitindo um controle mais efetivo de todo o negócio.

Como você pôde ver, são muitos os problemas fiscais que podem comprometer a ótica, mas eles podem ser evitados com a adoção de atitudes estratégicas e de uma boa ferramenta de tecnologia.

Gostou de saber quais problemas fiscais podem comprometer a ótica? Quer contar com uma excelente ferramenta para a gestão do seu estabelecimento? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 36