Estratégia de precificação: veja quais etapas esse processo demanda
Um dos principais segredos para o sucesso de uma ótica, é ter uma estratégia de precificação eficiente e eficaz. Para isso, é necessária atenção em uma série de detalhes, que vão muito além da margem de lucro.
O tema é realmente um pouco complexo, daí fazermos este texto à você.
Nele, daremos dicas de como estruturar esse processo, levando em conta os principais fatores, como: equilíbrio entre a realidade do mercado, a rentabilidade desejada e a expectativa de seu público-alvo. Aproveite!
O que é estratégia de precificação?
Em termos gerais, ela é a prática que visa avaliar aspectos dentro e fora da ótica, para que sejam definidos os preços dos produtos ofertados da melhor forma.
É importante estabelecer certas regras e métodos para que a precificação seja feita de maneira adequada ao perfil do seu cliente e o planejado pelo seu orçamento, pelo seu negócio.
Lembre-se: bem mais do que garantir o lucro desejado, a estratégia é instrumento fundamental para os demais resultados esperados, como percentual de participação no mercado, crescimento, investimentos e faz parte de todo o plano de marketing da ótica.
Como elaborá-la?
Além de pensar em números, uma boa estratégia de precificação deve levar em conta as tendências e as necessidades de sua clientela, considerando a importância de valorizar os produtos e o bom atendimento que você deve dar aos clientes e aos potenciais consumidores.
Confira as dicas para fazer uma precificação adequada!
Considere os custos de produção
É fundamental levar em conta todas as etapas necessárias para a aquisição do produto.
Considere o custo de aquisição, os impostos, o frete se houver, a embalagem na venda e os custos indiretos e mais as despesas.
Leve em conta a concorrência
Além da precificação e de considerar tudo o acima exposto, é preciso definir o lucro desejado. Também é fundamental que o valor de venda seja coerente com o mercado, conforme a estratégia de sua ótica.
Nesse sentido, pesquisar os preços das óticas concorrentes é fundamental para que sua ótica seja competitiva.
Hoje é possível ter uma noção bastante ampla dos valores por meio da internet. Antes da compra os consumidores procuram por sites de comparação de preço, em busca do melhor custo-benefício.
É importante que sua ótica tenha destaque no mercado óptico.
Contabilize as comissões e os impostos
Na hora de estabelecer o preço de seus produtos, considere o custo do imposto que será pago pela venda aos fiscos, bem como na comissão do vendedor (quando existente), pois esses valores devem compor o preço de venda.
Pense no emocional do consumidor
Outro ponto que merece atenção na hora de estabelecer uma estratégia de precificação, é a maneira como as pessoas se relacionam com o consumo, conforme os perfis de sua clientela. No caso de clientes que pensam apenas no preço, é mais inteligente utilizar números quebrados, como R$ 29,90 do que R$ 30,00, pois o primeiro valor será percebido como mais em conta, embora a diferença seja insignificante.
Como um sistema de gestão ajuda na precificação?
Como foi dito, é necessário levar em conta uma série de aspectos do funcionamento da sua ótica para ter uma estratégia clara e eficiente de precificação.
Nesse sentido, um software para óticas, como o da Optidados, faz toda a diferença, pois permite um mapeamento total de entradas, saídas, além de cadastro completo dos clientes, garantindo uma análise precisa de seu público-alvo.
Como você percebeu ao longo deste post, uma boa estratégia de precificação é fundamental para alavancar suas vendas, conquistar clientes e alcançar sucesso em sua ótica.
Nesse sentido, utilizar solução sistêmica que facilite a gestão da ótica será um baita diferencial.
Quer saber mais sobre como gerir sua ótica de maneira eficiente, alavancando suas vendas e fidelizando cada vez mais clientes? Então, entre em contato conosco! Será um satisfação atender a suas demandas.