Um dos desafios de qualquer segmento de mercado, é a sazonalidade, e para as óticas, esse cenário não é diferente.

Na prática, há duas motivações para a compra de óculos:

  • quando de grau, a necessidade da troca de lente que geralmente é anual. No entanto, muitas pessoas ficam dois ou três anos sem passar pelo médico. É preciso mudar esta realidade;
  • em data comemorativas, para presentear amigos e parentes com lentes sem grau.

Nesse sentido, há datas/períodos do ano em que as óticas recebem um fluxo maior de clientes.

Neste post, você verá como fidelizar consumidores de épocas sazonais e vender mais. Aproveite a leitura!

Como ter sucesso nas vendas sazonais

As vendas sazonais devem ser percebidas pelo gestor da ótica, como oportunidades-chave para fortalecer a carteira de clientes. Isso é possível porque a atração de consumidores pode demandar menor esforço nessas datas, mas não significa que é fácil. A seguir, veja o que considerar para ter sucesso nas vendas sazonais.

Promoções

As promoções devem ser feitas independentemente da sazonalidade do mercado. A diferença está no perfil da promoção e no público-alvo. Por isso, busque conhecer o perfil de pessoas que frequentam a sua ótica para criar promoções personalizadas. Além disso, garanta que o posicionamento de produtos no seu ponto de venda esteja de maneira estratégica, ou seja, que impulsione os resultados da sua promoção.

Agora, por exemplo, os fabricantes de lentes oftálmicas estão oferecendo promoções para o segundo par de lentes. Você pode trazer elementos para o seu PDV que mostrem essa oportunidade ao cliente. Inclua um diferencial da sua ótica, como um voucher de desconto, para se destacar em relação aos concorrentes.

Personalização

No tópico anterior, citamos a importância das promoções personalizadas. Aqui, o nosso foco é a personalização, como um pilar do seu foco no cliente. Nesse sentido, você precisa dar grande atenção ao atendimento. Invista um esforço maior no momento do cadastro para garantir que os dados sejam completos e corretos.

Isso vai permitir que nos atendimentos futuros, o seu atendente tenha informações para oferecer uma abordagem de acordo com o perfil do cliente. Além disso, treine a sua equipe com técnicas de negociação, cross-selling e rapport.

Presença digital

A sua ótica deve estar no ambiente digital. Para que você tenha uma ideia, durante o ápice da pandemia da Covid-19, o segmento de e-commerce apresentou a maior alta das duas últimas décadas.

Tenha uma loja virtual e faça a divulgação dos seus produtos e das promoções nas redes sociais. Uma dica interessante é fazer parcerias com influenciadores digitais e divulgação dos seus produtos através dos marketplaces.

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Como manter o fluxo da venda

Depois que você aproveitou a alta nas vendas causada pela sazonalidade do mercado em datas comemorativas, por exemplo, é hora de implementar ações para manter os clientes fidelizados. Essa fidelização deve acontecer logo no atendimento, por isso, a qualidade é crucial. Veja mais, a seguir.

Fidelização

Além da atenção com a qualidade das informações no cadastro do cliente e do atendimento em si, a fidelização acontece por meio da nutrição do relacionamento com o consumidor. Para tanto, invista em estratégias de comunicação e marketing, como voucher de descontos exclusivos no dia de aniversário do seu cliente ou no aniversário do tempo de relacionamento. Ofereça benefícios exclusivos para quem participar do seu clube de assinantes.

Satisfação

Para vender mais após o período de alta da sazonalidade do mercado, é essencial que a sua ótica tenha uma rotina de aplicar pesquisas de satisfação. É preciso que o envio seja feito imediatamente após o atendimento, para aumentar a taxa de respondentes. A pesquisa de satisfação funciona como um termômetro para mensurar a qualidade da experiência. Deixe um campo aberto para reclamações e elogios.

Um detalhe: faça com que cada crítica se torne um plano de ação. Ouvir o cliente e identificar os pontos de melhorias é o que fará com que a sua ótica conquiste promotores da sua marca. Isso significa que a qualidade da experiência do consumidor é uma ferramenta de marketing orgânico para a sua empresa.

Siga as nossas sugestões para a sazonalidade do mercado para melhorar os resultados da sua ótica. Não se esqueça que isso só é possível por meio de uma rotina diária de boas práticas, de investimento em soluções inovadoras e do foco que a sua marca tem no cliente.

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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