Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Essa é uma premissa válida para pessoas e empresas.

Firmar boas parcerias é fundamental para desenvolver seu negócio. Isso acontece nos mais diversos sentidos, sendo uma ótima forma de fidelizar clientes, conseguir bons preços e promoções, além de outras vantagens.

Embora muitos gestores de óticas reconheçam a necessidade e a relevância de estabelecer relação de colaboração com outras empresas, nem sempre é fácil colocar em prática.

Nesse texto, abordaremos o que você pode fazer para firmar boas parcerias e como tirar o melhor proveito dessa relação.  Acompanhe!

O que é uma parceria entre empresas?

Essa relação não é pautada apenas em uma suposta troca de vantagens e/ou divulgação.

Pelo contrário: para que tenha sucesso, o vínculo precisa ser entendido como um verdadeiro laço de cooperação.

Embora algumas óticas ainda tenham algum medo de firmar parcerias, pensando na desvantagem, a verdade é que se a cooperação for bem estabelecida, ela poderá ser vantajosa para ambas as partes.

Em resumo, pode e deve ser uma parceria “ganha-ganha”.

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Como fazer boas parcerias?

Estabelecer relação de cooperação com outras empresas é uma excelente estratégia para quem deseja ter resultados sustentáveis. Contudo, para que isso ocorra, é necessário aplicar alguns detalhes, como os que mostraremos a seguir.

Saber com quem fazer a parceria

Considere o histórico da empresa parceira, o vínculo que ela tem com o mercado, como o seu relacionamento com outras empresas. Além disso, é indispensável considerar bem, em quais tantos segmentos ela atua, ou seja, para conhecer a sua especialidade maior.

Deixar claras as relações estabelecidas

A parceria é uma relação de cooperação. Para que isso aconteça de maneira tranquila e traga os benefícios desejados, é importante que todas as partes desse elo, estejam cientes de suas obrigações e do que receberão em troca. A clareza do propósito mútuo é fundamental. Outro ponto é que se estabeleçam as condições por escrito, em contrato.

Quais as vantagens?

Os benefícios que as parcerias trazem para ambas as partes, são diversos e variam de acordo com o tipo de relação estabelecida, além do segmento de cada uma das partes envolvidas.

A seguir listamos algumas das principais vantagens:

  • otimização de processos: determinadas parcerias melhoram os processos internos, em especial de gestão. Isso permite que mais tempo seja dedicado a outras atividades que não as administrativas;
  • aumento da competitividade: relações de parceria permitem um melhor posicionamento no mercado, seja por meio de promoção, preços mais acessíveis ou divulgação, fazendo com que a ótica seja mais competitiva;
  • maior fidelização: quando a cooperação é bem feita, clientes que são fiéis a uma empresa facilmente se fidelizam também à outra, melhorando o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Lifetime Velue (LTV) para a ótica.

Como você percebeu, fazer boas parcerias com empresas que atendem o varejo óptico é uma boa estratégia para desenvolver a sua ótica e fidelizar mais clientes.

Lembre-se, é importante levar em conta o seu público-alvo e o tipo de parceria que você conseguiu firmar. Além disso, cooperação com sistemas ópticos são muito importantes, pois facilitam a gestão da sua ótica.

Gostou das dicas sobre como unir forças para alcançar o sucesso da sua ótica? A Optidados deseja que sim.

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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