Se você quer aumentar o faturamento da sua ótica, saiba que é essencial investir em estratégias digitais.

Para se ter mais noção da força de mercado, hoje, no Brasil, há 134 milhões de usuários de Internet. Isso indica que mais da metade da nossa população está presente no universo online.

Somado a isso, temos também o dado do IBGE, de que 19% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual e precisa do uso de óculos. Interessante, não é?

Preparamos este post especial para que você conheça 4 estratégias digitais para a sua ótica! Acompanhe!

1. Influencers

As redes sociais estão sempre batendo recordes de usuários. Hoje, as quatro mais usadas no Brasil são, respectivamente:

  • Facebook;
  • WhatsApp;
  • YouTube;
  • Instagram.

A última dessa listagem, o Instagram, conta com 95 milhões de usuários brasileiros. Nesse ambiente, saem à frente as marcas que firmam parcerias com influencers digitais. Para se ter uma ideia, há influencers brasileiros com mais de 10 milhões de seguidores.

Claro que o valor do contrato aumenta de acordo com o alcance dessas pessoas, mas há influencers digitais com menos seguidores e forte engajamento que podem ser uma opção inteligente na sua estratégia de posicionamento digital. É preciso buscar aquele que reflita os valores da sua marca.

Cresça sua ótica através do marketing digital

2. Ads

Ads é a sigla para a palavra adwords, do inglês. Ela faz referência a aplicações que são usadas para impulsionar a sua marca no ambiente digital por meio de campanhas pagas. A ferramenta de Ads está presente no maior site de buscas do mundo, o Google, e em redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

É interessante que a sua estratégia de marketing digital foque na atração de leads por meio do alcance orgânico, mas as ferramentas de Ads podem ser usadas para potencializar seus resultados. A questão é saber como e quando utilizá-las. Isso é importante para conquistar os resultados esperados.

3. Marketplaces

Se você ainda não ouviu falar nos marketplaces, agora você vai conhecer uma das principais estratégias digitais do momento. Os marketplaces são sites que funcionam como um conglomerado de empresas vendendo seus produtos. O exemplo mais popular dessa ferramenta é o Mercado Livre.

Criado em 1999, no início do impulsionamento da globalização, o Mercado Livre está presente em 19 países. Hoje, o Brasil representa cerca de 60% do faturamento total da marca. Isso reforça o peso que o mercado virtual pode trazer para a sua ótica. Estude opções de marketplace para encontrar aquela que oferece as melhores condições de venda para o seu negócio.

4. E-commerce

Os marketplaces são uma forma de e-commerce, ou loja virtual. A diferença é que, na loja virtual, você tem mais autonomia. Claro que isso demanda de você mais ações práticas e de rotina para realizar a gestão. Durante o ano de 2020, auge da crise sanitária da Covid-19, o faturamento do comércio digital cresceu 122%.

Sendo assim, ter uma loja virtual é uma das estratégias digitais mais importantes para alavancar a sua marca. É importante, no entanto, atentar-se a alguns aspectos:

  • SEO (Search Engine Optimation, ou Otimização para Sites de Buscas);
  • User Experience (Experiência do Usuário);
  • atendimento às expectativas dos clientes.

Nesses três pontos, você deve trabalhar o foco do cliente para que as suas estratégias digitais alcancem a alta performance. A qualidade do atendimento ao cliente, as opções de pagamento e a entrega dos produtos no prazo informado dependem de uma integração da sua ótica por meio da estratégia de S&OP (Sales and Operations, ou Vendas e Operações).

Ela propõe a integração das suas vendas e do marketing com o processo de suprimentos, compras e estoque. Para tanto, é fundamental contar com o uso da inteligência artificial para automatizar as rotinas operacionais dessa técnica, suportando as suas estratégias digitais. Use uma solução desenvolvida especificamente para óticas: o Optisoul, da Optidados.

Coloque em prática as estratégias digitais apresentadas neste post: invista na digitalização da sua ótica. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores para saber como a Optidados pode pivotar o seu negócio.

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

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