Preço x Valor: o que sua ótica pratica?
Este conteúdo tem o objetivo destacar a diferença, entre Preço e Valor.
Caso você esteja na guerra da prática de Preço, saia dela, e entre para o mundo da prática de Valor, isso caso queira seu negócio mais sustentável e com maior perenidade. Isso não só é diferente, como faz toda a diferença!
Algumas realidades comuns, explicam a Diferença da prática do Preço e do Valor.
Exemplo da prática de preço
Ofertas, promoções com “pegadinhas” e/ou intenções ocultas, que fazem o consumidor (hoje muito informado e atualizado) “pescar” a segunda intenção da ótica, ou seja, de vender a qualquer Preço, a qualquer custo.
Isso pode causar grandes dúvidas, até indignação, na cabeça do seu consumidor.
É comum vermos postos de combustíveis, até próximos, praticando Preço, ou seja, brigando sempre por quem oferece o menor custo ao cliente.
E daí vem a pergunta natural:
Vende mais barato, porque:
- vende muito mais e absorve mais facilmente seus custos fixos;
- compra muito melhor;
- qualidade muito inferior e/ou ;
- pratica algum tipo de fraude?
Como regra, não temos respostas para isso.
Exemplo da prática de valor
Ainda no exemplo do posto de gasolina, podemos pensar/admitir que o posto que tem o preço mais caro, pouco ou muito, é por que trabalha com melhor atendimento (o que pode fazer muita diferença), trabalha com qualidade superior (não vende gasolina adulterada), não vende gasolina roubada e com isso, por consequência pratica e lhe entrega Valor.
Em tempos de muita dificuldade financeira dos consumidores, é de se pensar que é melhor praticar Preço e sobreviver no curto prazo, do que trabalhar para se praticar o Valor.
Porém, não se engane: agregar valor é o mesmo que buscar a sustentabilidade e a fidelidade do cliente, o que lhe trará não somente o resultado no curto prazo, mas também no médio prazo. O longo prazo dependerá de muitos outros fatores estratégicos e não somente das ações operacionais e táticas, acertadas e assertivas, executadas por todas as áreas de sua ótica.
Observação da prática atual
O que é cada vez mais comum, felizmente, é o consumidor não escolher pelo menor preço, mas sim pela qualidade de um bom atendimento, pela marca, pela confiança, pela fidelidade, ou seja, o menor preço normalmente Não é fator predominante para se obter melhores Resultados. Pode até vender mais, mas…
Característica de quem pratica Preço
Resultado final ruim para o negócio, por não se auto valorizar e priorizar o melhor e necessário entendimento, quanto a se fazer uma bem feita formação de preço de venda. Ela precisa incluir Valor. Se não for observado isso, entra na referida guerra de Preço.
Característica de quem pratica Valor
- Faz eficiente, eficaz e efetiva parceria com os seus Fornecedores, um ganha/ganha de fato;
- Faz gestão: estoques, custos, financeira, fiscal, contábil gerencial e outras;
- Trabalha com sistema de gestão ótico voltado para o varejo ótico, que permita a usabilidade e a mobilidade que o negócio tem exigido.
- Produtos com origem, com cumprimento de toda a legislação fiscal.
Conclusão:
A felicidade e o sucesso da ótica, deve estar baseado em criação de Diferenciais junto aos seus clientes e parceiros, incluindo a sua Organização Contábil.
Trabalhe suas ações operacionais e táticas, baseadas em criar esses diferencias no atendimento, saindo do “piloto automático”, deixando claro que o Valor faz parte do seu negócio e que a precificação final de venda dos seus produtos e serviços, considera também o Valor do seu trabalho e não somente o Preço do seu produto.